• Blog
  • Dr Alexandre Rosa fala sobre as partes do olho humano

Dr Alexandre Rosa fala sobre as partes do olho humano

dr-alexandre-rosa-fala-sobre-as-partes-do-olho-humano

A visão é um dos sentidos mais complexos existentes, uma vez que envolve diferentes partes do olho e do cérebro. Apesar de não podermos visualizar o processo de formação de imagem, nós já sabemos exatamente como ele ocorre e todas as estruturas envolvidas.

Para falar mais sobre esse sentido que é tão importante para todos, conversamos com o Dr. Alexandre Rosa, aqui da RetinaPro. Ele é doutor em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em doenças da retina e vítreo pela mesma instituição e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Continue lendo para saber mais sobre as partes do olho e entenda tudo sobre cada estrutura e suas funções na nossa visão.

Quais são as partes do olho?

A visão é um sentido que traz muitas facilidades para o dia a dia e é essencial para o aprendizado. Sabe-se que cerca de 80% de tudo que aprendemos é assimilado por estímulos visuais. Por isso, é comum encontrar médicos que consideram esse sentido o mais importante de todos.

Antes de falar sobre as partes do olho, é importante entender mais sobre a visão. De forma muito básica e resumida, a luz entra no globo ocular e há a formação de uma imagem na parte posterior deste órgão.

Essa imagem é transformada em impulsos nervosos que vão para o cérebro e são interpretados, desse modo podemos ver o que está na nossa frente. Tudo isso ocorre de forma muito rápida, o que nos permite reagir aos estímulos que nos cercam.

Confira quais são as partes do olho e qual o seu papel na formação da imagem.

Íris

Quando nós olhamos para o olho de uma pessoa, enxergamos apenas essa partezinha escura que chamamos íris. Ela é responsável por dar a cor dos olhos. Aqui no Brasil, a grande parte das pessoas têm olhos escuros, mas eles também podem ser azuis, verdes ou de outras cores.

Córnea

Logo na frente da íris temos uma estrutura transparente, chamada córnea. Ela é formada por uma rede de colágenos entrelaçados de forma regular, fazendo com que se tenha esse formato.

A córnea permite a entrada da luz e auxilia a focar, ou seja, ver de perto ou de longe.

Pupila

A pupila fica localizada no meio da íris e é uma estrutura arredondada. Ela pode se contrair ou se dilatar, permitindo a entrada da luz e adaptando-se aos diferentes ambientes. É essa parte do olho que torna possível enxergar em locais escuros.

Cristalino

O cristalino fica localizado atrás da pupila e é responsável por realizar o foco. Para isso, ele muda o seu formato, o que permite que a pessoa consiga realçar os objetos.

Com o passar dos anos, essa estrutura vai perdendo a sua capacidade de mudar o formato e, consequentemente, há a dificuldade para realizar essa função. Esse distúrbio é chamado presbiopia ou, popularmente, vista cansada. Faz as pessoas precisarem afastar os objetos para enxergar corretamente.

Além desse problema, também há outra patologia que pode afetar o cristalino: a catarata. Isso ocorre quando essa estrutura vai se opacificando, o que é mais comum de ocorrer após os 60 anos.

Humor vítreo

No meio do olho existe um espaço bem grande ocupado por um gel, como se fosse uma gelatina, chamada humor vítreo. Essa parte do olho é bem densa e, com o passar dos anos, vai ficando mais líquida e perdendo suas características. Quando isso ocorre, provoca uma doença conhecida como descolamento do vítreo posterior. Essa patologia é responsável pela formação das moscas volantes, aquelas manchinhas que aparecem no campo de visão.

Retina

Atrás do humor vítreo há a retina, uma estrutura alaranjada que forra o olho por dentro. Essa é a parte do olho mais importante, dado que a imagem forma-se nela.

No centro da retina, há a mácula, que traz mais nitidez para a visão. Ela permite:

  • ver o rosto das pessoas;

  • reconhecer cores e

  • fazer leituras.

Nervo óptico

O nervo óptico é a parte que pega as informações luminosas que já foram transformadas em sinais elétricos pela retina e as leva até o cérebro, permitindo que as imagens sejam processadas e interpretadas.

Coroide

A coroide é uma camada rosada, responsável por dar nutrição para a retina. Por isso, fica localizada atrás dessa parte do olho.

Se você quer visualizar cada uma dessas estruturas e entender onde elas estão localizadas no globo ocular, dê play no vídeo abaixo.

E caso você queira ver mais conteúdos educativos sobre o olho, doenças oculares e tratamentos, conheça o nosso canal do YouTube. Nele, você encontrará lives exclusivas com a nossa equipe e poderá se manter informado sobre a sua saúde.

Também não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram, além de conferir o RetinaPodcast no Spotify, no Deezer e no Apple Podcast.

Tags:, , , , , , , , , ,

Avatar

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Participe do grupo exclusivo no telegram sobre doenças visuais.

Quero Participar!
Open chat
Olá...Posso ajudar?