OCT - Tomografia de Alta Definição

OCT - Tomografia de Alta Definição

O que é?

A tomografia de coerência óptica (OCT), chamada popularmente de tomografia do olho, é um exame moderno que revolucionou o diagnóstico de algumas doenças que afetam a retina.

Ela consegue criar uma imagem 3D e é utilizada como método diagnóstico complementar em algumas situações, uma vez que sua alta resolução permite uma análise integral das estruturas oculares.

Durante o exame, o retinólogo ou o oftalmologista consegue observar as diferentes camadas oculares, como:

  • retina;
  • vítreo;
  • nervo óptico e
  • coroide.

Quando é indicada?

A tomografia do olho é indicada para fazer o diagnóstico ou o acompanhamento dos pacientes com problemas na retina, vítreo, nervo óptico e coroide.

Como o exame não utiliza radiação ou apresenta outro risco para os pacientes, ele é recomendado para todos, desde que exista a capacidade de se manter imóvel para a realização do procedimento.

Apesar de não haver contraindicações relacionadas à saúde, não é possível realizá-lo quando o paciente tem opacidade significativa no meio ocular, o que ocorre nos casos de catarata avançada.

Isso porque, quando isso acontece, há dificuldade para visualizar e captar a imagem, por isso, recomenda-se a realização de outro procedimento, como a ultrassonografia ocular. 

A tomografia do olho auxilia em quais diagnósticos?

Esse exame pode ser recomendado para analisar a saúde do olho em diversos casos, mas, de forma geral, é indicado para diagnosticar e analisar a progressão de:

Vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos. Somente um oftalmologista ou um retinólogo poderão recomendar o exame mais indicado para o seu caso.

Como é feito esse exame?

tomografia do olho é relativamente simples de ser realizada. Para isso, o paciente deve ir até uma clínica oftalmológica e retirar suas lentes de contato caso use.

Dependendo da área que se deseja analisar, o oftalmologista fará a dilatação da pupila com um colírio próprio para esse fim. Após o devido tempo para a dilatação ocorrer, o paciente se senta na frente do aparelho e põe o seu rosto na área indicada.

O médico, então, ajustará o suporte do queixo para apoiar a cabeça do paciente, o que trará mais conforto e evitará que ele se mexa durante o exame.

Feito isso, o aparelho emite um feixe de luz próximo ao infravermelho, que entra no olho e capta as imagens. Esse processo não causa nenhum tipo de desconforto ou dor.

Quanto tempo leva a tomografia do olho?

A tomografia do olho é relativamente rápida, levando aproximadamente 15 minutos para analisar os dois olhos.

Durante esse tempo, o paciente deve ficar imóvel e tranquilo. Apenas dessa forma é possível obter boas imagens para, então, analisar as estruturas oculares.

Como se preparar para uma tomografia do olho?

Não há nenhuma preparação prévia para realizar esse exame, bastando aparecer com antecedência no horário agendado, portando os seus documentos, a requisição da tomografia no olho e, se houver, os exames antigos.

Caso você queira agilizar a realização do procedimento, pode ir sem lente de contato, mas não há nenhum problema retirá-las na hora.

Principais dúvidas sobre o exame

Confira as principais dúvidas sobre a tomografia do olho.

A tomografia do olho é o mesmo exame que a angiografia por OCT?

Não. Apesar das duas usarem o mesmo equipamento, a angiografia por OCT conta com um software que permite a avaliação do fluxo de corrente sanguínea na retina, o que não é feito pelo exame comum.

A angiografia por OCT é recomendada especialmente para pacientes que têm problemas que podem afetar vasos sanguíneos, como a hipertensão e a diabetes.

O paciente pode voltar para a casa normalmente após a realização do exame?

Após a realização da tomografia do olho o paciente pode retornar a sua casa normalmente.

Mas atenção: nos casos em que se dilata a pupila, a vista ficará turva por um longo período, por isso, não é recomendado dirigir ou voltar para casa andando sozinho.

Se possível, vá acompanhado de algum adulto para auxiliar no retorno à sua casa.

É preciso retornar ao oftalmologista para os resultados?

Sim. Assim como a maioria dos exames, as imagens e a análise podem ser vistas pelo paciente, mas apenas um médico conseguirá “traduzir” os resultados.

Por isso, mesmo que tudo pareça estar bem, agende um retorno com o seu oftalmologista ou retinólogo para entender como está a sua saúde ocular e, se necessário, iniciar o seu tratamento quanto antes.

Agende sua tomografia do olho em Belém!

Nós, da RetinaPro, realizamos tomografia do olho e contamos com uma equipe altamente especializada para acompanhar você nesse exame.

Aqui, você ou seu familiar têm todo o conforto que merecem, desde uma sala de espera diferenciada até equipamentos de última tecnologia para a realização do exame.

Entre em contato conosco para agendar um horário e realize esse procedimento na RetinaPro.