Exame oftalmológico: saiba quais são os exames essenciais para a saúde ocular

exames oftalmológicos

Diversas doenças podem ser prevenidas por meio de um exame oftalmológico. As doenças oculares podem ser silenciosas, por isso a prevenção é tão importante. Afinal, quanto antes você souber de uma doença, mais rápido receberá o tratamento adequado.

No conteúdo de hoje vamos falar para que serve o exame oftalmológico e quais são os principais exames oftalmológicos, incluindo:

Além disso, vamos explicar qual é o exame de vista mais completo e qual a importância de cuidar da sua saúde ocular. Boa leitura!

Para que serve o exame oftalmológico?

Um exame oftalmológico é indicado para quem precisa fazer uma avaliação do olho e da visão, ou seja, para cuidar da saúde ocular. 

Em um exame oftalmológico o médico avalia a capacidade visual, observa a retina, entre outras coisas.

Contudo, há diversos tipos de exames oftalmológicos, a seguir vamos descrever quais são os principais.

Quais são os exames oftalmológicos?

Conforme explicamos acima, os exames oftalmológicos são essenciais para a saúde dos olhos, mas existem vários tipos de exames e tudo vai depender do que o médico quer analisar. 

Confira abaixo quais são os exames oftalmológicos.

Ecografia Ocular

O exame de ecografia ocular ou ultrassonografia ocular, permite que as estruturas dos olhos sejam observadas em tempo real. Isso facilita o diagnóstico de muitas doenças, além de ser totalmente indolor para o paciente.

Basicamente, é utilizado um equipamento que emite ondas ultrassônicas, essas ondas entram no globo ocular e geram um eco quando acham algum impedimento, como as estruturas do olho.

Esse exame é indicado para diversas pessoas, pois serve para o oftalmologista diagnosticar várias doenças que possam afetar os olhos. O exame também é indicado para pacientes que já estejam fazendo algum tratamento, por exemplo, após a cirurgia de catarata.

Devido a simplicidade e segurança do exame, o mesmo pode ser realizado em todas as faixas etárias, pois não apresenta nenhum tipo de risco à saúde.

Mapeamento de Retina

Outro exame essencial para a saúde ocular é o de mapeamento de retina, pois ele consegue fazer uma análise detalhada das estruturas que formam o fundo do olho.

Durante a realização do exame, o oftalmologista consegue ver:

  • a retina central e periférica;
  • o nervo óptico;
  • o vítreo e;
  • os vasos sanguíneos da região.

Além disso, não é necessário apresentar algum sintoma relacionado para fazer o mapeamento de retina, especialmente se fizer parte de alguns dos grupos abaixo:

  • pessoas com doenças crônicas;
  • pacientes que irão realizar alguma cirurgia ocular;
  • se sofrer com problemas de visão;
  • bebês prematuros;
  • ser míope ou;
  • suspeitar de doenças oculares.

 

Retinografia Colorida

A retinografia colorida é mais um exame oftalmológico que permite avaliar a saúde da retina.

O exame é seguro e não apresenta riscos à saúde. Durante a realização do exame é importante que o paciente movimente os olhos e tente mantê-los abertos.

Exame oftalmológico: saiba quais são os exames essenciais para a saúde ocular

Exame de retinografia colorida realizado pela RetinaPro

 

OCT – Tomografia de Alta Definição

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame oftalmológico que permite a obtenção de imagens 3D da retina, vítreo, nervo óptico e coroide. É um exame seguro e não invasivo.

O exame de tomografia de alta definição é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de uma variedade de doenças oculares, incluindo:

  • degeneração macular relacionada à idade (DMRI);
  • retinopatia diabética;
  • edema macular;
  • glaucoma;
  • doenças da retina associadas a traumas;
  • tumores oculares.

Além disso, o exame leva cerca de 10 minutos e não requer anestesia.

Angiofluorescência Panorâmica

A angiofluoresceinografia é um exame oftalmológico que permite estudar os vasos sanguíneos da retina e da coroide. O exame é realizado com o auxílio de um corante fluorescente chamado fluoresceína.

Durante o exame, o paciente pode sentir algum desconforto, como ardor ou coceira nos olhos.

A angiofluoresceinografia é indicada para o diagnóstico e acompanhamento de uma variedade de doenças oculares, incluindo:

Retinografia Panorâmica

A retinografia panorâmica é uma evolução da retinografia tradicional. Esse exame permite avaliar a saúde da retina, a parte posterior do olho responsável pela captação de imagens. 

O procedimento é realizado com o auxílio de um oftalmoscópio, um aparelho que projeta uma luz no fundo do olho. A retinografia panorâmica pode ser associada a outro exame como a tomografia de alta definição.

Qual o exame de vista mais completo?

O mapeamento de retina costuma ser o exame mais completo, pois conforme citamos anteriormente, ele analisa não somente a retina, mas também visualiza todas as estruturas que fazem parte do fundo do olho.

Contudo, é sempre importante consultar um oftalmologista para que ele indique o melhor exame para o seu caso em específico.

Por que escolher a RetinaPro para seus exames oftalmológicos?

A RetinaPro é formada por uma equipe de especialistas em saúde ocular. Além disso, nós somos a primeira clínica especializada em diagnóstico e tratamento de doenças da retina na região Norte do Brasil.

A RetinaPro pode oferecer o melhor para sua saúde ocular, agende sua consulta com nossos especialistas!

Conclusão

Em suma, um exame oftalmológico é a melhor forma de analisar como está a sua saúde ocular ou para acompanhar o tratamento de alguma doença dos olhos. 

No conteúdo de hoje também conhecemos quais são os principais tipos de exames oftalmológicos.

Além disso, é válido ressaltar que os exames e equipamentos mudaram bastante ao longo dos anos e atualmente já podemos contar com equipamentos modernos, como acontece aqui na RetinaPro.

Conte com a RetinaPro para cuidar da sua saúde ocular, agende sua consulta ou exame!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content