Você com certeza já ouviu falar na vista cansada, uma condição que ocorre com o passar dos anos e reduz a capacidade visual de focar de perto. Esse problema é chamado pelos oftalmologistas de presbiopia e é muito comum, principalmente durante a terceira idade.
De forma geral, quase todo mundo acaba sendo afetado por ela com o avanço da idade, mas muitos não percebem essa mudança, já que os sintomas aparecem de forma discreta e vão se intensificando lentamente.
Continue lendo para saber mais sobre a presbiopia, entender porque ela acontece e ver um vídeo exclusivo da RetinaPro.
O que é a presbiopia?
A presbiopia é uma alteração na visão que afeta, principalmente, pessoas a partir dos seus 40 anos. Esse problema chega no seu maior nível lá pelos 60 anos, idade em que é bem comum ter dificuldade para ler ou fazer crochê, por exemplo.
Mas por que isso acontece? De forma bem resumida, a vista cansada acontece quando uma estrutura do olho, chamada de cristalino, não consegue mais fazer o seu trabalho como deveria.
O cristalino é uma parte do olho que muda a sua forma para que possamos focar tanto de perto quanto de longe. Mas, com o tempo, ele começa a ficar mais “duro”, sem conseguir se moldar para as diferentes distâncias.
Como falado, isso é algo natural que ocorre com o envelhecimento. Porém, há alguns fatores que predispõem essa condição, como algumas doenças oculares e o tempo excessivo de tela.
Saiba mais sobre a influência das telas na visão na nossa live completa sobre o tema.
Quais são os sintomas?
Além de causar dificuldade para enxergar de perto, a presbiopia também pode ser acompanhada de outras sintomas, como:
- ardor nos olhos;
- desconforto ocular;
- vermelhidão nos olhos;
- lacrimejamento excessivo e
- cansaço ocular.
Se você deseja saber mais sobre a vista cansada, não deixe de conferir o nosso vídeo com o Dr. Alexandre Rosa, aqui da RetinaPro.
Ficou com alguma dúvida sobre presbiopia? Entre em contato conosco e fale com um especialista.
E para mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook, Instagram, canal do YouTube e Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).