Acordar com os olhos grudados de remela: o que pode ser?

Acordar com os olhos grudados de remela

Acordar com os olhos grudados de remela pode ser indicativo de manifestação de alguma doença ocular. Por exemplo, conjuntivite, blefarite, entre outras.

No entanto, o acúmulo de remelas também pode estar associado ao funcionamento convencional do organismo humano. Por isso, é fundamental realizar uma consulta com um oftalmologista.

Neste artigo exclusivo, a RetinaPro explica o que é a remela, o que significa acordar com os olhos com essa secreção e o que fazer quando há um quadro de acúmulo excessivo.

Continue no artigo e tenha uma excelente leitura!

O que é a remela?

A remela é um termo popular para designar o acúmulo de líquido lacrimal, convencionalmente formado durante à noite enquanto dormimos. Ou seja, a remela é de certo modo um resíduo acumulado.

As lágrimas são essenciais para a saúde do olho e são constantemente produzidas de modo a mantê-lo lubrificado e protegido contra eventuais partículas que possam agredir a delicada anatomia do olho.

Basicamente, as lágrimas são compostas por três componentes:

  • Muco, responsável por aprisionar micropartículas como poeira
  • Parte líquida, contendo proteínas essenciais à saúde do olho
  • Componente gorduroso, que evita a evaporação da lágrima

Esses componentes são essenciais e lubrificam os olhos. No entanto, quando piscamos, são espalhados e posteriormente acumulados ao canto.

Quando dormimos, nossas glândulas responsáveis pela produção de lágrimas diminuem a concentração da parte líquida e mantêm os componentes de muco e gorduras. Assim, as remelas são formadas.  

No entanto, acordar com os olhos grudados de remela pode ser tanto um sinal saudável quanto, ao contrário, um sintoma de provável infecção ou doença ocular.

O que significa acordar com os olhos com remela?

Acordar com os olhos grudados de remela pode ser um indicativo de funcionamento saudável das glândulas responsáveis pela produção de lágrimas ou, em sentido oposto, um sinal que deve ser observado com cuidado.

Confira a seguir as causas mais simples e aquelas mais sérias que indicam a necessidade consulta com um oftalmologista.

Causas mais simples

Em alguns casos, de menor preocupação médica, a produção excessiva de lágrimas pode estar associada ao próprio funcionamento do organismo humano.

  • Sono: ao dormimos, além da redução do número de piscadas, as glândulas responsáveis pela produção das lágrimas diminuem a concentração da parte líquida; isso possibilita a maior formação de remelas, sem maiores preocupações
  • Alergias: causadas por micropartículas ou corpos estranhos, aumentam a produção de lágrimas e o consequente acúmulo de remela
  • Olhos secos: a qualidade da lágrima produzida pode acarretar um quadro de ressecamento dos olhos, pela má lubrificação; neste sentido, as lágrimas podem apresentar uma proporção não ideal entre líquido, muco e partes gordurosas.

Causas mais sérias

No entanto, acordar com os olhos grudados de remela também pode ser o sinal de uma infecção por vírus ou bactéria em progresso ou, ainda, de uma reação alérgica preocupante.

Para tanto, é necessário saber identificar quando a remela é preocupante.

Em alguns casos, a produção excessiva de remela pode estar associada a doenças oculares como:

  • Blefarite: inflamação das pálpebras, também associada à ação de bactérias, que gera o aumento de remelas
  • Conjuntivite: inflamação da conjuntiva, podendo ser bacteriana, viral ou mesmo alérgica; também provoca o aumento na quantidade de remelas
  • Dacriocistite: doença relacionada ao saco lacrimal e obstrução do ducto nasolacrimal, gerando o acúmulo de secreção e consequentemente as remelas
  • Triquíase: o contato dos cílios com os olhos, por um crescimento irregular, pode causar irritação que provocam a maior produção de remelas
  • Covid-19: em estudo recente, avaliou-se o impacto da COVID-19 na saúde ocular, sendo detectado que em paciente foram identificados sintomas associados como conjuntivite e aumento na produção de lágrimas; aspecto que impacta na quantidade de remela

Acordar com os olhos grudados de remela causas

Como prevenir a remela nos olhos?

Como vimos, a produção de remelas está associada a um comportamento natural e saudável do organismo humano. Especificamente, a lubrificação e saúde ocular.

Neste sentido, a prevenção contra as remessas não é necessária. O que, de fato, deve-se atentar são os quadros de acúmulo excessivo e preocupantes desta secreção.

Nestes momentos a melhor estratégia é a consulta com um oftalmologista que avaliará o quadro de saúde, diagnosticando e sugerindo o melhor tratamento para cada caso.

O que fazer quando acordar com os olhos grudados de remela?

Ao acordar com os olhos grudados de remela alguns comportamentos podem auxiliar a saúde dos olhos. Neste momento não há um diagnóstico efetivo realizado por um médico ou médica e, portanto, deve-se evitar cenários que provoquem a piora do quadro.

Por isso, mesmo se o caso for simples, como o acúmulo decorrente do sono, siga as seguintes recomendações:

  • Lavar cuidadosamente os olhos: lave cuidadosamente, em água limpa e corrente, de modo a eliminar o acúmulo de secreção
  • Evitar esfregar os olhos: não manipule os olhos, esfregando ou coçando; isto pode piorar um provável quadro de infecção, caso exista

Vale ressaltar que, em hipótese alguma, a automedicação é recomendada. Sempre procure auxílio médico para o efetivo diagnóstico e tratamento adequado.

Remela que não passa! O que fazer?

Em casos nos quais a produção excessiva de remela perdura ou demonstra-se preocupante (por exemplo, associada à vermelhidão nos olhos), procure imediatamente um médico ou médica oftalmologista para consulta.

No contato em consulta, o médico ou médica responsável saberá avaliar em detalhe cada sintoma, eliminando hipóteses e definindo um diagnóstico assertivo para cada caso avaliado.

Por isso, procure um oftalmologista e realize a consulta médica. O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para um processo de melhora rápida do quadro de saúde.

Faça sua consulta na RetinaPro

A RetinaPro investe constantemente na qualidade de atendimento, equipamento e equipe médica com histórico de sucesso e qualificação exemplar, de modo a tratar cada paciente de modo personalizado e com escuta ativa.

Por isso, nosso corpo clínico é comprometido com o cuidado e a qualidade de vida de todos os pacientes, proporcionando tratamento de ponta, com um compromisso de ouvir cuidadosamente cada caso.

Agende a sua consulta e se livre de uma vez desse incômodo!

Sala de espera da RetinaPro, acordar com os olhos grudados de remela

Conclusão

Neste artigo exclusivo da RetinaPro você aprendeu sobre o acúmulo excessivo de remela e qual a sua relação com prováveis doenças.

Como vimos ao longo do artigo, as remelas são o resultado natural da produção de lágrimas, sendo comum sua formação durante o sono. Neste momento, reduzimos o número de piscas e a composição das lágrimas produzidas também é alterada.

No entanto, em alguns casos, acordar com os olhos grudados de remela pode ser o indicativo de alguma doença ocular. Por exemplo, blefarite, conjuntivite ou outro quadro que provoca o aumento na produção das remelas.

Por isso, é essencial realizar uma consulta com o oftalmologista quanto antes, de modo a iniciar o tratamento adequado.

Caso esteja vivenciando este sintoma, ou conheça alguém com este quadro de saúde, entre em contato com a RetinaPro e agende uma consulta!

Quer saber mais sobre saúde ocular? Continue no nosso blog e confira as recomendações médicas.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content