Existe uma doença que provoca um buraco na mácula?

“Como assim, um buraco de mácula?”. Essa é a reação de estranhamento que a maioria dos pacientes manifesta ao ouvir o diagnóstico de que possuem essa doença ocular. Porém, não se trata de um problema raro.

A mácula é uma das estruturas mais nobres do olho humano. Ela fica localizada na região central da retina e está diretamente ligada à visão de cores, sendo o ponto em que enxergamos com maior nitidez.

Assim como outras partes do globo ocular, a mácula também está sujeita a algumas doenças, que podem levar a quadros de perda de visão significativos. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar um pouco mais sobre o buraco de mácula. Acompanhe!

O que é o buraco de mácula?

O buraco de mácula, ou buraco macular, nada mais é do que uma pequena falha que se forma nessa região da retina. Apesar de não afetar a visão periférica, à medida que a lesão aumenta, a parte central fica desfocada, ondulada ou distorcida.

Com o tempo, uma mancha escura também pode surgir nessa região, sendo que pode ser uni ou bilateral. É mais comum que ocorra em apenas 1 dos olhos.

Quais são as causas do buraco de mácula?

Muitos fatores podem levar ao aparecimento do buraco de mácula. No entanto, alguns são mais comuns. A idade, por exemplo, é a causa principal do problema e ainda um fator que não podemos excluir.

A porção central do olho humano é preenchida por uma estrutura chamada humor vítreo, que normalmente apresenta uma certa adesão em algumas partes da retina, uma delas é na mácula. Com o envelhecimento, o vítreo desprende-se da retina, causando uma tração na região central. Geralmente, esse descolamento do vítreo ocorre sem problemas, mas em uma pequena porcentagem de pacientes pode evoluir para a formação do buraco macular.

Em geral, o problema relacionado com a idade é mais comum em mulheres com mais de 64 anos. A doença também pode ocorrer após a formação de edema (inchaço) secundário a outras doenças oculares, como:

  • retinopatia diabética;

  • edema macular após inflamação e

  • traumas que venham a afetar a retina.

O buraco de mácula também está relacionado com altos graus de miopia, causando uma degeneração no olho humano. Além disso, outra causa é a retinopatia solar, que ocorre em pacientes que passam longos períodos olhando diretamente para o sol.

Quais são os sintomas dessa doença?

Nos primeiros estágios, os sintomas podem não ser totalmente claros. Isso porque o buraco de mácula não se forma de uma hora para outra. Ele é um problema gradativo, que tende a piorar bastante com o tempo, então, no começo, pode ser praticamente assintomático.

Quando essa condição não é diagnosticada e tratada precocemente, o comprometimento se torna significativo e a pessoa começa a perceber alterações, que são similares ao da degeneração macular. A visão central torna-se distorcida e turva (como ao olhar para um vidro ondulado ou névoa).

Conforme progride, uma mancha se desenvolve na visão central e isso começa a interferir em atividades rotineiras. Ler, costurar, ver televisão e dirigir são algumas práticas que começam a ficar mais difíceis.

Também fica mais complicado ter nitidez para enxergar objetos ou pessoas a longas distâncias. Apesar disso, a visão periférica continua normal, porque, como dito, o problema afeta apenas a área central da retina.

Como essa doença evolui e leva à perda da visão, é muito importante procurar por um oftalmologista ao notar qualquer alteração na visãp. O ideal, na verdade, é que as consultas com esse profissional façam parte do seu check-up anual.

Degeneração macular x Buraco de mácula: como diferenciar?

Muitas pessoas, ao presenciarem os primeiros sintomas do buraco de mácula, pesquisam na internet e acham que estão com degeneração macular. Apesar de as manifestações desses dois problemas realmente serem similares, eles contam com muitas diferenças.

A degeneração macular ocorre quando as células sensíveis à luz, que ficam no olho humano e fazem a conversão dos raios luminosos em impulsos elétricos, começam a se degenerar.

Assim, como no caso do buraco macular, os sintomas não são percebidos nas fases iniciais da doença, apenas com o seu avanço.

Como é feito o diagnóstico do buraco de mácula?

Ao ter os primeiros sintomas, é preciso consultar um especialista para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento, seja para degeneração macular ou para buraco de mácula.

O profissional que pode diagnosticar essa doença é o oftalmologista. O primeiro passo realizado é a dilatação da pupila, para ser feito o exame de fundo de olho ou mapeamento de retina.

[https://retinapro.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Captura-de-Tela-2018-07-13-a%CC%80s-06.50.44-900×598.png?v=1616160336]

Fotografia de fundo de olho (retinografia) onde observamos uma lesão arredondada central, característica do buraco macular.


Atualmente, a tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame que permite a visualização das camadas da retina em tempo real, fornecendo imagens muito detalhadas e sendo o melhor método para diagnóstico do problema. Por meio dela, o especialista consegue estudar o buraco de mácula, sua extensão e sugerir a melhor opção de tratamento.

As medidas feitas com o OCT permitem ao médico determinar quais as chances de fechamento do buraco após a realização da cirurgia.

[https://retinapro.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Captura-de-Tela-2018-07-13-a%CC%80s-06.50.55-900×423.png?v=1616160355]

Tomografia da retina (OCT) passando na região macular, onde se pode observar a interrupção de continuidade.

Como é feito o tratamento do buraco de mácula?

O tratamento do buraco de mácula varia conforme a gravidade do problema. Nos casos iniciais, por exemplo, o especialista pode somente manter a observação para acompanhar se ocorreu progressão da doença. Em algumas situações, sobretudo no início, pode haver recuperação espontânea.

Porém, como nem sempre o problema é notado no começo, ele progride e, na maioria dos casos, é necessário realizar a cirurgia de vitrectomia, para promover o fechamento do buraco. Essa é a melhor opção de tratamento para essa doença.

A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão feita na esclera, a parte branca do globo ocular. Por ali, o oftalmologista introduz equipamentos para a microcirurgia e faz a remoção do vítreo.

Sua retirada é feita com o vitreógrafo, um equipamento que aspira o vítreo. Após a remoção, é feita a extração de uma fina película que recobre a superfície interna da retina, a membrana limitante interna, um procedimento chamado peeling. Depois disso, deixa-se gás no interior do globo.

A substância injetada auxilia no processo de fechamento do buraco de mácula e na recuperação dos tecidos. O gás é absorvido pelo organismo com o tempo, variando conforme o tipo deixado. O de SF6 demora cerca de 2 semanas para ser absorvido, enquanto o de C3F8 até 4 semanas.

Nos últimos anos, houve avanços no método, que possibilitaram que a intervenção se tornasse ainda menos agressiva. Com isso, foram reduzidos os riscos de complicações ou de lesões nas estruturas oculares e tecidos.

A cirurgia é feita com leve sedação do paciente e anestesia local. Somente em casos muito específicos, é preciso adotar a anestesia geral, como para tratar as crianças. De toda forma, a alta é dada ao paciente no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Quais são os riscos da vitrectomia?

Como qualquer cirurgia, a vitrectomia tem os seus riscos, por ser um tratamento invasivo. Eles incluem:

  • infecção ocular;

  • sangramento intraocular;

  • descolamento de retina (em que a retina se afasta da parte de trás do olho humano);

  • glaucoma (quando a pressão aumenta no olho) e

  • catarata (quando o cristalino se torna turvo).

É importante ressaltar que, para evitar essas complicações, é fundamental contar com um bom especialista para realizar a cirurgia e corrigir o buraco de mácula, além de seguir as suas recomendações durante o pós-operatório. Os cuidados assegurarão que haja uma boa recuperação.

Num período de cerca de 15 dias, é preciso manter repouso, aplicar os colírios e seguir com a rotina indicada pelo especialista. Isso inclui evitar situações que possam comprometer o tratamento, como coçar os olhos, dormir em posição errada ou promover aumento da pressão intraocular.

O tempo para restabelecimento da visão varia em cada caso. Por isso, é válido esclarecer as dúvidas com o profissional, de modo a saber o que esperar.

Tem algum sintoma? Procure um médico!

Uma das grandes dificuldades para o diagnóstico e tratamento do buraco de mácula é que muitos não percebem o surgimento do problema, já que o olho sadio compensa a dificuldade da visão.

Dessa forma, ao ter qualquer tipo de alteração na visão, é essencial agendar uma consulta com um oftalmologista para fazer uma avaliação e garantir a sua saúde. Isso evitará possíveis complicações que podem, inclusive, causar a perda da visão.

Vale ressaltar ainda que não é necessário aguardar algum incômodo na visão para procurar um médico especializado. O indicado é fazer consultas regulares para realizar exames e garantir que todas as estruturas do olho estejam funcionando como deveriam. Esse hábito é ainda mais relevante com o passar dos anos, visto que o buraco de mácula e muitos outros problemas oculares ocorrem com maior frequência em pessoas idosas.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre o olho humano, suas doenças e tratamentos, nos siga no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content