Infográfico: Conheça as partes do olho

Infográfico: Conheça as partes do olho

O globo ocular é uma estrutura do nosso corpo que apesar de parecer simples, não é! Por trás dessa parte que conseguimos ver, há diversas partes do olho que contam com funções próprias e permitem que nós possamos enxergar o que está na nossa frente.

Todas as estruturas trabalham juntas para que a luz possa entrar nos nossos olhos e ser transformada em sinais elétricos, que são enviados para o cérebro para serem interpretados. Tudo isso ocorre de forma rápida, para garantir que possamos reagir ao que está ao nosso redor.

Continue lendo para saber mais sobre as partes do olho e entender onde cada uma fica e sua principal função na visão.

Como enxergamos o que está na nossa frente?

Enxergar faz parte da vida da maioria das pessoas desde do seu nascimento. Por isso, é comum nem pensarmos sobre como todo esse processo ocorre. Mas a realidade é que a nossa visão é muito complexa e, ao mesmo tempo, delicada.

Tudo começa na parte da entrada da luz nos nossos olhos, por meio da pupila, a parte central do olho que consegue se expandir ou reduzir para filtrar a quantidade de luz que entra no globo ocular.

O feixe luminoso, então, cruza o olho, chegando até a parte posterior dele, onde se encontra a retina. Essa estrutura consegue transformar a luz em sinais elétricos, que são enviados por meio do nervo óptico para o cérebro.

Ao receber a informação, o cérebro interpreta os sinais e faz com que possamos visualizar o que está na nossa frente. Tudo isso ocorre tão rapidamente, que nosso corpo consegue ver uma imagem que aparece por apenas 13 milissegundos, ou seja, 0,003 segundos!

Confira uma explicação mais completa e veja como cada processo ocorre no nosso vídeo.

Veja também: Conheça os principais exames complementares em ofttalmologia

E as outras partes do olho?

Nem todas as estruturas do olho tem como principal função ver o que está na nossa frente. Assim como outros órgãos, há partes do olho que servem para proteger o órgão, como é o caso da conjuntiva e da esclera, por exemplo.

Saiba mais sobre as estruturas e veja onde elas se localizam no vídeo abaixo.

Saiba mais sobre as partes do olho no nosso infográfico

Se você ficou interessado em conhecer outras partes do olho de forma detalhada, baixe gratuitamente o nosso infográfico. Nele, você poderá visualizar onde é cada parte, qual é a sua função e dominará a anatomia ocular.

Para fazer download, basta clicar no banner abaixo, inserir os seus dados e pronto.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content