Você sabia que a tração vitreomacular pode causar manchas na visão?

voce-sabia-que-a-tracao-vitreomacular-pode-causar-manchas-na-visao-capa

Diversos problemas oculares podem comprometer nossa acuidade visual e causar manchas na visão. Eles são desencadeados pelo avanço da idade, pelo descuido com a visão, por doenças preexistentes, por traumas oculares, entre outras condições, como é o caso da tração vitreomacular.

Essa doença ocular requer atenção, uma vez que interfere diretamente na capacidade visual do paciente. Ela é caracterizada pelo descolamento incompleto do vítreo com a retina, o que afeta a região central desta última estrutura. Esse processo pode ocorrer naturalmente, assim como por outras enfermidades ou ainda por traumas oculares.

Por esse motivo, é importante saber exatamente o que é tração vitreomacular, quais são os seus sintomas e como tratá-la. Continue a leitura e confira.

Manchas na visão além da tração vitreomacular

A perda da visão em decorrência de alterações oculares não acontece de um dia para o outro. Ela é um processo lento, que evolui conforme a doença avança e não é tratada. Um dos sintomas iniciais de que algo está errado são as manchas na visão.

Diversas doenças oculares podem manifestar esse sintoma, indicando que parte da estrutura do olho está comprometida. Entre esses podemos citar:

Em outros casos, pode ocorrer a perda súbita da visão, sem haver o aparecimento de manchas escuras. Saiba mais sobre essa condição e quais são os seus motivos no vídeo abaixo.

Apesar de haver diversos motivos que levam a perda de visão, o foco do artigo é a tração vitreomacular, que vamos falar a seguir.

Afinal, o que é a tração vitreomacular?

A tração vitreomacular é uma síndrome que afeta a mácula, estrutura localizada no centro da retina. Se você ainda não sabe o que é essa estrutura e onde ela fica localizada, dê play no nosso vídeo e confira.

A tração vitreomacular é caracterizada pelo descolamento incompleto do vítreo em relação à retina, resultando em alterações que comprometem a visão, como o acúmulo de líquidos nessa região. Pode ser causada por diversos motivos, como:

  • avanço da idade, que provoca naturalmente o descolamento do vítreo;

  • processos inflamatórios e

  • traumas oculares.

Quais sintomas ela provoca?

A tração vitreomacular afeta a região central do olho, então o indivíduo começa a perceber manchas em sua visão e uma redução significativa em sua acuidade visual central. Também queixa de metamorfopsia (deformação das imagens e dos objetos), fazendo com que superfícies planas pareçam distorcidas, dificultando a leitura.

A pessoa ainda pode sentir dificuldade para visualizar os objetos por completo ou sua visão se tornar dupla. No entanto, não acontecem manifestações dolorosas, apenas dificuldade para enxergar.

Por causar manchas na visão e comprometê-la, essa doença interfere nas atividades rotineiras da pessoa. Por isso, é importante obter o diagnóstico preciso e realizar o tratamento para conseguir reverter o problema.

Quais os métodos de diagnóstico para a tração vitreomacular?

Além do relato do paciente sobre as manchas na visão, o oftalmologista diagnostica a tração vitreomacular por meio de exames da retina, que podem ser realizados no próprio consultório. O principal deles é a tomografia de coerência óptica (OCT), mas também podem ser solicitados:

Saiba mais sobre o principal exame utilizado para fazer o diagnóstico no vídeo abaixo.

Há tratamento?

Depois de confirmado o caso, a tração vitreomacular pode ser tratada com injeção de gás intraocular, nos casos mais leves. Porém, o tratamento mais eficaz para a síndrome é a cirurgia de vitrectomia posterior.

Nesse método, o excesso de tecido e de líquidos é removido da cavidade do globo ocular, para que seja restabelecida a anatomia natural da região. De toda forma, o tratamento ideal é indicado pelo especialista conforme a necessidade e a gravidade de cada caso.

Por ser um processo natural de envelhecimento do corpo humano, é preciso ter atenção aos sintomas de manchas na visão e outros que indicam o desenvolvimento da síndrome. As visitas regulares ao oftalmologista são muito válidas para acompanhar a saúde ocular e diagnosticar possíveis complicações ainda no começo, favorecendo o tratamento e a recuperação.

Há quem conviva com manchas na visão acreditando que é algo natural, mas não é! Elas são sinais de doenças oculares, como é o caso da tração vitreomacular, que exigem tratamento.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa síndrome, conte conosco. Ente em contato para tirar suas dúvidas ou agende uma consulta com um de nossos especialistas em Belém (PA).

Caso você tenha curtido esse artigo, aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram para ver mais conteúdos informativos.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content