O que é a trombose da retina?

O que é a trombose da retina?

A trombose da retina é um dos problemas mais comuns dessa estrutura e ocorre quando há a oclusão da veia que leva sangue para essa parte do olho. Em outras palavras, ela é caracterizada pela redução significativa ou interrupção total do fluxo sanguíneo da retina.

Essa condição também é chamada de derrame ocular e pode causar a perda súbita de visão de forma irreversível. Apesar disso não ser muito comum e ocorrer mais em pessoas a partir dos 60 anos, todos devem se preocupar com essa possibilidade.

Para falar mais sobre a trombose da retina, criamos esse artigo. Continue lendo para saber porque ela ocorre, como evitar e mais informações relevantes.

O que causa a trombose da retina?

Assim como em qualquer caso de trombose, a da retina ocorre quando um coágulo de sangue fica “preso” em uma veia, o que impede o sangue de chegar onde deveria. Isso faz com que a pressão sanguínea local fique mais alta, podendo gerar uma hemorragia na parte posterior do olho.

Esse “vazamento” de sangue faz com que a retina, mais especificamente a sua parte central, inche, provocando a perda da visão.

A formação desse coágulo, chamado de trombo, pode ocorrer por diversos motivos, mas está normalmente relacionado com outras doenças, como a hipertensão. Além disso, outras enfermidades também predispõe esse problema, como:

  • diabetes;
  • colesterol elevado;
  • doenças cardíacas;
  • problemas de coagulação e
  • glaucoma.

Saiba mais sobre a influência da hipertensão na saúde ocular na nossa live completa sobre o tema.

Como prevenir essa oclusão?

Não há exatamente um modo para prevenir a trombose de retina, uma vez que ela depende de diversos fatores. Mas, de forma geral, recomenda-se controlar as doenças acima, ter um estilo de vida saudável e realizar consultas regulares com um oftalmologista.

Por meio de exames regulares, o médico pode notar o desenvolvimento de um trombo e retirá-lo antes dele ser grande o suficiente para interromper o fluxo sanguíneo para a parte posterior do olho.

Dê play no vídeo abaixo para saber mais e veja a explicação da Dra. Thais Mendes sobre o derrame ocular.

Curtiu o artigo? Então, não deixe de nos acompanhar no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify para ver conteúdos similares.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content