A cirurgia de catarata é recomendada para pacientes que estão com baixa visão por causa dessa doença, uma vez que ela traz mais qualidade de vida e conta com baixos riscos, quando comparado com os benefícios.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa condição é responsável por cerca de 51% de todos os casos de cegueira do mundo. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há mais de 550 mil novos diagnósticos dessa condição anualmente no Brasil.
Se você precisa realizar esse procedimento, mas ainda tem dúvidas sobre ele, não deixe de baixar o nosso ebook Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata.
Continue lendo e saiba mais sobre esse material.
Como é feita a cirurgia de catarata?
Antes de falar sobre a cirurgia de catarata, é importante entender mais sobre essa doença. Basicamente, ela ocorre quando o cristalino, uma estrutura naturalmente transparente que permite a passagem dos raios luminosos, torna-se opaco. Como consequência, há o comprometimento ou ainda a perda total da visão.
Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a catarata com a Dra. Izabela Almeida.
Na cirurgia de catarata, então, é feita a remoção e substituição dessa estrutura, que é similar a uma lente. Durante esse procedimento, pode-se ainda corrigir outros problemas de vista, como astigmatismo, hipermetropia ou miopia. Para saber mais, veja a nossa live completa sobre o tema.
Quer saber mais? Baixe o nosso ebook!
No ebook Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata, você tirará suas dúvidas sobre o procedimento e ainda saberá mais sobre:
- causas da catarata;
- principais sintomas da doença;
- como se preparar para a cirurgia e
- cuidados durante o pós-operatório.
Clique aqui e faça download gratuitamente desse material produzido pelos nossos especialistas.
Se você ainda tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco para falar com um especialista. Para ver mais conteúdos sobre a saúde ocular, siga a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).