Cirurgia de catarata: como é feita, tipos, riscos, dúvidas e mais!

Olho humano com catarata, tratamento por cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é o único procedimento reconhecido da literatura e prática médica com capacidade de remover a opacidade do cristalino: doença com origem congênita ou adquirida que ocasiona o ofuscamento e perda da qualidade da visão.

Na anatomia do olho humano, o cristalino é uma estrutura responsável pela definição de imagens focadas, à semelhança de uma lente. Quando ocorre opacidade nesta estrutura, a pessoa desenvolve catarata.

Neste artigo exclusivo, a RetinaPro explica tudo sobre esta condição de saúde, suas características, tipos e estratégias de correção por cirurgia de catarata. Ao final do texto, como bônus, respondemos às principais perguntas e dúvidas.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é a catarata?

Na literatura médica, a catarata é considerada como qualquer tipo de opacidade do cristalino, uma das estruturas na anatomia do olho humano responsável pela visão nítida. Esta estrutura, que se assemelha a uma lente, altera suas dimensões de modo que a imagem seja focada.

Quando, por motivos congênitos ou adquiridos, ocorre o ofuscamento do cristalino, há o desenvolvimento da catarata. Uma condição associada à perda de capacidade de foco ideal realizado pelo cristalino.

Apesar de ser considerada a principal causa de cegueira, procedimentos médicos já bem consolidados, como a cirurgia de catarata, possuem a capacidade de reversão do quadro e recuperação da visão e remoção da opacidade do cristalino.

Principais tipos de catarata

Conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem duas classes de categorização da catarata: congênitas ou adquiridas. Este segundo grupo subdivide-se em outros contextos, como secundárias, traumática ou senil.

Vale ressaltar que esta doença apresenta terapêutica comprovada por meio da cirurgia de catarata. Um processo que evita a cegueira, restaurando o funcionamento removendo a opacidade do cristalino.

Catarata congênita

Caracterizada pela turvação total ou parcial do cristalino, presente desde o nascimento ou desenvolvida logo após. Pode apresentar como causa quadros de Infecções intrauterinas, doenças hereditárias, distúrbios do metabolismo, dentre outros quadros possíveis.

Catarata secundária

Na classe de cataratas de origem adquirida, o tipo categorizado como secundário origina-se tendo-se em vista quadros de saúde adquiridos, hábitos de saúde (por exemplo, tabagismo ou alcoolismo), diabetes ou fatores de exposição e estresse foto-oxidativo.

Catarata traumática

Os traumas também são incluídos nas possíveis causas do desenvolvimento da catarata, tendo como aspecto crucial a interferência e impacto no funcionamento ideal do cristalino, tendo-se em vista a anatomia do olho humano.

Catarata senil

Um dos tipos comuns de catarata adquirida, este tipo decorre do processo natural de envelhecimento da pessoa. Aspecto que interfere na capacidade do cristalino de, efetivamente, proporcionar imagens nítidas.

Tipos de cirurgia para catarata

Tipos de catarata tratadas com cirurgia de catarata

A facectomia, nome dado a este tipo de cirurgia, pode ser realizada a partir de diversos métodos e técnicas, avaliadas de maneira detalhada pelo médico ou médica responsável.

Com o desenvolvimento dos equipamentos cirúrgicos e de técnicas médicas, a realização assistida por laser de femtossegundo tornou-se uma realidade comum.

Basicamente, o cristalino opaco deve ser removido, a partir de capsulotomia e, posteriormente, a inserção e fixação de lente intraocular (LIO). Isso permite a remoção do cristalino opaco e substituição por prótese

Cirurgia tradicional

As técnicas tradicionais ainda são empregadas, contudo, dado o avanço tecnológico são, cada vez mais, substituídas pelos equipamentos a laser no momento de realização de corte ou demais procedimentos durante a cirurgia.

Cirurgia a laser

A tecnologia a laser permite ao procedimento maior precisão e melhor recuperação posterior do paciente. Essencialmente, consiste na aplicação de laser de pulsos de picossegundos ou femtossegundos, com comprimento de onda não prejudicial à saúde, nos procedimentos que demandam corte.

Quais os principais sintomas da catarata?

Os sintomas da catarata incluem, recorrentemente, a diminuição da acuidade visual, a sensação de visão nublada ou enevoada, possível alteração na percepção das cores, assim como de maior sensibilidade com a luz.

Estes aspectos, quando relatados ao médico ou médica responsável, sinalizam a existência de catarata e, desse modo, é possível que sejam solicitados exames complementares de modo a se determinar o diagnóstico correto.

Como é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é realizada a partir de procedimentos e técnicas consolidadas na literatura e prática médica, consistindo, basicamente, em:

  •     Criação de um canal para a inserção dos instrumentos cirúrgicos
  •     Proteção do endotélio da córnea e inserção de material viscoelástico
  •     Realização de capsulotomia e remoção da cápsula anterior do cristalino
  •     Inserção e fixação da lente intraocular (LIO)

Pré-operatório

Tendo em vista a natureza do procedimento, o pré-operatório da cirurgia de catarata deve obedecer e atender alguns aspectos. Neste momento, o médico ou médica responsável realizará uma avaliação de modo a determinar:

  •     Que os sintomas são, efetivamente, causados pela catarata e não outra patologia
  •     Identificar e prevenir casos de potencial complicação pós-cirurgia
  •     Determinar o melhor procedimento, tendo em vista as técnicas e conhecimentos atuais

Dia da cirurgia

Antes e no dia da cirurgia siga todas as recomendações médicas de preparação, tendo em vista prováveis indicações de hábitos alimentares, de sono, medicação ou outras estratégias indicadas pelo cirurgião ou cirurgiã responsável.

Pós-operatório

A depender da avaliação do médico ou médica responsável, podem ser indicados antibióticos e outros medicamentos. Do mesmo modo, também é de responsabilidade do médico ou médica a necessidade de visitas durante o pós-operatório.

Processo de cirurgia de catarata em clínica moderna

Quais são os riscos de uma cirurgia de catarata?

Todo e qualquer procedimento cirúrgico apresenta riscos e estes são devida e cuidadosamente avaliados pelo médico ou médica responsável.

Aspectos como o quadro de saúde do paciente, dentre outros fatores, são postos em relação às possibilidades de intervenção cirúrgica, tendo como objetivo um procedimento exitoso e que permita uma recuperação rápida e saudável.

Por isso, fique atento a todas as recomendações e avaliações do médico responsável, de modo que a cirurgia seja realizada e os melhores resultados sejam alcançados.

Dúvidas comuns sobre a catarata

Confira abaixo as principais dúvidas e respostas!

Qual o valor da cirurgia?

Assim como qualquer outro serviço especializado, o valor depende de aspectos como expertise do profissional ou clínica, equipamentos e insumos médicos. Por isso, são comuns flutuações de mercado.

A cirurgia dói?

Não. Todos os procedimentos são realizados a partir de sedação inicial, com aplicação de anestesia local, de maneira tópica ou com injeção periorbitária.

Quanto tempo dura a cirurgia?

A duração da cirurgia pode variar de acordo com as intervenções necessárias dado o quadro diagnosticado. No entanto, tendo em vista os avanços tecnológicos, é de comum acordo na comunidade médica a realização com baixa duração.

Como é feita a anestesia?

A anestesia pode ser realizada de maneira tópica, com gotas de sedação, ou por meio de injeção periorbitária. Todo o procedimento é realizado e assistido por anestesiologista.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de catarata?

Devido aos avanços tecnológicos, tanto o tempo de realização da cirurgia quanto o período de recuperação são encurtados. 

O que não pode fazer depois de uma cirurgia de catarata?

Recomenda-se que o paciente não realize esportes ou atividades físicas intensas durante um período de, no mínimo, uma semana. Do mesmo modo, o paciente deve evitar dormir com o lado da face operada em contato com o travesseiro.

Preciso usar óculos depois da cirurgia?

Em grande parte dos casos, ao final do procedimento é eliminada a necessidade de correção da visão por meio de óculos. Entretanto, vale sempre a pena ressaltar que cada caso diagnosticado demanda medidas personalizadas. Portanto, confira com o médico ou médica responsável.

Faça a sua cirurgia na RetinaPro

A RetinaPro investe diariamente em equipe e estrutura de modo que as necessidades de cada paciente sejam prontamente solucionadas, a partir de um atendimento humano especializado e altamente qualificado.

Nosso corpo clínico atua constantemente em direção à melhoria da saúde e qualidade de vida de cada uma de nossos pacientes, oferecendo os melhores planos de tratamentos com escuta ativa.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Idosa sorrindo para a câmera após sucesso da cirurgia de catarata

Conclusão

Neste artigo exclusivo da RetinaPro você aprendeu sobre a cirurgia de catarata, um procedimento de correção e eliminação da opacidade do cristalino por meio de inserção e fixação de lente intraocular (LIO).

Com o desenvolvimento atual dos equipamentos cirúrgicos e das técnicas em facectomia, esta cirurgia pode ser realizada a partir de laser, proporcionando resultados de excelência e uma recuperação rápida e saudável.

A RetinaPro conta com equipes médicas altamente qualificadas e corpo clínico especializado em cirurgia para eliminação da catarata. Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content