Descolamento de vitreo: o que é, sintomas e como tratar!

Descolamento de vítreo

É muito comum que pessoas com mais de 60 anos sofram algum problema ocular, como é o caso de problemas como o descolamento de vítreo.

Você já viu manchas ou filamentos flutuando na sua visão?

Se a resposta for sim, você pode estar com essa condição.

O vítreo é um gel que preenche o olho e ajuda a manter a sua forma. Ele está ligado à retina, que é a parte do olho que capta as imagens. O descolamento do vítreo ocorre quando o gel se separa da retina.

Geralmente, o descolamento de vítreo não causa problemas de visão, mas pode levar a moscas volantes, que são manchas ou filamentos que aparecem na visão.

Contudo, há alguns casos em que essa condição pode levar a um descolamento de retina, sendo uma condição mais grave que pode causar perda de visão.

Este conteúdo vai te ajudar a entender o que é o descolamento de vítreo, quais são os seus sintomas e como ele pode ser tratado.

Além disso, você aprenderá como prevenir o descolamento de vítreo, boa leitura!

O que é o descolamento do vítreo?

Antes de falarmos sobre o descolamento de vítreo, precisamos explicar o que é o vítreo.

O vítreo é um gel que preenche o olho e ajuda a manter a sua forma. Ele está ligado à retina, sendo a parte do olho que capta as imagens. O descolamento ocorre quando o gel se separa da retina.

Essa é uma condição comum que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos. Geralmente não causa problemas de visão, mas pode levar a moscas volantes, que são manchas ou filamentos que aparecem na visão.

Em casos raros, o descolamento do vítreo pode levar a um descolamento de retina, que é uma condição mais grave que pode causar perda de visão.

Quais são as possíveis causas do descolamento de vítreo?

O descolamento ocorre quando o gel que preenche o olho se separa da retina.

As causas mais comuns são o envelhecimento e a miopia. O envelhecimento faz com que o gel do vítreo se liquefaça e se separe da retina.

A miopia faz com que o olho seja mais longo do que o normal, aumentando a pressão sobre o gel do vítreo.

Outras causas possíveis incluem: trauma ocular, inflamação ocular e complicações de cirurgias.

Quais são os sintomas do descolamento do vítreo?

De modo geral, os sintomas mais comuns são:

  • moscas volantes (pontos ou filamentos que flutuam na visão);
  • flashes de luz (pontos brilhantes que podem aparecer na visão);
  • sensação de peso nos olhos;

Se você notar esses sintomas, consulte um oftalmologista imediatamente. Afinal, quanto antes você procurar auxílio médico, melhores serão as chances de reversão do seu quadro.

Como funciona o diagnóstico de descolamento de vítreo?

O diagnóstico é feito por um oftalmologista. O exame de fundo de olho, também conhecido como fundoscopia, é o exame mais importante para diagnosticar esse problema.

Descolamento de vítreo posterior

Esse exame é realizado com um instrumento chamado oftalmoscópio, que é colocado perto do olho do paciente. O oftalmoscópio permite ao oftalmologista ver a retina e o vítreo.

O oftalmologista pode também realizar outros exames, como a ultrassonografia ocular e tomografia de coerência óptica (OCT).

O descolamento do vítreo tem cura?

Depende, pois é uma situação grave, mas é possível reverter o seu quadro caso receba o tratamento adequado e em tempo. Ou seja, quanto antes buscar o oftalmologista, maiores serão suas chances.

Descolamento de vítreo: dúvidas mais frequentes

Confira abaixo as respostas para as perguntas mais comuns relacionadas ao descolamento de vítreo.

Quem tem (ou teve) descolamento do vítreo pode fazer atividades físicas?

Pessoas que tiveram descolamento de vítreo há algum tempo podem fazer exercícios sem problemas.

No entanto, se houver dúvida ou se o descolamento for recente, é importante consultar um oftalmologista para fazer um exame de tomografia de coerência óptica (OCT).

Se o OCT mostrar que a retina está saudável, o paciente pode retornar às suas atividades normais, incluindo exercícios.

Todavia, se o exame mostrar que a retina está comprometida, o médico pode recomendar que o paciente evite exercícios ou esportes que causem algum tipo de pressão nos olhos.

Quanto tempo dura o descolamento do vítreo?

Normalmente os sintomas vão reduzindo em algumas semanas ou meses.

Descolamento de vítreo e descolamento de retina: qual a diferença?

Em resumo, o descolamento de retina e vítreo são condições oculares que podem apresentar sintomas semelhantes. No entanto, as consequências são muito diferentes.

O descolamento de vítreo é uma condição benigna e que geralmente não causa problemas de visão. Já o descolamento de retina, por outro lado, é uma condição grave, que pode levar à perda total de visão.

Previna-se: agende uma consulta com a RetinaPro

Finalizando, o descolamento de vítreo é uma condição ocular comum, pois ocorre em cerca de 50% das pessoas acima dos 60 anos. E, geralmente, não causa problemas de visão. 

No entanto, em alguns casos mais graves, pode levar a um descolamento de retina que é uma condição grave e que pode levar à perda de visão total.

Há algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir essa condição, mas a principal delas é as consultas de rotina com um oftalmologista. Agende sua consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content