Infográfico: Moscas Volantes

Infográfico: Moscas Volantes

As moscas volantes são pequenos pontos escuros que se mexem de acordo com o movimento dos olhos. Apesar de serem comuns, elas podem ser um sintoma de alguma doença ocular e um sinal que é hora de realizar uma consulta com um oftalmologista para garantir que está tudo certo com os seus olhos.

Para trazer mais informações sobre essa condição, criamos um infográfico completo. Ele foi feito por especialistas em saúde ocular que atendem e cuidam de pacientes com esse problema.

Continue lendo para saber mais sobre as moscas volantes e saber tudo que você encontrará no nosso infográfico sobre esse tema.

O que são moscas volantes?

As moscas volantes são pequenas frações do gel do globo ocular, chamado de vítreo, que se condensa. Esse processo é totalmente normal e ocorre de forma natural a partir do envelhecimento.

Há, então, o aparecimento de manchas pretas. Elas se deslocam de acordo com os movimentos oculares, mas sem o acompanhar com exatidão, uma vez que não é possível olhar diretamente para eles. Isso nada mais é do que a sombra que esses pontos condensados fazem na retina, o que impede que a luz chegue totalmente nessa estrutura localizada na parte posterior dos olhos.

As manchas podem ser pontos, filamentos, círculos, manchas ou traços finos que formam um desenho similar a uma teia de aranha.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais!

Quando é preciso se preocupar com as moscas volantes?

Apesar de as moscas volantes serem algo natural da idade, elas também podem ser um sintoma de alguma doença ocular, como:

Dessa forma, a melhor forma de proceder ao notar o aparecimento de manchas é agendar uma consulta com um oftalmologista para garantir que está tudo certo. Por meio de exames e de uma avaliação criteriosa, o profissional analisará a sua saúde ocular.

Baixe o nosso infográfico!

Para saber mais sobre moscas volantes, baixe o nosso infográfico de forma gratuita. Ele foi criado pelos nossos especialistas e fala tudo sobre essa condição, desde as suas causas até quando há, ou não, tratamento.

Tudo isso com termos simples de serem entendidos para você tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Clique no banner abaixo e faça download de forma gratuita agora mesmo!

Infográfico: Moscas Volantes

Para aprofundar ainda mais, baixe o nosso e-book: Saiba tudo sobre moscas volantes e como os tratamentos são feitos

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content