Consulta especializada com retinólogo

Consulta especializada com retinólogo

O que é um retinólogo?

Para entender o que é um retinólogo, é preciso saber um pouco mais sobre os olhos. Esses órgãos são compostos de diversas estruturas que ficam espalhadas em todo o globo ocular.

Entre elas está a retina e o vítreo, que ficam localizados na parte posterior do olho. O retinólogo, então, é o especialista responsável por examinar, diagnosticar, acompanhar e tratar doenças que afetam essas partes.

Para se tornar um especialista em retina, o médico precisa realizar a residência em oftalmologia, que dura em média três anos, e realizar uma especialização, também chamada de felllowship, que tem duração de mais três anos. Nessa fellowship, o profissional aprenderá tanto a parte clínica quanto a cirúrgica e se prepará para atender os seus pacientes.

Assim, no total, são cerca de 12 anos de estudo para se tornar um retinólogo.

O que um especialista em retina e vítreo faz?

O retinólogo é o especialista mais indicado para avaliar a retina e o vítreo por meio de exames como o mapeamento de retina e a angiofluoresceinografia retiniana.

Além disso, esse médico também pode realizar procedimentos cirúrgicos e clínicos para auxiliar no tratamento de doenças que afetam essas estruturas.

Quando é indicado uma consulta com um retinólogo?

O retinólogo deve ser consultado toda vez que se desconfia que há algum problema que afeta a retina, como descolamentos, hemorragias, degenerações, tumores e inflamações, por exemplo.

Normalmente, isso é percebido por meio dos sintomas:

  • aparecimento de manchas escuras na visão;
  • flashes de luz;
  • dor no olho;
  • perda parcial ou total da visão;
  • sombra escura na visão, e
  • embaçamento constante.

Além disso, existem alguns pacientes que devem consultar esse especialista de forma frequente por terem mais chances de desenvolver problemas na retina ou no vítreo, como é o caso dos diabéticos e dos hipertensos. Os míopes e idosos também têm maior propensão a doenças retinianas.

Quais são as principais doenças diagnosticadas e tratadas?

O retinólogo é o responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas doenças. Entre as principais, podemos citar:

  • degenerações: com o passar dos anos, a retina pode começar a se degenerar, criando buracos na parte central;
  • descolamento: ocorre quando a retina se desprende das outras estruturas do olho, ficando “solta” no globo ocular;
  • isquemias: interrupção do fluxo sanguíneo pela formação de placas nos vasos. Em alguns casos, pode ser acompanhada de hemorragia;
  • inflamações: os tecidos da parte posterior do olho podem inflamar, o que, normalmente, é uma consequência de uma infecção, e
  • tumores: as estruturas posteriores do olho podem ser afetadas por tumores, tanto malignos quanto benignos.

Esses são apenas alguns dos problemas, mas existem muitos outros. Ao ter qualquer desconforto que sugira um problema na retina, agende uma consulta com esse profissional quanto antes.

Como é uma consulta como um retinólogo?

A consulta com o retinólogo pode variar de acordo com a causa do agendamento. Mas, de forma geral, o médico conversará com você sobre os desconfortos, fará perguntas sobre eles, fará uma breve checagem do olho e recomendará a realização de algum exame.

Em alguns casos, como nos diabéticos, hipertensos, míopes e idosos, os exames devem ser refeitos com periodicidade para garantir que está tudo bem e ter um diagnóstico precoce no caso de qualquer doença.

Quais exames um retinólogo pode realizar?

O retinólogo é um oftalmologista, por isso, ele pode realizar todos os exames relativos ao olho. Mas, geralmente, esse médico acompanha a realização de:

  • mapeamento de retina: exame simples feito com uma lente que permite a visualização da parte posterior do olho;
  • biomicroscopia da retina ou do fundo do olho: utiliza um biomicroscópio para analisar a córnea, a íris, o cristalino, o nervo óptico e a retina central;
  • angiofluoresceinografia retiniana: exame com contraste que possibilita a avaliação dos vasos sanguíneos da retina, e
  • tomografia de coerência óptica: procedimento que tira “fotos” da parte posterior do olho.

Principais dúvidas

Como se preparar para uma consulta?

Não é necessário ter nenhuma preparação para a primeira consulta com um retinólogo. Nesse primeiro momento, haverá apenas uma conversa e a realização de exames que não exigem nenhum cuidado prévio ou posterior.

Caso você já consultou anteriormente com um oftalmologista, recomenda-se levar os exames antigos relacionados à saúde ocular.

Qual a diferença entre um oftalmologista e um retinólogo?

A principal diferença entre um oftalmologista e um retinólogo é a sua especialização. Enquanto o primeiro domina as doenças oculares de forma geral, o segundo foca em diagnosticar, acompanhar e tratar enfermidades que afetam a retina e o vítreo.

Agende sua consulta conosco

Se você mora em Belém e deseja agendar uma consulta com um retinólogo, entre em contato conosco. Somos uma clínica especializada em doenças do fundo do olho e contamos com corpo clínico com ampla experiência.

Fale com a nossa equipe se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema ou se desejar agendar um horário.