Ecografia Ocular

Ecografia Ocular

O que é?

Também chamado de ultrassonografia ocular, esse exame permite a visualização das estruturas do olho em tempo real, possibilitando o diagnóstico de diversas doenças de forma totalmente indolor para o paciente.

A ecografia ocular utiliza um equipamento que emite ondas ultrassônicas que entram no globo ocular e produzem um eco quando encontram algum obstáculo, como as estruturas oculares. Esse eco é captado pelo equipamento e transformado em uma imagem em duas dimensões que é vista em tempo real em uma tela próxima ao médico.

Para que serve?

A ecografia ocular é indicada em diversos casos, ela serve para auxiliar o oftalmologista a diagnosticar doenças que afetam os olhos. Por meio dela, o especialista faz uma avaliação criteriosa de todas as estruturas oculares, inclusive as localizadas na parte posterior que são mais difíceis de analisar.

Além da sua função diagnosticadora, esse exame também pode ser utilizado para acompanhar um tratamento, como ocorre após a realização da cirurgia de catarata.

Vale ressaltar que a ecografia ocular pode ser realizada em todas as faixas etárias, sem haver contraindicações, uma vez que a sua realização não traz nenhuma consequência para a saúde.

A ecografia ocular diagnostica quais doenças?

A ecografia ocular é muito recomendada para pacientes que apresentam opacidade nos meios oculares, causada pela catarata ou pela opacidade de córnea, por exemplo, o que impede a realização de outros exames para avaliar a saúde ocular.

Além dessa aplicação, o exame pode auxiliar no diagnóstico de:

  • inflamações;
  • descolamento de retina;
  • tumores;
  • degeneração dos tecidos;
  • sangramentos internos e
  • inchaço nos músculos.

Como o exame é feito?

A ecografia ocular é muito simples e rápida de ser feita. Para que você possa entender melhor a sua realização, podemos comparar com um ultrassom durante o pré-natal, o que muda é apenas o local do procedimento.

Após o paciente chegar no consultório, ele se deita confortavelmente em uma maca e o oftalmologista aplica um colírio para deixar o olho úmido. Além disso, passa-se um gel na pálpebra, a pele que fica abaixo da sobrancelha quando se está com os olhos fechados.

O especialista, então, coloca o equipamento em contato com o local e faz movimentos leves para visualizar todas as estruturas. Também é solicitado ao paciente que mexa os seus olhos para cima e para os lados para dar uma visão mais ampla.

De forma geral, a ecografia ocular não leva mais de 30 minutos e o paciente pode ir para casa normalmente após o exame.

Quando fazer uma ecografia ocular?

Apenas um oftalmologista poderá avaliar o seu caso e ver se é necessário ou não realizar esse exame. Mas, normalmente, recomenda-se quando o paciente tem certos sintomas, como:

  • problemas para enxergar de perto ou de longe;
  • vista dupla;
  • coceira excessiva nos olhos;
  • inchaço na área;
  • visão turva e
  • vermelhidão que não passa.

Também recomendamos a realização da ecografia ocular para pacientes que tem predisposição genética a desenvolver problemas no olho, como a catarata congênita.

Como se preparar para uma ecografia ocular?

É normal ficar ansioso antes de realizar um exame, principalmente quando não se sabe como se preparar para ele. No caso da ecografia ocular não é preciso ficar preocupado, uma vez que não é necessário nenhum preparo prévio.

O colírio e o gel são aplicados apenas na hora do exame e o seu único papel é comparecer no horário combinado e com a requisição, documento dce identidade e exames antigos, se houver.

Principais dúvidas sobre o exame

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre a ecografia ocular.

O exame é realizado nos dois olhos?

Não necessariamente. Isso dependerá diretamente do que se está investigando e se há sintomas nos dois olhos. Há alguns casos que a ecografia ocular é feita em apenas um olho, já em outros casos analisa-se os dois.

Apenas o seu médico poderá passar mais detalhes sobre o procedimento a partir das informações sobre o seu caso.

É preciso retornar ao oftalmologista?

Sim, após a realização da ecografia ocular, deve-se agendar o retorno com o oftalmologista para verificar os resultados e entender se há alguma anormalidade que deve ser tratada.

Nunca realize o exame e interprete sozinho os resultados. Só um especialista poderá diagnosticar e entender cada imagem do procedimento.

Saiba mais

Veja nosso vídeo para conferir como a ultrassonografia do olho é feita.

Agende sua ecografia ocular em Belém

Se você mora em Belém ou região e precisa fazer uma ecografia ocular, conte com a RetinaPro.

Somos uma clínica que conta com equipamentos modernos e uma equipe altamente capacitada para realizar o seu exame com tranquilidade e segurança. Além disso, temos uma estrutura diferenciada para oferecer mais conforto para os nossos pacientes.

Os resultados do procedimento podem ser coletados pela internet e, se você desejar, pode agendar uma consulta para saber mais sobre sua saúde ocular com um de nossos especialistas. Entre em contato conosco e agende o seu exame agora mesmo.