Entenda a visão de uma pessoa com miopia e astigmatismo

Como é a visão de uma pessoa com miopia e astigmatismo?

Para entender sobre a visão de quem tem miopia e astigmatismo, precisamos falar sobre o funcionamento do olho. 

Basicamente, quando uma pessoa não tem problemas visuais, os raios luminosos entram nos olhos por meio da pupila, vão até a parte posterior e formam uma imagem na retina.

Já quando uma pessoa tem problemas de visão, a formação de imagem não ocorre como deveria.

E entre esses problemas, existe a visão de quem tem miopia e astigmatismo, distúrbios visuais podem ocorrer de forma isolada ou combinada, mas, de qualquer forma, dificultam que o paciente enxergue com nitidez.

Além disso, ainda pode haver outros sintomas, como:

  • dores de cabeça;
  • visão cansada;
  • excesso de lacrimejamento e
  • necessidade de forçar os olhos para ver.

Felizmente, com lentes de contato ou óculos de grau é possível corrigir a visão de quem tem miopia e astigmatismo e ter mais qualidade de vida.

Para isso, é necessário consultar com um oftalmologista para analisar a acuidade visual e entender o grau necessário para corrigir a condição.

Quer saber mais sobre a visão de quem tem miopia e astigmatismo? Continue lendo o nosso artigo!

O que é miopia?

Na miopia, os pacientes têm um globo ocular ligeiramente maior do que os outros, o que faz com que a luz não “alcance” a parte onde deveria. 

Como consequência, a imagem se forma antes da retina, fazendo com que as pessoas tenham dificuldade para enxergar com clareza de longe.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a miopia.

O que é astigmatismo?

No astigmatismo, o problema ocorre quando a luz entra no olho, já que o cristalino, a “lente” transparente que fica atrás da pupila, ou a córnea, um tecido fino que fica na frente do olho, possuem uma curvatura diferente do que deveria.

Por causa disso, ao invés de haver apenas um ponto de foco na retina, há diversos, o que faz com que a visão fique distorcida.

Leia também: Fique por dentro das principais doenças que causam distorção da imagem

Ilustração demonstrando como a luz se comporta em um olho com astigmatismo

Ilustração demonstrando como a luz se comporta em um olho com astigmatismo

Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre esse problema de visão. 

Vale ressaltar que, além de miopia e astigmatismo, também há hipermetropia, que ocorre quando o olho é menor do que deveria. 

A imagem, então, forma-se onde não deveria, dificultando para enxergar de perto.

Ilustração demonstrando como a luz se comporta em um olho hipermetropia

Ilustração demonstrando como a luz se comporta em um olho hipermetropia

Além disso, é importante entender que é possível ter mais de um problema de visão simultaneamente, como miopia ou hipermetropia, com astigmatismo.

Além disso, é importante entender que é possível ter mais de um problema de visão simultaneamente, como miopia ou hipermetropia, junto com astigmatismo. 

Quais as principais diferenças entre miopia e astigmatismo?

Em linhas gerais, a diferença entre miopia e astigmatismo é que a primeira causa embaçamento na visão de objetos distantes, enquanto a segunda envolve dificuldades de nitidez tanto de perto quanto de longe.

Vamos entender melhor tudo o que causa essa diferença na visão de quem tem miopia e astigmatismo?

Causas

Embora as causas exatas da miopia não sejam totalmente compreendidas, é conhecido que pessoas com histórico familiar da condição têm maior probabilidade de desenvolvê-la. 

Além disso, as causas da miopia podem ser classificadas em três tipos:

  1. Alteração na curvatura da córnea, sendo esta a mais comum, em que a córnea é mais curva do que o normal, resultando na formação da imagem dos objetos antes de atingir a retina.
  2. Axial, ocorre quando o comprimento do olho é maior do que o comprimento óptico, frequentemente associada a miopias de grau elevado que podem evoluir ao longo da vida.
  3. Miopia de índice, uma forma tardia de miopia que geralmente surge após os 60 anos, associada à presença de cataratas nucleares que aumentam o índice refrativo do cristalino, proporcionando uma boa acuidade visual para visão de perto, mesmo sem óculos.

as causas do astigmatismo ocular são desconhecidas, e geralmente o erro refrativo está presente desde o nascimento. 

É comum que neste distúrbio visual, o defeito esteja na curvatura da córnea, que é mais oval do que redonda. 

Logo, essa assimetria na curvatura da córnea resulta na perda de foco da visão.

Além disso, o astigmatismo pode ser induzido por certas doenças oculares, como o ceratocone e o pterígio, entre outras. 

O ceratocone, por exemplo, é uma condição na qual a córnea assume a forma de um cone devido a um trauma, inicialmente manifestando-se como um astigmatismo irregular que pode levar a mudanças frequentes no grau. 

Os sintomas incluem visão borrada ou distorcida, dores de cabeça, fotofobia e halos em torno das luzes.

Sintomas

Agora vamos nos aprofundar nos sintomas da visão de quem tem miopia e astigmatismo, começando pela miopia, que tem sintomas como: 

  • dores de cabeça;
  • dores nos olhos;
  • visão cansada;
  • apertar os olhos para enxergar melhor;
  • lacrimejamento;
  • dificuldade para assistir televisão;
  • dificuldade para enxergar objetos distantes.

Por sua vez, pessoas com astigmatismo ocular podem experimentar os seguintes sintomas: 

  • visão turva tanto de perto quanto de longe, o que significa que objetos próximos ou distantes aparecem distorcidos;
  • fadiga ocular (cansaço visual);
  • dores de cabeça.

No mais, reforçamos que inicialmente, o astigmatismo pode ser assintomático, mas à medida que a condição se agrava, os primeiros sinais e sintomas podem surgir.

Raridade

Em questão de raridade, a miopia é a condição de visão mais comum, estimando-se que afete cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o que representa aproximadamente 22% da população mundial.

o astigmatismo é o tipo mais comum de problema refrativo, porém geralmente ocorre em graus menores e pode até mesmo não apresentar sintomas.

E aí, agora ficou mais claro para você as diferenças na visão de quem tem miopia e astigmatismo? 

Como é a visão de uma pessoa com miopia e astigmatismo?

Visão de quem tem miopia e astigmatismo

Os sintomas de miopia e astigmatismo diferem, já que no primeiro há dificuldade apenas para ver de longe, tornando placas, fachadas ou paisagens turvas, como se uma foto tremida fosse tirada.

Já no caso do astigmatismo, toda a imagem fica levemente turva, sem haver distinção entre perto e longe. Isso fica ainda mais visível no período noturno ao ver luzes, que ficam mais “espalhadas”, dificultando a visão.

Pacientes que têm visão de quem tem miopia e astigmatismo podem ter dificuldade para distinguir um do outro, principalmente quando o grau não é tão alto.

Mas, de forma geral, a visão se torna mais turva, havendo dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

Normalmente, essa dificuldade na visão de quem tem miopia e astigmatismo é algo que vai se desenvolvendo ao longo do tempo, o que faz com que a pessoa se acostume e acredite que é natural, mas não é! 

Então, se você tem visão de quem tem miopia e astigmatismo e sente dificuldade para ver placas, outdoors, ler um livro ou até mesmo ver TV, há algo de errado.

Além disso, como já falado, uma pessoa com esses problemas de visão também podem ter dores de cabeça, excesso de lacrimejamento e visão cansada.

Como é feito o diagnóstico da miopia e astigmatismo?

O diagnóstico da miopia e do astigmatismo é feito com base em uma série de exames e análises clínicas específicas.

Para diagnosticar a miopia, o paciente é submetido ao exame de refração ocular, que avalia a acuidade visual e determina a necessidade de uso de óculos. 

Esse exame também pode identificar mudanças no grau existente e, em alguns casos, indicar a necessidade de cirurgia refrativa a laser. 

Na prática, o exame de refração é realizado com equipamentos computadorizados que utilizam um refrator para medir o grau de refração, um projetor para exibir gráficos e números para avaliação visual e múltiplas lentes corretivas para determinar a melhor correção para os problemas de visão do paciente.

Já para diagnosticar o astigmatismo, um dos exames recomendados é a topografia de córnea. 

Esse exame mapeia a superfície da córnea, a estrutura na frente do olho, e pode ajudar a identificar irregularidades que indicam astigmatismo, além de outras condições como ceratocone. 

Portanto, a topografia de córnea é útil para diagnosticar e monitorar doenças da córnea, ajustar lentes de contato, preparar para cirurgias oculares e avaliar a eficácia de tratamentos oftalmológicos.

Miopia e astigmatismo tem cura?

A miopia e astigmatismo podem ser tratadas a partir do uso de lentes corretivas, que podem ser tanto no formato de óculos de grau quanto de lente de contato. 

O grau exato só pode ser definido por um oftalmologista, que realizará um teste de acuidade visual para identificar como corrigir ao máximo a visão de quem tem miopia e astigmatismo.

Outra opção é realizar a cirurgia refrativa, em que se utiliza laser para corrigir o problema de visão de quem tem miopia e astigmatismo, fazendo com que os raios luminosos cheguem até a retina, formando a imagem de maneira correta. 

Para que a cirurgia realmente dê certo, o paciente deve ter um grau estável para não ser necessário usar óculos ou realizar outro procedimento desse tipo daqui a alguns meses, ou anos.

Dê play na nossa live completa sobre o tema e saiba mais sobre os tipos de correção para problemas de visão.

Se você desconfia que tem visão de quem tem miopia e astigmatismo, consulte um oftalmologista quanto antes para iniciar o tratamento e evitar o avanço da condição. 

Caso você more em Belém, entre em contato conosco e agende uma consulta na RetinaPro.

Para ver mais conteúdos para cuidar da sua saúde ocular, siga-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Conclusão

Como você viu, o diagnóstico de visão de quem tem miopia e astigmatismo é realizado por meio de exames específicos conduzidos por oftalmologistas. 

O exame de refração ocular é empregado para detectar a miopia, enquanto a topografia de córnea é útil na identificação do astigmatismo. 

Estes distúrbios visuais podem ser tratados com o uso de lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato, prescritas após uma avaliação cuidadosa da acuidade visual. 

Além disso, a cirurgia refrativa, que utiliza laser para corrigir a visão de quem tem miopia e astigmatismo, é uma opção para alguns pacientes.

No mais, se você tem visão de quem tem miopia e astigmatismo, é fundamental buscar o tratamento adequado o mais cedo possível, consultando um oftalmologista para evitar complicações e garantir uma melhor qualidade de vida.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content