Diabetes e visão: entenda como a doença afeta os olhos

Diabetes e visão: entenda como a doença afeta os olhos

Entender qual é a relação entre diabetes e visão é essencial para todos os pacientes diagnosticados com essa doença — e, que desejam evitar qualquer tipo de complicação ocular.

De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 16,8 milhões de adultos no Brasil com essa enfermidade. Infelizmente, esse número está crescendo consideravelmente ao longo dos anos e, atualmente, já é considerado um sério problema de saúde pública.

Esse aumento se dá por diversos motivos, como:

  • dietas não saudáveis;
  • sedentarismo;
  • maiores índices de obesidade e
  • questões genéticas.

No meio de tantos casos, reforça-se a importância de saber mais sobre diabetes e visão para incentivar a prevenção e o controle da doença. Continue lendo para saber mais e entenda como cuidar dos seus olhos.

Qual a relação entre diabetes e visão?

Para compreender a relação entre diabetes e visão é necessário entender mais sobre essa doença. Em um organismo saudável, todos os açúcares que comemos ficam concentrados no nosso sangue, o que faz com que o pâncreas produza uma substância, chamada insulina, para quebrar a glicose e, assim, retirá-la na corrente sanguínea.

Mas nem sempre esse processo ocorre como deveria, o que faz com que os níveis de glicose fiquem elevados. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como:

  • diabetes 1: as células que produzem a insulina são destruídas por um defeito do sistema imune e
  • diabetes 2: há uma secreção insuficiente de insulina ou o corpo desenvolve uma resistência a essa substância.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos são do tipo 2.

Baixe agora o nosso ebook sobre esse tema!

E a visão?

A principal característica da diabetes é o alto nível de açúcar no sangue, o que pode ser controlado por meio da mudança de hábitos e de medicamentos. O problema ocorre quando o tratamento não é seguido da forma correta ou não é tão eficaz quanto deveria.

Nesses casos, o paciente continua com mais glicose no sangue do que deveria, trazendo diversas consequências para a saúde. Nos casos dos olhos, por exemplo, ocorrem alterações na estrutura dos vasos sanguíneos da retina, a estrutura que fica na parte posterior do globo ocular e transforma os raios luminosos em estímulos nervosos para o cérebro interpretar.

Essas alterações, em primeiro momento, não têm grande impacto na saúde ocular. Mas, com o tempo, podem causar:

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre o edema macular causado pela diabetes.

Quais sintomas mostram que a diabetes afetou a visão?

A diabetes é considerada uma doença silenciosa, o que quer dizer que na sua fase inicial ela não apresenta sintomas. Isso também é verdade quando falamos sobre a visão.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a retinopatia diabética afeta mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos. Como não é possível controlar isso a partir dos sintomas, recomenda-se a realização de consultas regulares com um oftalmologista para avaliar os vasos sanguíneos e identificar de forma precoce qualquer anormalidade, evitando complicações.

Apesar de não ter sintomas nos estágios iniciais, nos mais avançados pode haver:

  • visão turva;
  • aparecimento de manchas na visão e
  • perda da visão central ou periférica.

Retinopatia diabética pode causar cegueira?

Uma das complicações mais sérias relacionadas com a diabetes e visão é a cegueira. Ainda, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pessoas com essa doença têm um risco 25 vezes maior de ficarem cegos do que aqueles que não portam a enfermidade.

Apesar desse número ser muito significativo, essa complicação só ocorre em casos em que o paciente não consegue controlar o seu nível de glicose de forma contínua. Por isso, é essencial fazer o acompanhamento constante com um médico para controlar o açúcar no sangue e alterar a forma de tratamento, caso necessário.

Dê play no nosso vídeo abaixo e saiba mais.

Para saber mais sobre a relação entre diabetes e visão, não deixe de conferir a nossa live completa sobre o tema.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. E para ver mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook, Instagram, canal do YouTube e Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content