Ceratocone tem cura? Saiba mais

Ceratocone tem cura? Saiba mais

Após receber o diagnóstico, é comum se perguntar se ceratocone tem cura ou não. Essa doença modifica o formato da córnea e pode afetar um ou os dois olhos. Apesar de ser uma enfermidade séria, com os devidos cuidados é possível viver com ela sem maiores complicações.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 4 a 600 pessoas a cada 100.000 indivíduos desenvolvem esse problema durante a sua vida. Estima-se que cerca de 6% a 8% dos casos contam com histórico familiar. Além disso, as primeiras manifestações tendem a ocorrer entre 13 e 18 anos, sendo que há progressão por uma média de 6 a 8 anos antes de estabilizar.

Para falar mais sobre essa doença e discutir se ceratocone tem cura ou não, criamos esse artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas.

Quais são os sintomas iniciais de ceratocone?

Antes de falarmos sobre ceratocone ter cura ou não, precisamos falar sobre os sintomas dessa doença, que são normalmente ignorados pelos pacientes, impossibilitando o diagnóstico de forma precoce.

Nos estágios iniciais, não há nenhuma manifestação, uma vez que o formato da córnea ainda é similar ao normal. Com o passar do tempo, o paciente pode começar a se queixar de:

  • visão turva;
  • sensibilidade a luz;
  • coceira nos olhos;
  • dor de cabeça;
  • dificuldade para ver em ambientes escuros;
  • alteração no foco;
  • distorção de linhas retas e
  • percepção de halos ao redor das fontes de luz.

Grande parte desses sintomas pode ser confundida com astigmatismo, mas as duas doenças são totalmente diferentes! Para saber distinguir uma da outra e iniciar o tratamento deve-se realizar quanto antes uma consulta com um oftalmologista.

É importante frisar que a piora do ceratocone pode levar bastante tempo, mas é algo que deve ser evitado a todo custo, uma vez que pode prejudicar muito a visão permanentemente.

Quais são as possíveis causas?

Não há exatamente uma causa para desenvolver ceratocone, podendo ocorrer em diferentes gêneros e idades. Apesar de ainda não ser algo confirmado, suspeita-se que há questões genéticas, uma vez que parte dos pacientes conta com casos na sua família, como apontado pela SBO acima.

Além disso, outros fatores podem influenciar, como:

  • hábito de coçar os olhos com frequência;
  • alergias, como asma e rinite;
  • redução de colágeno;
  • Síndrome de Down e
  • alterações oculares congênitas.

Para saber mais sobre esse problema ocular, dê play no vídeo abaixo e confira a nossa live sobre o tema.

Como é feito o diagnóstico do ceratocone?

Para entender se ceratocone tem cura é preciso falar sobre o diagnóstico. Esse processo envolve a análise dos sintomas, assim como a realização de alguns exames, como:

Vale ressaltar aqui que cabe ao médico definir os exames necessários para realizar o diagnóstico. Nem sempre todos os citados acima serão necessários para avaliar o formato da córnea e analisar o comprometimento para identificar os melhores métodos para tratamento.

Afinal, ceratocone tem cura?

Não, ceratocone não tem cura, mas há tratamento para lidar com a doença e evitar a sua progressão. O método escolhido dependerá diretamente da fase em que a enfermidade está, podendo envolver:

  • óculos de grau: para casos iniciais apenas para corrigir o astigmatismo;
  • lentes de contato: use de uma lente rígida para comprimir a córnea e melhorar a acuidade visual, e
  • crosslinking: é feita a raspagem da córnea para remover a camada mais externa do tecido. Então, aplica-se colírio para evitar o avanço da doença.

Além disso, nos casos mais sérios pode ser necessário realizar o transplante de córnea, em que é retirada essa estrutura do olho e transplantada uma saudável. Confira a nossa live sobre essa cirurgia e entenda como ela funciona e quando ela é indicada.

Como prevenir o ceratocone?

É impossível prevenir totalmente o ceratocone, mas há alguns hábitos que reduzem as chances de desenvolver essa doença. O principal é evitar ao máximo coçar os olhos. Além disso, deve-se realizar de forma periódica uma consulta com um oftalmologista para fazer um check-up e garantir um diagnóstico precoce.

Se você mora em Belém ou região, conte conosco para isso. Entre em contato para agendar uma consulta preventiva e converse com um de nossos especialistas sobre essa doença.

E para ver mais dicas para cuidar da sua saúde ocular, acompanhe o nosso Facebook, Instagram, canal do YouTube e Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content