Saiba como conseguir a licença para ter um cão-guia

retinapro-600x600

Um cão-guia não é apenas uma orientação para a pessoa com deficiência visual, mas um companheiro muito útil e treinado para isso. Quem tem um costuma dizer que traz mudanças significativas para a vida de relações.

Cães-guia passam por um processo de treinamento de cerca de dois anos no Brasil. Ao mesmo tempo, para obter um existem alguns passos que tornam esse desejo possível.

Continue a leitura e descubra como conseguir a licença para ter um cão-guia.

Direito a um cão-guia

A Lei No 11.126, de 27 de junho de 2005, garante o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia. Todos os detalhes referentes ao assunto foram regulamentados no ano seguinte pelo Decreto No 5.904, de 21 de setembro de 2005.

Isso significa que existe uma regulamentação federal para garantir o direito à utilização de cão-guia e a forma como esse uso deve ser efetivado. Assim, além da garantia do direito, regulamenta os locais que podem ser acessados, os transportes que podem ser utilizados e a identificação, entre outros.

Principais passos para a autorização

No Brasil ainda não é uma tarefa fácil conseguir um cão-guia, pois há uma grande demanda. Mas, ao longo dos anos a situação vem melhorando, com mais instituições que treinam e fornecem o animal.

Um cão-guia treinado em institutos federais é doado, não pode ser comprado, pois é parte de um programa nacional de inclusão. Existem requisitos para se candidatar e alguns procedimentos e iniciativas que devem ser tomadas. Veja os principais passos a seguir.

Dispor dos requisitos necessários

Os requisitos necessários para se iniciar os trâmites a fim de conseguir um cão-guia no Brasil podem ser assim relacionados:

  • ter idade mínima de 18 anos ou maior de 16 anos emancipado;
  • ser pessoa com deficiência visual;
  • residir no território nacional;
  • ter condições de manutenção e cuidados do cão.

Realizar o cadastro

Para ser candidato a receber um cão-guia é preciso estar registrado no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). As inscrições são realizadas a partir de editais de chamamento publicados periodicamente, sempre com prazo definido.

Participar do Curso de Orientação e Mobilidade

A utilização de um cão-guia requer alguns conhecimentos e preparo do usuário. Essa formação é dada principalmente pelos cursos de orientação e mobilidade, com ênfase no treinamento para uso do animal, oferecido por diversas instituições públicas e privadas.

Passar por avaliação para recebimento do animal

Uma avaliação conclusiva dos cadastrados confirma a existência de todos os requisitos e trâmites necessários para o candidato. Trata-se de uma entrevista que poderá concluir pela ausência de condição ou por sua aprovação.

Existir disponibilidade de animal treinado

Finalmente, é claro, precisa haver disponibilidade de animal treinado para esse fim. Com isso, o candidato é chamado e recebe seu futuro companheiro de jornada com o qual passará alguns dias em adaptação e entrosamento.

Como se viu, obter um cão-guia requer algumas medidas e, se você conhece alguém que deseja um, fique atento aos editais de chamamento que ocorrem periodicamente.

Gostou? Assine nossa newsletter e tenha o que há de melhor para a saúde de sua visão.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content