Blog da Retina

Blog da Retina

Óculos de grau: 5 dicas essenciais de como escolher

A escolha dos óculos de grau não é uma decisão fácil, já que alguns aspectos técnicos precisam ser observados para atender as indicações médicas. Há diversos tipos e materiais de lentes para corrigir diversos erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que interferem na configuração final do acessório.

Continue lendo →

O novo coronavírus é transmitido por aerossóis (gotículas de saliva ou de secreções nasais), por meio de tosse, espirro e fala. O vírus também pode se fixar em superfícies e objetos e contaminar pelo toque das mãos, seguido de contato com os olhos, nariz e boca. Nesse sentido, é fundamental observar alguns cuidados para a prevenção à Covid-19, principalmente em instituições de saúde, onde há contatos muito próximos entre médicos e pacientes.

Continue lendo →
homem coçando os olhos

A sensação de olhos secos, irritados, bem como coceira e outros sinais incômodos podem indicar fadiga ocular, um problema recorrente e que tem aumentado, especialmente, devido ao uso excessivo de recursos tecnológicos, como smartphones e computadores. Mas é possível contornar o problema consultando um oftalmologista e sabendoa forma correta de usar colírio.

Continue lendo →
Descubra 8 causas de perda de visão repentina

Algumas doenças oculares podem provocar uma perda de visão repentina. Por isso, devemos estar atentos a todos os sintomas que aparecem em nossos olhos. Às vezes, é possível detectar a causa precocemente evitando sequelas graves. A perda de visão repentina pode não ser corrigida com a utilização de óculos ou lentes de contato. A visão pode ficar muito limitada (caso da perda parcial) ou absolutamente comprometida (na perda completa).

Continue lendo →

Embora quando se fale de doenças reumáticas logo venham à mente pessoas idosas, a artrite reumatoide juvenil afeta crianças até os 16 anos. Esse distúrbio, por sua vez, pode provocar danos aos olhos. Assim, algumas doenças oculares, sobretudo na forma de inflamações, podem atingir as crianças que apresentem aquele diagnóstico fornecido pelo médico reumatologista. Nesses casos, um médico oftalmologista deve ser consultado, uma vez que os olhos podem ser afetados.

Continue lendo →

Quer tirar dúvidas com oftalmologistas? AO VIVO!

Quero participar
Open chat
Olá...Posso ajudar?