• Blog
  • Você sabia que existe uma doença que provoca um buraco na mácula?

Você sabia que existe uma doença que provoca um buraco na mácula?

voce-sabia-que-existe-uma-doenca-que-provoca-um-buraco-na-macula-aprenda-sobre-essa-condicao

“Como assim, um buraco de mácula?”. Essa é a reação de estranhamento que a maioria dos pacientes manifesta ao ouvir o diagnóstico de que tem essa doença ocular. Porém, não se trata de um problema raro.

A mácula é uma das estruturas mais nobres do olho. Ela fica localizada na região central da retina, e está diretamente ligada à visão de cores, sendo o ponto em que enxergamos com maior nitidez.

Assim como outras partes do globo ocular, a mácula também está sujeita a algumas doenças, que podem levar a quadros de perda de visão significativos. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar um pouco mais sobre o buraco de mácula. Acompanhe!

O que é o buraco de mácula?

O buraco de mácula, ou buraco macular, nada mais é do que uma pequena falha que se forma nessa região da retina. Apesar de não afetar a visão periférica, à medida que a lesão aumenta, a visão central fica desfocada, ondulada ou distorcida.

Com o tempo, uma mancha escura também pode surgir nessa região, sendo que pode ser uni ou bilateral.  É mais comum que ocorra em apenas 1 dos olhos.

Quais são as suas causas?

Muitos fatores podem levar ao aparecimento do buraco macular. No entanto, alguns são mais comuns. A idade, por exemplo, é a causa principal do problema, e ainda um fator que não podemos excluir.

A porção central do olho é preenchida por uma estrutura chamada humor vítreo, que normalemnte apresenta uma certa adesão em algumas partes da retina, uma destas é na mácula. Com o envelhecimento, o vítreo desprende-se da retina, causando uma tração na região central. Geralmente, esse descolamento do vítreo ocorre sem problemas, mas em uma pequena porcentagem de pacientes, pode evoluir com a formação do buraco macular.

A doença também pode ocorrer após a formação de edema (inchaço) secundário a outras doenças oculares, como a retinopatia diabética e o edema macular pós inflamação ou traumas que venham a afetar a retina.

Quais são os sintomas dessa doença?

Nos primeiros estágios, os sintomas podem não ser totalmente claros. Isso porque o buraco de mácula não se forma de uma hora para outra. Ele é um problema gradativo que tende a piorar bastante com o tempo, então, no começo, pode ser praticamente assintomático.

Quando essa condição não é diagnosticada e tratada precocemente, o comprometimento se torna significativo e a pessoa começa a perceber alterações A visão central torna-se distorcida e turva (como ao olhar para um vidro ondulado ou névoa).

Conforme progride, uma mancha se desenvolve na visão central e isso começa a interferir em atividades rotineiras. Ler, costurar, ver televisão e dirigir são algumas que começam a ficar mais difíceis.

Também fica mais complicado ter nitidez para enxergar objetos ou pessoas à longas distâncias. Apesar disso, a visão periférica continua normal, porque, como dito, o problema afeta apenas a área central da retina.

Como essa doença evolui e leva a perda da visão, é muito importante procurar por um oftalmologista ao notar mesmo uma pequena alteração nela. O ideal, na verdade, é que as consultas com esse profissional façam parte do seu check-up anual.

Como é feito o diagnóstico?

O profissional que pode diagnosticar o buraco de mácula é o oftalmologista, e o primeiro passo realizado é a dilatação da pupila, para que seja feito o exame de fundo de olho ou mapeamento de retina.

Fotografia de fundo de olho (retinografia) onde observamos uma lesão arredondada central característica do buraco macular.

Fotografia de fundo de olho (retinografia) onde observamos uma lesão arredondada central característica do buraco macular.

 

Atualmente, a tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame que permite a visualização das camadas da retina em tempo real, fornecendo imagens muito detalhadas, sendo o melhor método para diagnóstico do problema. Por meio dela, o especialista consegue estudar o buraco macular, sua extensão e sugerir a melhor opção de tratamento. As medidas feitas com o OCT permitem ao médico determinar quais as chances de fechamento do buraco após a realização da cirurgia.

Tomografia da retina (OCT) passando na região macular, onde pode se observar a interrupção de continuidade.

Como é feito o tratamento do buraco de mácula?

O tratamento do buraco de mácula varia conforme a gravidade do problema. Nos casos iniciais, por exemplo, o especialista pode somente manter a observação para acompanhar se ocorrerá progressão da doença. Em algumas situações, sobretudo no início, pode haver recuperação espontânea.

Porém, como nem sempre o problema é notado no começo, ele progride e, na maioria dos casos, é necessário realizar a cirurgia de vitrectomia para promover o fechamento do buraco. Essa é a melhor opção de tratamento para essa doença.

A cirurgia é realizada por meio de uma pequena incisão feita na esclera, a parte branca do globo ocular. Por ali, o oftalmologista introduz equipamentos para microcirurgia, e faz a remoção do vítreo.

Sua retirada é feita com o vitreógrafo, um equipamento que aspira o vítreo. Após a remoção do vítreo, é feita a remoção de uma fina película que recobre a superfície interna da retina, a membrana limitante interna, um procedimento chamado peeling. Depois da remoção, deixa-se gás no interior do globo.

A substância injetada auxilia no processo de fechamento do buraco e na recuperação dos tecidos. O gás é absorvido pelo organismo com o tempo, variando conforme o tipo de gás deixado. O gás de SF6 demora cerca de 2 semanas para ser absorvido, enquanto que o de C3F8 até 4 semanas.

Nos últimos anos, houveram avanços no método, que possibilitaram que a intervenção se tornasse ainda menos agressiva. Com isso, foram reduzidos os riscos de complicações ou de lesões nas estruturas oculares e tecidos.

A cirurgia é feita com leve sedação do paciente e anestesia local. Somente em casos muito específicos, é preciso adotar a anestesia geral, como para tratar as crianças. De toda forma, a alta é dada ao paciente no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Quais são os riscos da vitrectomia?

Como qualquer cirurgia, a vitrectomia tem os seus riscos, por ser um tratamento invasivo. Eles incluem:

  • infecção ocular;
  • sangramento intraocular;
  • descolamento de retina (em que a retina se afasta da parte de trás do olho);
  • glaucoma (quando a pressão aumenta dentro do olho);
  • catarata (quando o cristalino se torna turvo).

É importante ressaltar que, para evitar essas complicações, é fundamental contar com um bom especialista para realizar a cirurgia, e seguir as suas recomendações durante o pós-operatório. Os cuidados assegurarão que haja uma boa recuperação no pós-operatório.

Num período de cerca de 15 dias, é preciso manter repouso, aplicar os colírios e seguir com a rotina indicada pelo especialista. Isso inclui evitar situações que possam comprometer o tratamento, como coçar os olhos, dormir em posição errada ou promover aumento da pressão intraocular.

O tempo para restabelecimento da visão varia em cada caso. Por isso, é válido esclarecer as dúvidas com o profissional a fim de saber o que esperar.

Uma das grandes dificuldades para o diagnóstico do buraco de mácula é o fato de que muitos não percebem o surgimento do problema, já que o olho sadio compensa a dificuldade da visão do outro olho. Por isso, é fundamental consultar-se com um oftalmologista regularmente e procurá-lo ao notar o surgimento de qualquer sintoma.

Quer ficar atualizado sobre mais conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão!

5.0
01

Tags:

Dra. Thais Mendes

Dra. Thais Mendes

Médica Oftalmologista; Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica; Aluna de pós-graduação/doutorado UNIFESP-EPM; Retina Research Fellowship (University of California San Francisco 2012-2014); Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo (Instituto Suel Abujamra 2009-2012); Fellowship de Ultrassom Ocular (Santa Casa de São Paulo 2011-2012).

Comentários (48)

  • Avatar

    Wânia

    |

    fiz a cirurgia macular e catarata dia 24/06, no mesmo dia, o médico disse que o repouso não precisaria ficar posição debruçado, é assim mesmo a casos que precisa e outros mão?
    Wânia. Fortaleza-CE

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Wania, obrigado pelo contato. As orientações podem diferir de médico para médico, sim ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Marilene

    |

    Ótimo artigo. Esclareceu bastante, porém gostaria de perguntar um buraco com 430 microns pode ser fechado totalmente, parcialmente ou não existe possiblidades? Já foi feito cirurgia de catarata no olho em questão. Grata.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Marilene, obrigado pelo contato. Hoje existem diversas técnicas para correção de BURACO MACULAR, inclusive para tamanhos maiores que esse. O seu médico retinologo pode lhe explicar a melhor opção disponivel para o seu caso. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    fabricio

    |

    Excelente artigo, poderia comentar sobre pseudo buraco de mácula, isto existe?

    Reply

  • Avatar

    Wilson M. Oliveira

    |

    Parabéns à toda Equipe pela iniciativa do Blog! Realizei em 2017 uma cirurgia de Buraco Macular, com todos OCT até hoje demonstrando que o Buraco está Totalmente Fechado; fato subsequente, e conforme a literatura, fui aconselhado a fazer as duas cataratas, de forma alternada. Não achei na literatura, nada que explique que se em todos OCT O BURACO ESTÁ FECHADO, qual a razão de continuar sem o foco central no olho operado?
    Antecipadamente agradeço toda e qualquer explicação, e ou uma robusta bibliogafia sobre o tema! Sinceramente muito obrigado pelo espaço.
    Professor Universitário, 66 anos, e-mail:[email protected]

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Wilson, obrigado pelo conato. Algumas vezes mesmo após o fechamento do buraco, permanece uma alteração nas células da região da mácula que podem fazer com que a visão central não retorne plenamente ao normal. ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    EULINA MARIA FRANKLIN GOMES MONTEIRO

    |

    GOSTEI BASTANTE DESSE ARTIGO SOBRE BURACO MACULAR, BEM ESCLARECEDOR E SOBRE A CIRURGIA DE VITRECTOMIA. FIZ A CIRURGIA DE CATARATA NO OLHO DIREITO EM AGOSTO DE 2018 E LOGO APÓS PERCEBI, QUE ALGO NÃO ESTAVA TÃO BEM, FIZ UMA OCT EM SETEMBRO, QUE APRESENTOU BURACO MACULAR, JÁ FUI A TRÊS ESPECIALISTAS EM RETINA, MÁCULA, VÍTREO, ESSE ESPECIALISTA QUE ESTOU NO MOMENTO ME COMUNICOU BURACO MACULAR TOTAL, GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER A CIRURGIA HÁ CHANCE DE FECHAR ESSE BURACO E A VISÃO MELHORAR ? ESTOU MUITO INSEGURA COM ESSA SITUAÇÃO, POIS TENHO QUE TOMAR UMA DECISÃO FAZER A CIRURGIA OU NAO FAZER. MORO EM RECIFE / PE, ESTOU NO HOSPITAL HOPE PARTICULAR. AGUARDO RESPOSTA! OBRIGADA ANTECIPADAMENTE, EULINA MONTEIRO

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Dona Eulia, obrigado pelo contato. Hoje a única forma de tratamento para o BURACO MACULAR é através de cirurgia. As taxas de fechamento do buraco são bastante animadoras, mas dependem de alguns fatores como tempo de história, tamanho do buraco, doenças oculares associadas, etc…Converse bem com seu médico retinologo, pois através de exames adequados pode se estimar se há maior ou menor possibilidade de fechamento do buraco. Espero ter ajudado!

      Reply

  • Avatar

    Bruna Alves

    |

    Minha mãe fez a cirurgia e foi colocado primeiramente oleo, segundo o oftalmologista o buraco está fechado e agora terá que colocar o gás. Existe a possibilidade dela não voltar a enxergar?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Bruna, obrigado pelo contato. Em geral, se o buraco fechou espera-se que tenha uma melhora da visão. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    MARIA CELINA DE SOUZA SANTOS

    |

    Obrigada pela ajuda, sei que terei que segui em frente, moro no Rio de JANEIRO, gostaria muito ser avaliada por vocês, parabéns, vou na fé com esperança, que tudo seja resolvido.

    Reply

  • Avatar

    carlos santos

    |

    Fiz uma cirugia de buraco macular,mas o buraco não se fechou,mesmo com a retirada da membrana,o que eu devo fazer para fechar essa mácula macular?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Sr Carlos, em algumas vezes, é possivel fazer uma nova intervenção para fechamento do buraco. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Elda Perrotta Today

    |

    Gostei bastante do artigo, no exame deu edema na mácula, fui à uma retinóloga, usando colirios de cortisona, ja fazem 60 dias, tenho retorno daqui l5 dias. No artigo não menciona tratamento com colirios, meu problema é outro? Devo dizer que a visão de perto, melhorou muito, já operei as 2 de catarata, nesse ano. Parabéns pelo site e explicações.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Elda, obrigado pelo contato. Sim, edema de mácula é diferente de buraco de mácula. O tratamento do edema é feito em geral com medicamentos. Att Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Mônica Rocha

    |

    Meu irmão fez a vitrectomia há uma semana. Agora o médico disse que o gás correu para o lugar errado e precisará fazer outra intervenção.
    Perfurar a Iris para o gás sair.
    Isso é usual?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Monica, obrigado pelo contato. Não é comum, não. Mas é algo que pode ocorrer. Att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Isaías

    |

    Fiz uns exames e deu suspeita de melanoma de coroide já fiz o exames em clima particular pois não tenho convênio qual procedimento para fazer o tratamento pelo sus

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Isaias, obrigado pelo contato. Em geral, você deve buscar uma unidade de saúde próximo da sua residencia e eles irão lhe encaminhar para atendimento oftalmológico em algum serviço credenciado pelo SUS. att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Marcelo lima

    |

    eu tenho buraco macular tenho que fazer esta cirurgia a cirurgia tras a visão normal ou fica sequelas

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola marcelo, obrigado pelo contato. Há sim a possibilidade de não ocorrer recuperação total da visão, em geral isso depende do estágio da doença antes da cirurgia. De uma conversada com seu médico para melhores esclarecimentos. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Marcia

    |

    Minha irmã fez a vitrectomia 2 vezes, 1 vez foi
    injetado gás e não fechou o buraco então fez
    outra cirurgia colocando óleo, não lembro o
    nome e também não resolveu e o pior que ficou
    resíduos. Ela enxerga muito embaçado e com
    pontos pretos.
    Na época a médica disse que tirou o que pôde
    do resíduo. Mas comprometeu demais a visão dela.
    Será que tem alguma coisa ainda a ser feita?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Marcia, obrigado pelo contato. Nesse caso específico, é mais difícil opinar sem que ela seja avaliada. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Ivanete Campos Teixeira

    |

    Gostei mto das informações. Aprendi mto tb. Parabéns .

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Ivanete, obrigado pelo contato e pelas palavras…att Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Kátia Felipe

    |

    Boa noite, gostei muito das informações, fui diagnosticada com buraco macular, inclusive o médico me disse que erá um “buracão”, fiquei assustada, pois já tive rasgadura de retina nesse mesmo olho, disseram que tenho que fazer um procedimento à laser, não falaram nada de vitrectomia, Estou com medo, meu procedimento é dia 29/06/18,

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Katia, obrigado pelo contato. Talvez você tenha um buraco na periferia da retina, o qual é tratado com laser. O buraco macular apenas que e tratado com vitrectomia. att RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    IARA BUENO dias

    |

    Como é a recuperação da CIRURGIA de buraco macular MUITO medo

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Iara, obrigado pelo contato. A cirurgia de buraco macular precisa de um pós operatório bem rigoroso. Em geral, é colocado um gás dentro do olho (que some em algumas emanas) e o paciente precisa ficar deitados de bruços nos primeiros dias após a cirurgia. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    MARIA CELINA DE SOUZA SANTOS

    |

    Bom diia!Fiz exame e constatou buraco macular
    . Sendo que o medico falou que tem quye fazer catarata e no mesmo momento por oi gás. Estou morrendo de medo, que fique cega, ainda vejo , sendo desfigurado. Como é quefaço, por favor meajude.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola, obrigado pelo contato. O buraco macular é uma doença da retina que na maioria dos casos precisa ser feito cirurgia. Em alguns casos pode ser feita junto coma cirurgia de catarata. Att Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

      • Avatar

        MARIA CELINA DE SOUZA SANTOS

        |

        Obrigada, queria ter certeza que será feito os dois procedimentos, O jeito é ir em frente com a ajuda do Criador, como moro no Rio de Janeiro, não terei condição de ir até ai.
        Obrigada pela consulta. Boa tarde.

        Reply

        • Avatar

          RetinaPro

          |

          Ola Celina, obrigado pelo contato mais um vez. Com certeza, no final tudo dá certo. Boa sorte e conte com a gente. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

          Reply

  • Avatar

    Jose Carlos Brey

    |

    Fiz cirugia para fechar buraco de macula hoje faz 30 dias estou em recuperação.

    Reply

    • Avatar

      LUCIO DE JESUS POUSA

      |

      boa noite ,acabei de fazer uns exames estou com este problema,tem como me informar se esta cirurgia e muito complicada de fazer .

      Reply

  • Avatar

    Albiane

    |

    Eu tenho buraco macular nos 2s olhos, 1 ja tem 9 anos e perdi a visão; o outro a 2 e paralisou, Mas agora estou perdendo a visão já até parei de trabalhar, o que causa essa perda posso perder total??

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      oi Albiane, obrigado pelo contato..Em geral, o buraco de mácula é uma doença que necessita de intervenção cirurgica. Converse com seu retinologo a respeito. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    CELIA MACHADO

    |

    Gostei muito do artigo, descobri num exame de rotina para troca de óculos o problema no meu olho direito, tenho 62 anos de idade. Existe alguma doença que provoca buraco na mácula? Ou ocorre sempre com o envelhecimento.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola maria, existe sim, é chamada de buraco macular, e pode ocorrer com o passar da idade em algumas pessoas. Seu tratamento na maioria dos casos é cirúrgico. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Elizena Maracini

    |

    Gostei muito da matéria me esclareceu sobre a doença da mácula que tenho no olho direito.
    Não tinha informação so que fiz 3 aplicações e não sabia como funcionava ou qual o material usado no procedimento.
    Agradeço pelo esclarecimento
    Parabéns pela matéria tão útil e esclarecedora a nós que somos leigos.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi elizema obrigado ..att Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    mauro p vianna

    |

    Ólá fui submetido a uma vitrectomia por problema macular

    fazem dois meses da cirurgia e minha visão, apesar de estar retornando, está voltando em forma bem ondulada – isto é normal?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Mauro

      obrigado pelo contato, as vezes a visão pode ficar com uma certa alteração de forma, mesmo. O ideal é conversar com seu médico e refazer o OCT para avaliar o status da mácula após a cirurgia. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Angela Silva

    |

    Simplemente AMEI o artigo e o site de vocês! Estão de parabéns pessoal continuem assim! 😀

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Angela, muitíssimo obrigado pelo comentário, são palavras como essa que nos estimulam a continuar produzindo conteúdo..obg mais uma vez. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

Deixe um comentário