Já ouviu falar em OCT ou Tomografia de Coerência Óptica? Descubra para que serve e como é feita

106419-exame-de-tomografia-de-coerencia-optica-para-que-serve-e-como-e-feito

A tomografia de coerência óptica (também chamada OCT) é um dos mais modernos exames que temos na oftalmologia. Ele ajuda a detectar condições oculares de forma precoce, como por exemplo degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma.

Para manter uma boa saúde ocular, alguns fatores são essenciais: cuidados com os olhos, acompanregular com o oftalmologista e realização de exames preventivos.

Atualmente, a tecnologia permite a existência de exames mais modernos e atuais que são menos invasivos e geram imagens altamente precisas, facilitando o diagnóstico das doenças da retina. Acompanhe este post para saber mais sobre a tomografia de coerência óptica e como ela é feita.

O que é o exame de tomografia de coerência óptica?

O aparecimento do OCT revolucionou o diagnóstico de algumas doenças da retina.  É um exame de imagem utilizado como método diagnóstico complementar em algumas doenças oftalmológicas. Ele produz imagens de corte seccional das estruturas oculares, com alta resolução e em três dimensões (3D).

Durante o exame, é possível a observação das diferentes camadas de tecidos oculares. Podem ser visualizadas e estudadas a retina, o vítreo, o nervo óptico e a coróide (camada vascular abaixo da retina).

OCT de mácula

Imagem de um exame de Tomografia de Coerência Óptica de um paciente normal, sem doenças. Entre as setas amarelas está a retina. A seta vermelha corresponde à depressão da fóvea.

 

O exame, feito através da pupila, é rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente. Outras vantagens da OCT são:

  • alta velocidade de escaneamento da área estudada;
  • possibilidade de captura de imagens, mesmo com a pupila pouco dilatada;
  • dispensa do uso de contraste.

Como é realizada?

O exame OCT pode ser feito em qualquer clínica oftalmológica que tenha o equipamento para realizá-lo. Os passos do exame são:

  1. retirar a lente de contato (caso utilize);
  2.  em alguns casos, pode ser feita dilatação da pupila com o uso de colírios;
  3. o paciente é posicionado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele (como na imagem de abertura deste post);
  4. não há contato direto com o olho do paciente;
  5. o aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.

O tempo para a realização de todo o exame nos dois olhos é de, aproximadamente, 15 minutos.

O paciente deve ficar o mais tranquilo e imóvel possível durante sua realização, para que a obtenção de imagens seja excelente.

O exame de OCT não apresenta praticamente nenhum risco. Não há emissão de radiação. O único efeito colateral é que o paciente ficará com a visão turva por algum tempo, devido à dilatação da pupila.

Quando o OCT é indicado?

Devido à possibilidade de avaliação detalhada, ele é utilizado, principalmente, para o diagnóstico e acompanhamento de doenças ou condições que causam alterações na retina, no vítreo, na coróide e no nervo óptico.

Pode ser feito na detecção e análise de progressão das seguintes condições:

O exame não pode ser feito quando há opacidade significativa do meio, como no caso de catarata avançada, que impede a visualização e captação das imagens. Ele pode ser complementado com outros exames oftalmológicos, como a ultra-sonografia ocular.

A qualidade das imagens obtidas no exame de tomografia de coerência óptica (OCT) é de grande relevância para o diagnóstico e acompanhamento de algumas das principais doenças oculares.

Nos aparelhos mais modernos, é possível obter imagens que se assemelham à resolução dos microscópios, ou seja, consegue-se fazer microscopia tecidual in vivo.

Para entender melhor o que aparece no exame de OCT, é importante conhecer bem as partes do olho, sobretudo a anatomia da retina.

Por sua vez, os exames complementares nos diagnósticos de doenças da retina não param de evoluir. Assim, o avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento da angiografia por OCT, um exame com maior alcance, visão tridimensional e qualidade superior das imagens obtidas.

O que é a angiografia por OCT?

De modo geral, a angiografia é um exame para visualização e diagnóstico das condições dos vasos sanguíneos. Aplicada à oftalmologia, a angiografia ocular se apresenta como exame essencial para os diagnósticos de doenças que atingem a circulação da retina, coróide e o nervo óptico.

A angiografia por OCT constitui uma evolução tecnológica do exame OCT comum. Isso porque, ao aparelho de tomografia de coerência óptica, foi incorporado um novo software que possibilita a avaliação do fluxo da corrente sanguínea no interior dos vasos da retina, além da avaliação estrutural rotineira.

Dessa forma, com a utilização da angiografia por OCT é possível avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos, assim como detalhes anatômicos tridimensionais. Ou seja, se a OCT já se apresentava como um grande recurso não invasivo, a nova tecnologia facilitou ainda mais os diagnósticos e acompanhamentos das condições oculares, sobretudo as doenças que afetam os vasos, como a diabetes, hipertensão e degeneração da mácula.

Do mesmo modo que o exame tradicional, também é realizado com equipamento específico, no próprio consultório. Todo o procedimento leva apenas alguns minutos.

O que a diferencia do OCT mais comum?

Por meio de incorporação de tecnologia, a angiografia por OCT aprimora os exames permitindo maior precisão e amplitude de avaliação das condições vasculares da retina, da coróide e do nervo ocular.

Com ela, é possível a captura de imagens tridimensionais e de alta resolução, em razão da maior varredura alcançada pelo software utilizado pela técnica.

Outra diferença para a OCT comum é que a angiografia por OCT não necessita do uso de contraste, podendo até dispensar a dilatação prévia da pupila.

Assim, além da maior segurança, é possível alcançar um maior número de vasos da retina e da coróide.

A angiografia por OCT, em função de ser capaz de captar a movimentação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e visualizar camadas mais profundas da retina permite diagnosticar doenças que antes não eram detectadas.

Quais as suas principais aplicações?

As doenças vasculares da retina e da coróide encontram na angiografia por OCT um exame muito eficaz, capaz de fornecer as informações necessárias ao diagnóstico preciso. Por sua vez, é especialmente aplicável na avaliação em alguns casos, citados a seguir.

Análise da retina em pacientes hipertensos

A permanente condição de hipertensão arterial (pressão alta) pode resultar em danos vasculares em qualquer parte do corpo. No caso dos olhos, um alvo bastante suscetível é a retina. Nesse caso, o distúrbio é conhecido por retinopatia hipertensiva. A condição pode ser avaliada por meio da angiografia por OCT.

Análise da retina em pacientes diabéticos

A diabetes provoca índices de glicose elevados no sangue. Essas concentrações podem produzir alterações na estrutura dos vasos e conduzir ao seu rompimento, com extravasamento de sangue e fluidos na retina, alterando a visão. É a conhecida retinopatia diabética. Uma visão detalhada para o diagnóstico adequado é realizada com o uso da angiografia por OCT.

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença progressiva, ligada ao processo de envelhecimento. Afeta a área central da retina, chamada mácula e constitui atualmente a principal causa de cegueira em pacientes com mais de 60 anos. A angiografia por OCT permite realizar o diagnóstico e conduzir o tratamento.

Assim, você pode perceber como o exame de tomografia de coerência óptica traz inúmeras vantagens e novas possibilidades, em especial na sua nova versão: a angiografia por OCT.

Se você gostou deste post, preparamos um e-book que você vai adorar, sobre os principais exames complementares em oftalmologia. Não deixe de baixar!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content