Precisamos responder uma pergunta importante: o que é glaucoma? Afinal, estamos falando de uma doença que nem sempre apresenta sintomas em suas fases iniciais, mas pode levar à cegueira irreversível!
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil brasileiros lidam com o glaucoma. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a doença é a segunda principal causa da perda de visão, ficando atrás apenas da catarata.
Todavia, vale ressaltar que a cegueira da catarata pode ser revertida por meio de cirurgia, enquanto a perda gerada pelo glaucoma não. O problema ocasiona o aumento da pressão intraocular e lesões no nervo óptico, que é o “caminho” feito pela luz que entra no nosso olho até chegar ao cérebro. Assim, são formadas as imagens que vemos.
Tudo isso causa a perda da visão periférica, que é a nossa capacidade de enxergar o que está ao nosso lado, mas sem precisar virar a cabeça. Dessa forma, o paciente passa a ver como que estivesse olhando em um cone e isso só piora progressivamente.
Risco e tratamento
As pessoas com maiores riscos de desenvolver glaucoma são aquelas com mais de 40 anos, diabéticas, que sofreram traumas oculares e com alto grau de miopia. Então, entender o que é glaucoma é importante para ter a consciência de manter os check-ups oftalmológicos regulares. Com esse cuidado, o médico pode identificar o problema quanto antes e dar início ao tratamento.
Infelizmente, não há uma cura definitiva, mas é possível controlar a doença, seja pelo uso de colírios ou a realização de procedimentos cirúrgicos, de acordo com as condições de saúde de cada paciente.
Percebeu o que é glaucoma e a sua gravidade? Por isso, a médica oftalmologista Dra. Izabela Almeida, que faz parte da RetinaPro, gravou o vídeo a seguir para nos explicar ainda mais sobre o assunto. Confira!
Gostou de aprender o que é glaucoma? Estamos sempre publicando conteúdos interessantes para ajudar no cuidado com a saúde ocular.
Veja mais em nossas redes sociais: no Instagram, Facebook e Youtube.
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!