Descolamento de retina: sintomas que você não deve ignorar

descolamento de retina

Você está vendo flashes de luz, manchas escuras ou está tendo perda de visão de maneira repentina? Se sim, é importante ficar atento, pois esses podem ser sintomas de descolamento de retina.

O descolamento de retina é uma emergência médica que pode causar perda de visão permanente se não for tratada a tempo.

Ao tomar conhecimento dos indícios e das formas de prevenção do descolamento de retina, você pode ajudar a proteger sua visão.

Confira neste conteúdo quais são os sintomas de descolamento de retina, entenda como é feito o diagnóstico, como funciona o tratamento e saiba como se prevenir!

Descolamento da retina: o que é?

O descolamento da retina é quando ocorre o desprendimento da estrutura interna do globo ocular. Quando acontece essa separação, o fornecimento de nutrientes é interrompido o que gera a degeneração celular.

Esse desprendimento é considerado uma urgência médica, pois pode causar perda de visão permanente se não for tratado de maneira rápida.

Como saber se estou tendo um descolamento da retina: quais são os sintomas?

Para saber se você está sofrendo com o descolamento da retina é necessário prestar atenção aos sintomas:

  • perda ou dificuldade de visão;
  • ver flashes ou faíscas de luz;
  • aumento das “moscas volantes“.

Contudo, os principais sintomas de descolamento de retina podem não aparecer de maneira intensa e na maioria das pessoas costumam surgir gradativamente.

Portanto, é essencial realizar consultas periódicas e também procurar um oftalmologista se notar que a sua visão está prejudicada. 

O que fazer para evitar o descolamento de retina?

Para prevenir casos de descolamento de retina, é importante fazer um acompanhamento frequente para observar a saúde dos olhos. O descolamento de retina pode acontecer de maneira silenciosa, e obter um diagnóstico precoce pode minimizar os danos gerados pela doença.

O exame de mapeamento de retina é uma maneira eficaz de prevenir o descolamento de retina, pois esse procedimento possibilita uma avaliação completa das estruturas do fundo do olho.

Neste exame é possível visualizar:

  • retina central e periférica;
  • nervo óptico;
  • vítreo e
  • vasos sanguíneos da região.

Além de prevenir o descolamento, o mapeamento de retina também colabora com o acompanhamento de várias outras doenças da retina

Apesar de não existir uma recomendação ideal para realizar o exame, é indicado que esse procedimento seja realizado anualmente, especialmente se você já possui mais de 50 anos.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a retina descolada?

Conforme explicamos anteriormente, o descolamento de retina é considerado uma emergência médica.

Ou seja, é ideal que uma pessoa nesta condição receba o tratamento correto dentro das primeiras 24 a 72 horas após o começo dos sintomas. Os danos causados podem ser irreversíveis e a pessoa pode até ficar cega.

Dependendo do caso, o descolamento de retina pode ser resolvido sem cirurgia, utilizando laser ou crioterapia. Se a retina ficar descolada mais do que 72 horas, as possibilidades de recuperar a visão são baixas. 

A cirurgia para esse problema é considerada segura e eficaz, porém pode ser que mesmo após a operação, a visão não seja recuperada completamente.

descolamento de retina grave

É válido ressaltar a importância do mapeamento de retina para prevenir o descolamento.

Quais são os tipos de descolamento de retina?

O tipo de descolamento de retina varia conforme a causa do evento e a área atingida pelo mesmo. Confira nos próximos tópicos quais são os tipos de descolamento.

Descolamento regmatogênico

Esse tipo é mais comum em pessoas a partir dos 50 anos. 

É considerado descolamento de retina regmatogênico quando o vítreo se infiltra entre a parede posterior do olho e a retina, o que força a separação da retina da sua fonte de nutrientes. 

Apesar desse evento ser mais comum em pessoas idosas, pode ocorrer em qualquer idade. 

Caso perceba flashes luminosos na visão ou manchas escuras que não seguem o movimento dos olhos, procure um oftalmologista imediatamente para impedir danos graves.

Descolamento tradicional

O descolamento de retina tradicional é mais comum quando a pessoa sofre de retinopatia diabética, que é uma complicação grave da diabetes. Além disso, esse tipo de descolamento também pode ocorrer devido a neovascularização.

Como o diabetes é o principal gerador deste evento ocular, é essencial que os portadores da doença visitem regularmente um oftalmologista. 

Descolamento seroso

Problemas como inflamações, lesões ou anormalidades, podem gerar a acumulação de fluido sob a retina, o que causa o descolamento seroso de retina.

Neste caso, o tratamento normalmente não é cirúrgico e costuma ser feito através de medicação oral.

Como fica o olho após o descolamento de retina?

Após o descolamento da retina o olho pode apresentar diversas mudanças que podem variar conforme o tipo de descolamento e da gravidade da lesão.

Retina descolada

A maioria das mudanças após a cirurgia é temporária. Geralmente é utilizado um tampão no olho e um gás ou óleo para auxiliar a manter a retina no lugar.

É possível recuperar a visão após descolamento de retina?

Conforme já explicamos no conteúdo, a recuperação da visão após o descolamento de retina depende muito do tempo em que o paciente demorou para buscar ajuda, além da verdadeira causa do problema.

Tudo vai depender do tempo em que a retina ficou descolada, pois quanto mais tempo, menor será a chance de recuperação da visão.

Além disso, a extensão do descolamento também interfere, quanto maior for o descolamento, menor também será a probabilidade de recuperação da visão.

Outro fator que impacta na recuperação da visão é a gravidade da lesão, se a retina estiver muito danificada, isso também pode dificultar a volta da visão.

Como tratar descolamento de retina?

Em quadros menos graves, quando não ocorre a infiltração do vítreo, a fotocoagulação com laser e a criopexia (congelamento) são os tratamentos mais indicados.

O objetivo desses recursos é que se formem cicatrizes que parem a passagem do vítreo e beneficiem a colagem da retina.

Já nos outros quadros, o tratamento precisa ser cirúrgico. A intenção é impedir que o vítreo vaze pelo orifício. Isso pode ser feito com as seguintes técnicas cirúrgicas:

Normalmente, basta apenas uma intervenção cirúrgica para reverter o descolamento da retina. 

descolamento de retina causa cegueira

Olho humano – tratamento de vitrectomia
Vitretor, fonte de luz, sangramento, vítreo e retina

 

No entanto, há casos que precisam de novos procedimentos ou a implementação de mais uma técnica terapêutica.

Como é feito o diagnóstico e quais os exames identificam o deslocamento da retina?

O diagnóstico do descolamento de retina é feito por meio de exames oftalmológicos, que permitem ao médico visualizar o fundo do olho e avaliar a retina.

Já falamos neste conteúdo sobre o exame de mapeamento de retina, neste procedimento o médico utiliza um oftalmoscópio para observar o fundo do olho e identificar possíveis alterações na retina, como buracos ou rasgos.

Outra possibilidade é realizar uma oftalmoscopia indireta, um exame que possibilita ao médico ver o fundo do olho com maior ampliação.

Outra forma de diagnosticar o descolamento da retina é fazendo um ultrassom ocular, exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do interior do olho. 

O ultrassom ocular pode ser útil para diagnosticar descolamento de retina quando o fundo do olho não pode ser visualizado por meio de outros exames. 

Como a RetinaPro pode te ajudar?

Em suma, o descolamento de retina é uma emergência médica que pode causar perda de visão permanente se não for tratado rapidamente. Os sintomas mais comuns são flashes de luz, visualização de manchas escuras e perda de visão.

O tratamento depende do tipo e da gravidade do descolamento. Em casos menos graves, o tratamento pode ser feito com laser ou crioterapia. Em casos mais graves, o tratamento é cirúrgico.

A RetinaPro pode te auxiliar em casos de descolamento de retina, a clínica conta com tecnologia moderna e médicos especializados em doenças oculares!

É possível realizar diversos exames, além de sanar dúvidas com quem realmente entende do assunto.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content