Retinografia colorida

A retinografia colorida é um exame oftalmológico fundamental para a saúde dos seus olhos. Em Belém, nossa clínica oferece este procedimento de alta precisão, permitindo uma avaliação minuciosa da retina. Saiba tudo sobre a retinografia colorida e como ela pode ser um aliado na preservação da sua visão.

Retinografia Colorida

O que é a retinografia colorida?

A retinografia colorida é um exame oftalmológico que visa avaliar a saúde da retina, a parte posterior do olho. É um procedimento seguro e sem contraindicações, não apresentando riscos à saúde. A única exigência é que o paciente seja capaz de mover os olhos e mantê-los abertos durante o exame.

Para quem a retinografia colorida é indicada?

O exame é recomendado em casos de sintomas que sugerem problemas na retina, como:

  • aparecimento de manchas escuras, conhecidas como moscas volantes;
  • flashes repentinos;
  • dificuldade para enxergar;
  • dores oculares e
  • sombra escura no campo de visão.

Além disso, também pode ser recomendado para pacientes que têm maior propensão a desenvolver problemas na retina, como os diabéticos ou hipertensos.

Quais doenças a retinografia colorida auxilia a diagnosticar?

retinografia colorida pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças oculares. Uma delas é a retinopatia diabética, causada pelo excesso de glicose no sangue que pode levar o paciente à perda de visão.

Outras doenças são a retinopatia hipertensiva, causada pela pressão alta, o descolamento de retina, caracterizado pelo desprendimento dessa estrutura do globo ocular, e o glaucoma, que ocorre quando há alguma lesão no nervo óptico.

Como a retinografia colorida é feita?

O procedimento envolve a dilatação da pupila, geralmente usando colírio ou redução gradativa da luz. O paciente se posiciona em frente ao retinógrafo, um dispositivo que fotografa a área posterior do olho. Durante o exame, o paciente é instruído a olhar para pontos luminosos que variam de posição para capturar diferentes áreas da retina.

A posição pode mudar de acordo com a área ocular que se deseja tirar a foto e analisar. Quando a luz aparece na frente do olho, o foco é o disco óptico. Quando ela está no lado, a foto será centrada na mácula.

Para tirar a foto, há um forte flash que entra no olho e reflete na estrutura, trazendo detalhes sobre o seu estado. Pode ocorrer do paciente piscar durante essa fotografia, bastando repetir todo o processo para dilatar a pupila o máximo possível e tirar uma nova foto.

O que é avaliado no exame?

O oftalmologista avalia as imagens obtidas em busca de indicadores como:

  • manchas vermelhas no olho que indicam hemorragia;
  • pontos brancos que podem indicar a ausência de circulação sanguínea.
  • inchaço;
  • estreitamento dos vasos sanguíneos e
  • mudanças de trajeto dos vasos.

Como se preparar para o exame?

Não é necessário preparo específico para a retinografia colorida. No entanto, é recomendável vir acompanhado, pois a dilatação da pupila pode causar visão turva temporariamente, impedindo que o paciente dirija ou caminhe sozinho após o exame.

Principais dúvidas

O exame causa alguma dor?

O paciente pode sentir um leve desconforto durante a foto, em especial ao se utilizar o flash, mas, de forma geral, não há nenhuma dor para a realização do exame.

É preciso agendar uma consulta de retorno?

Sim, depois da realização da retinografia colorida é fundamental que o paciente agende o seu retorno com o seu oftalmologista ou retinólogo para entender os resultados e verificar se é necessário iniciar algum tratamento.

Precisa dilatar a vista para fazer retinografia?

Para a realização da retinografia colorida, a dilatação da pupila é um passo essencial. Isso permite ao oftalmologista obter imagens nítidas e detalhadas da retina. A dilatação pode ser alcançada de forma gradual através da redução da luz ambiente na sala de exame ou com o uso de colírio específico.

Quanto tempo dura o efeito da retinografia?

A duração do efeito da retinografia colorida varia de pessoa para pessoa, mas geralmente a dilatação da pupila pode perdurar por algumas horas após o exame. Durante esse período, a visão pode permanecer turva e a sensibilidade à luz pode aumentar.

Qual a diferença entre retinografia e mapeamento de retina?

Embora ambas as técnicas estejam relacionadas à avaliação da retina, a retinografia colorida e o mapeamento de retina têm finalidades ligeiramente diferentes. A retinografia colorida é um exame fotográfico que se concentra em capturar imagens coloridas da retina para avaliar sua saúde, identificando possíveis problemas, como hemorragias, inchaço e mudanças nos vasos sanguíneos.

Por outro lado, o mapeamento de retina é um procedimento que cria um mapa topográfico da retina, identificando áreas problemáticas com maior detalhe. Essa técnica é frequentemente usada para monitorar condições de longo prazo, como a retinopatia diabética.

Como é feito o exame de retinografia com contraste?

O exame de retinografia com contraste é uma variação que envolve o uso de um agente de contraste intravenoso para realçar ainda mais as estruturas da retina. Isso é particularmente útil em casos onde a presença de fluidos ou vasos sanguíneos anômalos precisa ser destacada. Durante o procedimento, o contraste é injetado na corrente sanguínea e, em seguida, imagens da retina são capturadas.

Agende sua retinografia colorida em Belém

Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre a retinografia colorida, agende esse exame conosco. Somos uma clínica em Belém especializada em doenças da retina e contamos com equipamentos de última tecnologia.

Se desejar, você também pode agendar o seu retorno ou acompanhamento oftalmológico com os nossos especialistas. Entre em contato para marcar o seu exame ou sua consulta conosco.