Cuidado dos olhos: conheça 16 mitos e verdades

Cuidado dos olhos: conheça 16 mitos e verdades

Assim como é preciso prezar pela saúde do coração, dos rins e outros órgãos, o cuidado dos olhos também é necessário. Mas, infelizmente, ainda existem muitos mitos sobre isso que fazem com que as pessoas tenham dúvidas sobre o que deve ou não deve ser feito.

Isso tem impacto diretamente na saúde e na prevenção de doenças, uma vez que alguns hábitos podem prejudicar de forma permanente a visão. Neste artigo, você encontra alguns mitos e verdades sobre o cuidado dos olhos. Continue lendo e e tire suas dúvidas sobre saúde ocular!

Principais mitos e verdades sobre o cuidado dos olhos

Tire todas as suas dúvidas sobre o cuidado dos olhos e veja nossas dicas para ter mais saúde ocular:

1. Ler com pouca luz prejudica a visão?

Mito! A quantidade de luz durante a leitura não interfere na saúde dos olhos. O excesso ou falta de luz pode apenas gerar um desconforto e reduzir seu interesse pela atividade. No escuro, há uma redução da velocidade da leitura e um maior estímulo ao sono.

2. Ler em um veículo em movimento descola a retina?

Mito! Ler no ônibus ou no carro pode causar mal-estar, como tonteira, náuseas ou dor de cabeça, devido ao esforço para manter a concentração com o movimento. Porém, ler em um veículo em movimento não causa descolamento de retina. Ou seja: você pode ler onde quiser e não precisa se preocupar com esse cuidado dos olhos.

3. Usar os óculos de outra pessoa faz mal?

Verdade! Não é por acaso que é necessária uma receita para a confecção dos óculos. As medidas de distância entre os olhos e do eixo do grau dos óculos, por exemplo, são personalizadas.

Usar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos em feiras podem causar diversos problemas, como:

  • dores de cabeça;
  • fadiga;
  • tontura e
  • não correção do problema de vista.

Saiba mais sobre o uso de óculos e os problemas que podem ser corrigidos com ele na nossa live completa sobre o tema:

4. Um cuidado dos olhos é trocar os óculos de grau anualmente

Verdade! Todos os pacientes que utilizam óculos precisam ter esse cuidado dos olhos. Deve-se realizar anualmente um exame com um oftalmologista de confiança para verificar se houve, ou não, alteração no grau.

Vale ressaltar que, às vezes, mesmo quando não há alterações no grau, é importante trocar suas lentes que, com o tempo, vão sofrendo arranhões, riscos, perda da camada antirreflexo, etc.

5. Óculos escuros protegem a visão?

Verdade! Os óculos escuros são uma proteção importante contra os raios solares. No entanto, para que sejam eficazes, é necessário que tenham a proteção contra os raios ultravioletas e infravermelhos.

Não compre óculos escuros sem procedência! As lentes escuras fazem com que a pupila se dilate, permitindo a entrada de mais luz. Sem a proteção, esse excesso de raios solares pode causar doenças como a catarata e a degeneração macular.

Dê play no vídeo abaixo para saber mais sobre a ação do sol nos olhos e os seus malefícios a longo prazo.

6. Olhar diretamente para o Sol causa cegueira?

Verdade! Quando a exposição é prolongada, os raios ultravioletas que são emitidos pelo Sol podem causar queimaduras e lesões irreversíveis na retina e no cristalino, podendo inclusive desencadear a catarata.

Leia agora: Óculos de sol pode proteger de doenças oculares?

7. O computador prejudica o cuidado dos olhos

Mito! O uso do computador não compromete a visão. O que ocorre é que a luz emitida pela tela faz com que você pisque menos, o que reduz a lubrificação dos olhos e pode causar um desconforto, como ardência dos olhos. Para evitar esse efeito, basta fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora em frente à tela.

8. Colírios podem ser usados sem receita médica?

Esse é um dos maiores mitos sobre o cuidado dos olhos! Colírios são medicamentos e só devem ser usados com prescrição — mesmo os aparentemente inofensivos, indicados para lubrificar os olhos. O uso indiscriminado desses medicamentos pode causar sérios danos à sua saúde ocular.

Para se ter ideia do que pode ocorrer, soluções com corticoide estão relacionadas com casos de catarata e glaucoma. Por isso, devem ser utilizadas apenas quando necessário.

Além disso, é preciso cuidado com o manuseio do colírio para evitar contaminações. Lave sempre as mãos antes de usar o colírio e não encoste o frasco nos olhos.

Clique no vídeo abaixo e saiba como usar corretamente esse medicamento.

9. Cenoura faz bem para os olhos?

Verdade! A cenoura é rica em vitamina A e luteína, substâncias antioxidantes que oferecem uma proteção natural para os olhos, melhorando especialmente a visão noturna. Além de comer cenoura, ter uma dieta equilibrada também é essencial para a saúde dos olhos.

Quer saber mais sobre a influência da alimentação no cuidado dos olhos? Veja a nossa live completa sobre isso!

10. Diabetes causa cegueira?

Verdade! Taxas altas de glicemia comprometem a saúde ocular, podendo causar:

  • descolamento de retina;
  • hemorragia;
  • glaucoma e
  • catarata.

Por isso, toda pessoa que tem diabetes deve fazer anualmente o mapeamento da retina para verificar se há danos causados pela doença.

Confira como evitar complicações oculares dessa doença no vídeo abaixo!

11. A catarata é hereditária?

Meia verdade! Há, sim, casos de catarata congênita que são hereditários, mas a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento do cristalino, que é natural com o avançar da idade. É a chamada catarata senil.

Leia: É possível prevenir a catarata na terceira idade?

Mas há cuidados dos olhos que podem auxiliar nos outros tipos de catarata, como:

  • controlar a diabetes;
  • evitar traumas oculares;
  • cessar o tabagismo;
  • não ingerir muita bebida alcoólica.

12. Um cuidado dos olhos é sentar longe da TV?

Mito! Sentar mais perto da TV que o necessário pode dar uma forte dor de cabeça, mas não prejudica a visão. Porém, um ponto merece atenção: se você está se sentando mais próximo ao televisor por não estar enxergando, isso pode ser um sinal de miopia.

Entenda mais sobre miopia nesse vídeo:

13. Consumir adoçantes artificiais com frequência pode deixar meus olhos mais sensíveis à luz?

Verdade! Se você possui um alto consumo de adoçantes artificiais, como os ciclamatos, seus olhos podem se tornar mais sensíveis à luz. Isso acontece devido à composição do produto.

O aumento da sensibilidade também pode ocorrer por outros fatores, como:

  • alguns antibióticos;
  • contraceptivos orais e
  • remédios para pressão alta e diabetes.

14. Usar óculos por muito tempo vai enfraquecer meus olhos?

Mito! Os óculos são usados para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia e, não, eles não enfraquecerão seus olhos. Eles são apenas auxiliares ópticos externos que fornecem uma melhor visão às pessoas que possuem erros de refração.

Então, um cuidado dos olhos que você não pode deixar de lado é utilizar os seus óculos sempre, uma vez que eles fazem bem para a sua saúde ocular.

Saiba mais: Óculos de grau: 6 dicas para escolher melhor!

15. Canetas que emitem laser podem causar cegueira?

Verdade! Dispositivos portáteis que emitem raios laser podem causar danos graves à visão, inclusive a cegueira. Sobretudo, os lasers de cor verde.

O que acontece é que a maioria desses objetos não é regulamentada e pode atingir uma alta potência. Se direcionados aos olhos, podem atravessar a córnea e o cristalino e chegar até a retina, provocando queimaduras e, em muitas vezes, a cegueira do olho atingido.

16. “Virar” os olhos pode torná-los permanentemente “virados”?

Outro grande mito sobre o cuidado dos olhos! Nossos músculos oculares têm a função de mover nossos olhos nas mais diversas direções. “Virar” os olhos — olhar para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo — não forçará os olhos a permanecerem permanentemente “virados”.

Isso só acontece por meio de algum erro de refração não corrigido ou de algum dano muscular ou nervoso, mas nunca por forçar os olhos para essa posição.

Se você quer saber mais sobre saúde ocular e deseja garantir que os seus olhos estão bem, realize uma consulta conosco. Somos uma clínica especializada em Belém e temos um time altamente capacitado para atendê-lo.

E caso você queira mais conteúdos desse tipo para melhorar o cuidado dos olhos, siga-nos no Instagram e no Facebook. Se quiser tirar alguma dúvida, basta nos mandar uma mensagem.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content