O RetinaPro Bono teve início em abril/2018
O objetivo do projeto é atender pacientes com problemas de retina. A ideia por trás da campanha é estimular bons hábitos de cidadania, durante o dia do projeto não há cobrança de honorários médicos, nem dos exames realizados.
Todos que trabalham no evento (médicos ou não) o fazem doando seu tempo.
O paciente é estimulado à trazer leite em pó, o qual é destinado às instituições de caridade, promovendo um ciclo virtuoso de generosidade.
Qual o problema encontrado?
Existe uma grande demanda por atendimento à problemas visuais, sobretudo para doenças da retina. As doenças da retina costumam ser extremamente graves, e o diagnóstico e tratamento precoces podem impedir a perda visual destes pacientes.
O que o projeto busca resolver?
Realiza consultas, exames e tratamento (para casos específicos) de pacientes com doenças oculares.
Quais os participantes do projeto?
- Dr Alexandre Rosa
- Dra Thais Mendes
- Dr Edmundo de Almeida Sobrinho
- Dra. Izabela de Almeida Diniz
- Eliana Farias
- Celina Santos
- Andrea Pinheiro
- Felipe Pinheiro
- Sira Sousa
- Eloiza Marilac Garcia (Mari)
- Edilene de Almeida
- Marina de Almeida Rosa
Quais os resultados alcançados?
Foram atendidos mais de 150 pacientes nas 6 campanhas realizadas no ano de 2018. Foram realizadas consultas, exames e tratamentos de acordo com necessidade de cada caso.
Foram arrecadados vários quilos de leite e doados para a instituição Jardim das Oliveiras que atende 150 famílias nos bairros, Castanheira e Guanabara, na região metropolitana de Belém e Ananindeua respectivamente.
[widgetkit id=”7″]
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).