Variação da Glicemia: Entenda!

o-que-os-olhos-veem-o-diabetes-nao-sente

Você sabe o que é variação glicêmica ou variação da glicemia? E como isso afeta na sua hemoglobina glicosilada (glicada?)

Variação glicêmica é a diferença de valores da sua glicemia durante do seu dia. Sabemos que uma glicemia estável é melhor do que aquela glicemia que sobe e desce o dia todo não é mesmo? Mas não sabemos o porquê disso.

Vou te explicar:

Quando as nossas taxas de açúcar no sangue estão estáveis, o nosso corpo entende que estamos saudáveis. Com mudanças bruscas de glicemia, temos mudanças bruscas fisiológicas e dessa forma nosso corpo entra em estresse interno tentando controlar essas mudanças (sem sucesso, pois nosso pâncreas tá pifado). Esse estresse interno causado pelo descontrole do diabetes não somente aumenta a glicada, como aumenta o risco de doenças cardiovasculares e muitas outras doenças ligadas ao descontrole do diabetes.

Uma glicemia estável e bem controlada tem muito menos risco de complicações do diabetes do que um descompensado que uma hora ta 400 e outra hora ta 40. Tanto agora quanto no futuro. Sei que se por um acaso eu ficar doente ou sofrer algum acidente, não terei medo de ter alguma complicação grave por causa do diabetes, pois com o controle glicêmico, meu corpo está forte para enfrentar problemas que possam aparecer. Quando nossa glicose está ruim, nosso corpo fica fraco, tudo é afetado: visão, imunidade, coração, apetite, libido, sensibilidade… E se uma pessoa descompensada sofre algum acidente ou fica doente, é provável que tenha complicações por conta desse descontrole glicêmico. No descontrole, não é apenas a glicemia que fica afetada. Lembre-se disso!

Quando uma pessoa descompensada chega pra mim e fala que se sente cansada, com mal estar etc eu respondo logo: Claro! Seu corpo tá cheio de açúcar, trabalhando duro pra tentar controlar isso em vão e lutando pra sobreviver… é claro que você vai se sentir esgotada e sem vida! É claro que você não vai se sentir normal!

O máximo de variação aceitável em adultos é de 50mg/dL, ou seja: metas de glicemia de 80mg/dL a 130mg/dL, 90mg/dL a 140mg/dL por exemplo. E é o medico que vai estipular o que é seguro para você! Se a sua glicemia dá hipo e hiper no mesmo dia, a sua variação não tá muito boa e você precisa arrumar um jeito de estabilizar isso. Como?

Algumas dicas para evitar a variação glicêmica:

1) Tenha uma rotina. Tente se alimentar, praticar exercícios físicos e aplicar insulina nos mesmos horários. Seu corpo internamente tem toda uma rotina. Quando você come a qualquer hora e toma insulina nos horários doidos, deixa ele doido também, tadinho!

2) Meça a glicemia antes e depois das principais refeições e antes e depois de praticar atividades físicas para evitar hiper e hipoglicemias.

3) Estabeleça junto com o seu médico, o peso ideal, atividade física, níveis de glicemia e glicada de ideais para o seu tratamento.

4) Fazer contagem de carboidratos ajuda e MUITO no controle da glicemia! Fiz um vídeo falando sobre isso aqui!

5) Ande sempre com anti-hipoglicêmicos para emergência: 15g de mel, 15g açúcar, 150 ml de refrigerante normal ou suco de laranja

6) Siga a dieta e evite alimentos muito gordurosos. Prefira sempre os alimentos integrais e com bastante fibra.

Bom, espero que tenha ajudado! Já sabem: qualquer dúvida, podem me mandar mensagem 😀

Beijos carinhosos <3

 

Post Produzido por Bia Scher do Blog BiaBética.

 

Bia Scher

Sou a Bia, tenho 23 anos e sou diabética tipo 1 há 17 anos. Sou formada em Relações Públicas e sou uma das embaixadoras do LyfeBulb.

Tenho uma visão positiva e acredito na humanidade. Sempre que posso, tento ajudar quem precisa com palavras amigas, tirando dúvidas ou postando algo relevante para a sociedade com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Criei este blog com o objetivo de levar informação de qualidade sobre diabetes para as pessoas e para provar que dá pra viver bem e feliz com diabetes.

www.lojabiabetica.com
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content