Partes do olho: descubra quais são todas as partes do olho e suas funções

as principais partes do olho e as suas funções

Você sabe quais são as partes do olho? 

Os olhos são órgãos essenciais para nossa vida. Eles nos permitem enxergar o mundo ao nosso redor, o que é fundamental para nos comunicarmos, trabalharmos, estudarmos e nos divertirmos.

Elas são responsáveis por captar a luz, formar imagens e enviar essas imagens ao cérebro.

O olho é um órgão complexo, formado por várias partes. As principais partes do olho são:

  • córnea;
  • esclera;
  • conjuntiva;
  • íris;
  • corpo ciliar;
  • cristalino;
  • humor vítreo;
  • retina;
  • coroide;
  • nervo óptico;
  • glândula lacrimal;
  • pálpebras;
  • cílios;
  • humor aquoso;
  • pupila;
  • músculos externos;
  • mácula;
  • fóvea;
  • corpo ciliar.

Cada uma dessas partes desempenha uma função essencial para a visão.

Neste conteúdo, iremos falar sobre cada uma delas e entender por quais funções elas são responsáveis. Além disso, vamos levantar questões importantes relacionadas à saúde ocular.  Confira!

Qual a importância da saúde ocular?

O globo ocular é um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Sendo assim, as doenças dos olhos podem aparecer com facilidade, especialmente no verão. 

Certas doenças surgem com mais frequência, mas podem ser tratadas rapidamente. Todavia, as doenças mais graves podem causar até cegueira.

Algumas doenças como a catarata e a degeneração macular afetam principalmente as pessoas idosas. As mais jovens geralmente apresentam casos de conjuntivite, terçol e calázio.

Um relatório apresentado em 2019 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), compartilhou que ao menos 2,2 bilhões de pessoas sofrem com algum problema ocular. 

Contudo, não a preocupação aumentou com o passar dos últimos anos, pois após o surgimento da Covid-19, surgiram várias evidências de que o vírus afeta todo o organismo, inclusive a visão. 

Em 2020, um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo, divulgou que as preocupações mais graves estavam relacionadas à retina. Relatórios mostraram danos na retina das pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Ou seja, podemos ter a certeza de que se antes era importante cuidar da saúde dos olhos, atualmente é ainda mais!

Por que conhecer as partes do olho?

Conhecer as partes dos olhos é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, isso nos ajuda a entender como a visão funciona. Quando entendemos como a visão funciona, podemos cuidar melhor de nossos olhos e prevenir doenças oculares.

Além disso, conhecer as partes dos olhos pode nos ajudar a identificar problemas de visão. Se notarmos algo estranho em nossos olhos, como uma mudança na visão ou uma dor, podemos procurar ajuda médica mais rapidamente.

Por exemplo, se sabemos que temos um risco maior de desenvolver uma determinada doença ocular, podemos tomar medidas para reduzir esse risco.

Aqui estão alguns exemplos de como conhecer as partes dos olho pode ser útil:

  • uma pessoa que sabe que a retina é responsável pela visão pode estar mais atenta a sinais de degeneração macular, uma doença que pode causar cegueira;
  • alguém que sabe que o cristalino é responsável pelo foco da visão pode tomar medidas para proteger o cristalino de danos, como usar óculos de sol com proteção UV;
  • a pessoa que sabe que a córnea é responsável por proteger o olho pode tomar medidas para evitar lesões na córnea, como usar óculos de proteção ao praticar esportes.

Conheça as principais partes do olho humano

Situado em uma cavidade do crânio denominada ocular, os olhos são envolvidos por camadas adiposas (de gordura), que lhe dão maior proteção e permitem que se movam com liberdade. 

Os movimentos dos olhos são regidos por 6 músculos oculares.

No entanto, a visão é um sentido muito mais complexo e envolve diversas outras partes do olho, que tornam a anatomia do globo ocular uma estrutura muito variada e interessante, afinal, cada uma delas é essencial para permitir que possamos enxergar.

Veja a seguir como o globo ocular é organizado e entenda para que serve cada uma de suas estruturas.

Conheça as principais partes do olho humano

Córnea

A córnea é a estrutura mais externa, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Por essa razão é considerada a “janela” deles. Trata-se de um tecido transparente, situado em toda a frente do globo, através do qual se vê a íris e a pupila. 

Apresenta uma curvatura não regular, com a região central mais plana que sua área periférica.

Um dos seus objetivos é o de proteger o olho contra traumas e possíveis contaminações, além de manter o formato globular desse órgão. A limpeza natural da córnea é feita pela ação conjunta entre a lágrima e as pálpebras superior e inferior.

Esclera

A esclera, também chamada esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem como função dar proteção para as estruturas mais internas. Ela é conhecida por ser uma das três camadas do globo ocular.

Essa parte do olho é uma membrana fibrosa recoberta pela conjuntiva bulbar. É na esclera que se fixam os músculos extra oculares, responsáveis pelos diversos movimentos do olho. Também é responsável pela manutenção da sua forma.

Conjuntiva

A conjuntiva é uma membrana mucosa, transparente e fina, que tem a função de proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o globo ocular. Ela apresenta duas porções diferentes que recebem nomes distintos.

Quando recobre a parte branca do olho, ou seja, a esclera, a conjuntiva é chamada bulbar. No caso da porção que recobre as pálpebras, essa é denominada como tarsal. Nessa parte do olho encontramos diversos vasos sanguíneos.

Íris

A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris. 

Ela sofre variações dependendo da quantidade de melanina armazenada, o que é definido por cerca de 150 genes diferentes.

Os genes predominantes na população mundial fazem com que os olhos castanhos sejam o tipo mais comum, seguido de avelã e azul. 

Há algumas combinações genéticas que levam à ocorrência de cores muito raras, como âmbar, vermelho, violeta, preto e verde. Você sabia que apenas 2% das pessoas apresentam olhos com essa última tonalidade?

Além de definir o tom dos olhos, a íris apresenta diversos músculos lisos que controlam a abertura e fechamento da pupila, funcionando como o diafragma de uma câmera fotográfica. 

A abertura varia em função inversa à luminosidade existente no ambiente. Sendo assim, quanto menos luz disponível, mais ela dilata para um aproveitamento maior da luminosidade.

Corpo ciliar

O corpo ciliar é uma das partes do olho que fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares. Outra função dessa parte é a de manter a pressão ocular adequada e o formato esférico do globo.

A contração do corpo ciliar provoca uma alteração na formação do cristalino, o que altera o foco da visão. Sua ação permite ajustarmos o olhar para enxergarmos o que está mais perto ou longe, como em uma câmera.

estrutura do olho

Estrutura do olho humano: Corpo ciliar, coróide, conjuntiva, íris, pupila, retina, mácula, corpo vítreo,
nervo óptico, disco óptico, córnea, câmara anterior, esclera, lente.

Cristalino

O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica que fica localizada logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente, focaliza a luz que a penetra e forma imagens na retina. É o cristalino que realiza o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo.

Esse ajuste é feito por meio da flexibilidade da própria estrutura, visto que o cristalino é como se fosse uma lente. 

Entre os 40 e os 50 anos, essa estrutura começa a perder essa propriedade, surgindo a presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. Posteriormente, o cristalino pode se tornar escuro e endurecido, impedindo a passagem da luz e constituindo a catarata.

Humor vítreo

Também chamado corpo vítreo ou apenas vítreo, é uma estrutura gelatinosa e viscosa da anatomia do olho, que ocupa a porção central do globo ocular, sobre a retina e atrás do cristalino. Seu volume médio é de cerca de 4 ml em cada um deles.

Ao nascermos, o humor vítreo tem uma consistência bem densa, e com o passar do tempo ocorre a liquefação, com consequente descolamento do mesmo. 

Em virtude do descolamento do vítreo, percebemos pequenas manchas no campo de visão, que comumente chamamos moscas volantes.

Retina

A retina é uma das partes do olho mais conhecidas. É nela que se formam as imagens daquilo que é visto e corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico.

As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes. A parte central da retina é chamada mácula, e é rica em cones, responsáveis pela visão de detalhes e das cores. O restante da retina é basicamente formado de bastonetes, menos sensíveis às cores.

No entanto, esses bastonetes são sensíveis em baixa intensidade luminosa. Desse modo, quando em um ambiente de pouca luz, os bastonetes se encarregam da visão, ou seja, são eles que nos permitem enxergar no escuro. 

Outra função da retina é gerar os impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro, o que permite que os objetos e cenários sejam vistos.

Coroide

A coroide é a camada média do olho, que fica localizada entre a esclera e a retina. Essa é uma membrana muito fina, intensamente pigmentada e vascularizada. Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina e da esclera com o oxigênio e nutrientes que precisam.

Por isso, essa estrutura da anatomia do olho é essencial para garantir a manutenção dessas duas partes e, consequentemente, o bom funcionamento da visão. 

Com a íris e o corpo ciliar, a coroide formam a segunda das três camadas do globo ocular.

Nervo óptico

O nervo óptico é formado a partir da união de fibras nervosas das células ganglionares da retina. Essa estrutura faz a conexão do olho com o cérebro, por isso conta com muitas células nervosas.

A imagem capturada pelos cones e bastonetes da retina é enviada ao cérebro através dele, por impulsos nervosos, sendo assim, essa estrutura é essencial para conseguirmos, de fato, enxergar. 

Ao longo do nervo óptico passam vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes.

Partes do olho: descubra quais são todas as partes do olho e suas funções

A estrutura do olho humano e das glândulas lacrimais

 

Glândula lacrimal

A glândula lacrimal fica localizada na parte interna da pálpebra superior, mais ao lado do globo ocular. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.

As glândulas lacrimais não trabalham sozinhas, porque para conduzir as lágrimas são necessários os ductos lacrimais. 

A movimentação das pálpebras (com o piscar) faz a distribuição pela superfície ocular, ou seja, várias partes do olho trabalham juntas para garantir que o globo ocular tenha a umidade necessária.

Pálpebras

As pálpebras são consideradas anexos oculares. São formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele, na parte externa e conjuntiva, na parte interna. 

olho humamo

Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea.

A movimentação das pálpebras é possível devido aos músculos que ficam na parte superior dos olhos. Eles contraem, retraindo ou estendendo as pálpebras para abrir e fechar o olho. 

Esse pode ser um ato voluntário ou involuntário, nesse último caso, é uma medida de proteção acionada pelo organismo quando um objeto se aproxima do olho, por exemplo.

Cílios

Os cílios são os pequenos pêlos localizados nas bordas externas das pálpebras, formando uma franja protetora do globo ocular. Eles protegem os olhos de sujeiras ou partículas suspensas no ar, fazendo a retenção deles e impedindo que sejam atingidos.

Eles também são chamados pestanas ou celhas e ajudam a complementar significativamente a proteção do olho. 

Todavia, dependendo do tipo de ameaça, não se mostram muito eficazes, sendo que o fechamento das pálpebras tem uma ação mais efetiva.

Humor aquoso

Humor aquoso é um líquido com aspecto transparente e incolor, que contém em sua composição água e eletrólitos. Fica localizado na câmara anterior do globo ocular, entre a córnea e o cristalino, partes do olho já faladas anteriormente.

Sua função é nutrir a córnea e o cristalino, além de contribuir com a regulação da pressão interna do globo ocular, essencial para manter o metabolismo nutricional dos olhos e a boa função ótica.

Pupila

Corresponde à abertura central da íris. Seu diâmetro é regulável e se altera, permitindo que uma maior ou menor quantidade de luz penetre nas porções internas do globo ocular.

Músculos externos

As causas do buraco macular ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que o envelhecimento do vítreo, a substância gelatinosa que preenche o olho, seja um fator importante. 

Com a idade, o vítreo pode se desprender da retina, causando tração e, consequentemente, o buraco macular.

Outras causas possíveis incluem:

  • trauma ocular;
  • inflamação ocular;
  • degeneração macular relacionada à idade (DMRI);
  • diabetes.

Os sintomas do buraco macular geralmente começam gradualmente e incluem:

  • visão distorcida ou embaçada;
  • dificuldade para ler ou dirigir;
  • linhas retas que parecem tortas ou onduladas;
  • área escura na visão central.

Já o diagnóstico do buraco macular é feito por meio de um exame oftalmológico, que inclui a dilatação da pupila. 

Em relação ao tratamento, é importante entender que em alguns casos, o buraco macular pode se fechar espontaneamente. 

No entanto, na maioria das vezes, a cirurgia é necessária para interromper a progressão da doença e melhorar a visão.

O procedimento cirúrgico, chamado vitrectomia, é realizado para remover o vítreo e preencher o olho com gás ou óleo de silicone. O gás ou o óleo ajudam a pressionar a retina e fechar o buraco.

Fóvea

A fóvea é uma pequena depressão no centro da retina, responsável pela visão central e de detalhes. Ela é formada por cones, células especializadas na captação da luz e na formação de imagens.

Essa parte do olho permite que as pessoas vejam com nitidez  os objetos. Sem ela, seria impossível realizar tarefas como ler, dirigir e reconhecer rostos.

Corpo Ciliar

O corpo ciliar é uma estrutura localizada no interior do olho, entre a íris e a coróide. Ele é responsável pela produção de humor aquoso, um líquido que nutre os tecidos oculares e ajuda a manter a pressão intraocular.

O humor aquoso é produzido por células ciliares, que são músculos finos que se contraem e se relaxam para controlar a produção do líquido. 

Quando os músculos se contraem, eles diminuem a produção de humor aquoso. Quando os músculos se relaxam, eles aumentam a produção de humor aquoso.

Conclusão

Agora você já sabe quais são todas as partes do olho humano. Conhecer a anatomia dos  olhos é uma maneira importante de cuidar de nossa visão. 

Ao aprender sobre as partes dos olhos, podemos entender como a visão funciona, identificar problemas de visão e tomar melhores decisões sobre cuidados com os olhos.

Além disso, no conteúdo de hoje ressaltamos o quanto os olhos são órgãos essenciais para nossa vida, pois nos permitem enxergar o mundo ao nosso redor. 

Sendo assim, é importante cuidar da saúde ocular e realizar exames regulares com um oftalmologista.

Confira a grande quantidade de exames realizados pela RetinaPro e cuide da saúde dos seus olhos!

 

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content