• Blog
  • Ultrassonografia ocular em Belém

Ultrassonografia ocular em Belém

Aparelho para exame de ultrassonografia ocular

Está procurando por uma ultrassonografia ocular em Belém? Acabou de achar a primeira clínica especializada em saúde da retina do Norte do Brasil!

Esse exame é amplamente pedido para analisar a saúde dos olhos e detectar condições que causam danos a eles. É relativamente simples e rápido, sem precisar se preocupar com dores ou desconfortos após o procedimento.

 

Mas antes de marcar a sua ultrassonografia ocular em Belém, recomendamos que você saiba mais sobre ela, tirando suas dúvidas sobre como o procedimento é feito e se necessita de preparação prévia.

Ultrassonografia ocular em Belém: saiba mais sobre o exame

Para que você possa decidir onde fazer a sua ultrassonografia ocular em Belém, é importante entender o que é e como o exame é realizado.

Também chamado de ecografia ocular, esse exame utiliza as ondas ultrassônicas para criar uma imagem do olho. Essas ondas ultrassônicas podem ser utilizadas em diversos exames. O mais conhecido é o ultrassom que as mulheres costumam fazer durante a gestação.

Essa técnica de imagem, é utilizada desde 1956 para o diagnóstico de doenças oculares em seres humanos. Apesar do grande avanço da medicina ao longo dos anos, esse continua sendo um exame muito utilizado, principalmente por ser rápido, fácil de executar e não ser invasivo.

 

Ele pode ser realizado de duas formas: modo-A e modo-B.

 

O modo-A, também chamado de avaliação quantitativa, é o menos utilizado e proporciona dados da estrutura em análise, como a homogeneidade, a transmissão, a reflexão, a amplitude e outros detalhes.

Já o modo-B, também chamado de exame cinético, consegue criar imagens das estruturas anatômicas, o que permite que o especialista analise a forma, o tamanho e a posição do olho.

Também é possível ser realizado das duas formas para trazer resultados mais precisos.

 

Como é feita a ecografia ocular?

O método do exame dependerá diretamente do que está se analisando. Em geral, o equipamento, chamado de transdutor, é colocado diretamente sobre a córnea, o que fornece imagens de alta qualidade. Nesse caso, é utilizado um anestésico tópico para diminuir a sensação de desconforto.

Também é possível realizar a ecografia ocular com o equipamento na pálpebra fechada, em específico quando há úlcera corneal profunda, traumatismo grave ou cirurgia ocular recente.

Esse exame não exige preparação prévia, como interrupção de remédios ou colírios. Caso você utilize lentes de contato, é preciso removê-las antes do procedimento.

 

AGENDAR ULTRASSONOGRAFIA OCULAR EM BELÉM

 

Ainda ficou com dúvidas sobre como o exame é realizado? Então veja o nosso vídeo!

 

 

Ultrassonografia ocular: quando fazer?

A ultrassonografia ocular, é comumente solicitado pelos médicos para:

  • avaliação de lesões oftálmicas;
  • avaliação qualitativa de lesões intraoculares e orbitais e
  • avaliação quantitativa de lesões intraoculares e orbitais.

 

Dessa forma, ela é indicada em casos de opacidade ocular, ou seja, a dificuldade da passagem de luz.

Normalmente, isso ocorre após um trauma ou ainda por doenças orbitais, como a catarata. Segundo o Atlas de Ecografia Oftálmica, as principais causas da opacidade ocular são:

  • tumores;
  • problemas na retina, como deslocamento ou condições adquiridas;
  • descolamento ou espessamento da coroideia;
  • edema macular ou hemorragia pré-macular;
  • inflamação ocular;
  • traumatismo ocular;
  • problemas no vítreo, como deslocamento ou condições e
  • problema na órbita ou nervo óptico.

Portanto, em situações de traumas, inflamações ou percepção de visão turva é importante procurar um oftalmologista, para identificar suas causas com o auxílio da ultrassonografia ocular. Importante: não adie a consulta ao especialista, o tempo é um bem precioso quando o assunto é a visão!

 

Marque sua ecografia ocular em Belém na Retina Pro

Nós somos a primeira clínica especializada no tratamento de doenças de retina do Norte do país e somos referência em ultrassonografia ocular em Belém. Nossos equipamentos são modernos, o que proporciona mais qualidade tanto para você, paciente, quanto para os resultados.

Nossa clínica foi estruturada para oferecer para aos pacientes e acompanhantes alto padrão de atendimento, da recepção ao pós-operatório.

 

 

Atenção à experiência do paciente

Como grande diferencial da nossa clínica, está o cuidado com a experiência do paciente, desde o agendamento do exame até o acompanhamento pós-consulta. O nosso corpo clínico é especializado em saúde da retina e está presente em todos os procedimentos, à disposição para tirar suas dúvidas e auxiliar você em todos os momentos.

Contamos com médicos com ampla experiência na área, que atuam como professores, com mestrado e doutorado. Como reflexo direto dos equipamentos de qualidade e profissionais capacitados, conseguimos promover diagnósticos na hora, de forma totalmente digital.

 

Marque agora mesmo sua ecografia ocular em Belém

Faça o agendamento da sua ultrassonografia ocular em Belém com a RetinaPro agora mesmo!

É muito fácil solicitar seu horário! Acesse o formulário de agendamento, digite os seus dados e um consultor especializado entrará em contato com você.

Simples e rápido. Garanta eficiência e agilidade no seu diagnóstico! Conte conosco para isso!

 

Tags:, , , , , , , ,

Dra. Thais Mendes

Dra. Thais Mendes

Médica Oftalmologista; Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica; Aluna de pós-graduação/doutorado UNIFESP-EPM; Retina Research Fellowship (University of California San Francisco 2012-2014); Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo (Instituto Suel Abujamra 2009-2012); Fellowship de Ultrassom Ocular (Santa Casa de São Paulo 2011-2012).

Participe do grupo exclusivo no telegram sobre doenças visuais.

Quero Participar!
Open chat
Olá...Posso ajudar?