Você sabe a importância do teste do olhinho?

post_thumbnail-86023fa52820b6ab7ad22fe19b8c433e-600x600

Alguns cuidados, como o teste do olhinho, devem constar da atenção dada ao recém-nascido ainda na maternidade. Assim como o teste do pezinho, trata-se de um importante exame preventivo, capaz de antecipar uma série de distúrbios da visão que pode acometer o bebê. Inúmeras doenças poderiam ter sido evitadas com a simples realização do teste.

Afinal, o que é o teste do olhinho e qual a sua real importância?  Continue a leitura e descubra por que todo bebê deve realizar esse exame.

O que é o teste do olhinho?

Talvez, está entre os exames mais simples de serem feitos, porém, com uma grande importância para todos os bebês: o teste do olhinho. Também conhecido pelo nome de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), é um exame capaz de detectar a presença de algumas doenças visuais de grande importância no recém-nascido.

Além de detectar, por exemplo, a catarata congênita, o teste pode triar antecipadamente diversos males da visão para diagnóstico posterior. Assim, retinopatia da prematuridade, retinoblastoma e hemorragia vítrea, entre muitas outras importantes doenças visuais, podem ser encaminhadas a tempo para avaliação.

Quando deve ser feito?

A recomendação é que o médico pediatra realize o teste no bebê logo ao nascer. Se não tiver sido realizado por qualquer razão, deverá ser feito logo que o recém-nascido passar por sua primeira consulta de acompanhamento. Além disso, o exame deverá ser repetido mais 4 vezes: aos 4, 6 e 12 meses, assim como uma consulta realizada aos 2 anos. Esse é o calendário preconizado como forma preventiva e capaz de evitar grandes dissabores para a criança e para a família.

Como é realizado?

O teste do olhinho é um exame não invasivo (“não corta e não fura”), realizado por meio de um oftalmoscópio portátil (uma espécie de “lanterninha”). Uma luz é emitida diretamente nos olhos do bebê, enquanto o médico observa por uma lente, e o reflexo dessa luz é interpretado pelo profissional.

Quando as estruturas do olho estão normais, a luz que incide sobre o eixo ocular se reflete em tons avermelhados (essa é a razão dos olhos vermelhos nas fotografias). Na presença de alguma anomalia, a luz pode não chegar até a retina de forma regular e, nesse caso, o reflexo se apresenta diferenciado.

Nessas situações, levanta-se a suspeita da possível causa. Dessa forma, a criança é encaminhada para um médico oftalmologista especializado, para realizar um exame mais aprofundado.

Qual é a sua importância?

O teste do olhinho é de grande importância para o recém-nascido em razão da quantidade de possíveis males da visão que ele pode tratar antecipadamente. Sabe-se que grande parte das crianças que perderam a capacidade visual poderia ter evitado essa condição com a realização do TRV e encaminhamento em tempo hábil para correção.

Assim, o teste do olhinho realizado pelo pediatra e os exames posteriores conduzidos pelo médico especialista são indispensáveis para todo recém-nascido. Nesse cuidado especializado você pode contar com toda a experiência da RetinaPro.

Agora, entre em contato conosco e descubra tudo o que pode ser feito para a saúde visual da sua família.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content