Como tratar a uveíte: baixe o nosso e-book

E-book: Uveíte: entenda o que é, como identificar e como tratar

A uveíte é uma condição oftalmológica inflamatória que requer tratamento adequado para evitar complicações. Aqui, abordamos em detalhes como os tipos, sintomas, as opções de tratamento disponíveis. Conte com a RetinaPro para obter informações valiosas sobre como cuidar da sua saúde ocular. Além disso, conte com o nosso e-book para fornecer as orientações úteis para lidar com a uveíte e garantir o melhor cuidado possível para seus olhos.

O que é uveíte?

A uveíte é a inflamação que ocorre na úvea, uma parte do olho que é formada por três estruturas:

  • Íris, a parte “colorida” dos olhos;
  • Corpo ciliar, localizado atrás da íris;
  • Coroide, uma membrana que fornece sangue para a retina.

Essa inflamação pode afetar uma ou todas essas partes, além de apenas um olho ou os dois, levando a uma série de complicações visuais se não for tratada adequadamente. Se a inflamação afetar as partes, chamamos de pan-uveíte.

Como é feito o diagnóstico?

Para fazer o diagnóstico, o oftalmologista avalia os sintomas do paciente, assim como pode requisitar alguns exames para eliminar outras enfermidades com manifestações similares, como exame de fundo de olho, medida da pressão intraocular, entre outros. Além disso, exames de imagem como tomografia de coerência óptica (OCT) e angiografia fluoresceínica também podem ser utilizados para avaliar o estado da úvea.

A uveíte deve ser investigada e diagnosticada quanto antes, para evitar qualquer complicação. Segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a doença é responsável por 15% das causas de cegueira nos países do Ocidente.

Como tratar a uveíte?

O tratamento da uveíte pode variar conforme a gravidade e a causa subjacente da inflamação. Em geral, o objetivo é controlar a inflamação, também aliviar os sintomas que podem incomodar o pacientem, além de prevenir danos permanentes à visão. Para isso, considera-se o uso de colírios, medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, injeções intravítreas ou até mesmo cirurgia em casos graves. Sendo assim, é recomendado consultar um profissional oftalmologista para diagnosticar e prescrever as melhores opções de tratamento. Conte com a RetinaPro para isso.

Quanto tempo demora para curar uma uveíte?

O tempo necessário para a cura da uveíte dependerá de vários fatores, como: a gravidade da condição, a resposta ao tratamento e a presença de outras condições médicas subjacentes. Em alguns casos, a condição poderá ser controlada com sucesso em poucas semanas ou meses. Já em pacientes que desenvolveram um caso crônico, pode ser necessário um tratamento contínuo ao longo da vida para manter a inflamação sob controle.

Quais sintomas da Uveíte?

A uveíte pode apresentar nos pacientes diversos sintomas, que irão mudar de caso para caso a depender da parte da úvea afetada e também da gravidade da inflamação. Alguns sintomas comuns incluem dor ocular, visão embaçada, vermelhidão nos olhos, mudanças na pupila, sensibilidade à luz (fotofobia), diminuição da visão, visão de manchas flutuantes (moscas-volantes), olhos lacrimejando ou secos.

Quais causas da Uveíte?

A uveíte pode ser causada por uma série de fatores, incluindo infecções, doenças autoimunes, trauma ocular, inflamação sistêmica, entre outros. Infecções virais, como herpes e citomegalovírus, e infecções bacterianas, como tuberculose e sífilis, são algumas das causas infecciosas comuns da uveíte.

Saiba mais sobre as inflamações oculares na nossa live completa sobre o tema!

Quais tipos de Uveíte?

Existem vários tipos de uveíte, dependendo da parte específica da úvea afetada e da causa subjacente da inflamação. Os principais tipos incluem:

 

  • Uveíte anterior (iritis ou iridociclite);
  • Uveíte intermediária (pars planite ou coroidite posterior);
  • Uveíte posterior (retinite ou coroidite);
  • Panuveíte (inflamação de todas as partes da úvea).

 

Cada tipo de uveíte pode apresentar sintomas e complicações diferentes, exigindo abordagens de tratamento específicas. Que saber mais? Baixe nosso e-book!

 

Baixe o nosso e-book!

Se você deseja saber mais sobre como tratar a uveíte, seus sintomas, sua forma de diagnóstico e possíveis métodos de tratamento, baixe agora mesmo o nosso e-book de forma gratuita. Ele foi elaborado pelos nossos especialistas e ajudará você a cuidar melhor de si mesmo.

Baixe agora mesmo!

E para mais conteúdos desse tipo, visite os nossos outros canais digitais, como: Facebook, Instagram, canal do YouTube e Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content