Como tratar a uveíte: baixe o nosso e-book

E-book: Uveíte: entenda o que é, como identificar e como tratar

Saber como tratar a uveíte é de extrema importância, uma vez que essa doença é comum e pode ter sérias consequências para a saúde. Essa enfermidade inflamatória tem como sintomas a vermelhidão dos olhos, a sensibilidade à luz, dor ocular, mudanças na visão e o aparecimento de pequenos pontos escuros, conhecidos como moscas volantes.

Essas mesmas manifestações ocorrem em outras doenças oculares, o que pode fazer com que as pessoas esperem para procurar por um médico, o que é um grande erro.

Continue lendo para saber mais sobre como tratar a uveíte e confira o conteúdo exclusivo que preparamos sobre isso.

O que é uveíte?

A uveíte é a inflamação que ocorre na úvea, uma parte do olho que é formada por três estruturas:

  • íris, a parte “colorida” dos olhos;
  • corpo ciliar, localizado atrás da íris e
  • coroide, uma membrana que fornece sangue para a retina.

Esse processo inflamatório pode ocorrer em apenas um olho ou nos dois. Além disso, ela pode afetar apenas uma das estruturas acima ou mais. Nesse último caso, chamamos de pan-uveíte.

Vale ressaltar que a inflamação pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • consequência de outra doença;
  • após infecções e
  • sem causa definida.

Saiba mais sobre as inflamações oculares na nossa live completa sobre o tema!

Como é feito o diagnóstico?

A uveíte deve ser investigada e diagnosticada quanto antes, para evitar qualquer complicação. Segundo a pesquisadora da Universidade de São Paulo, essa doença é responsável por 15% das causas de cegueira nos países ocidentais.

Para fazer o diagnóstico, o oftalmologista avalia os sintomas do paciente, assim como pode requisitar alguns exames para eliminar outras enfermidades com manifestações similares.

Como tratar a uveíte?

Para saber como tratar a uveíte, é necessário saber qual é a causa da inflamação. No caso de infecções, por exemplo, é necessário eliminar o microorganismo e, simultaneamente, combater o processo inflamatório.

De forma geral, o médico recomendará o uso de colírios, que também reduzirá os sintomas. Em casos mais sérios, pode-se recomendar procedimentos cirúrgicos.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a uveíte com os nossos especialistas.

Baixe o nosso e-book!

Se você deseja saber mais sobre como tratar a uveíte, seus sintomas, sua forma de diagnóstico e possíveis métodos de tratamento, baixe agora mesmo o nosso e-book de forma gratuita. Ele foi elaborado pelos nossos especialistas e ajudará você a cuidar melhor de si mesmo.

Baixe agora mesmo!

E para mais conteúdos desse tipo, visite os nossos outros canais digitais, como: Facebook, Instagram, canal do YouTube e Spotify.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content