A conjuntivite é um problema comum entre todas as idades e gêneros, causando muito desconforto para todos. Essa inflamação ocorre na estrutura do olho chamada conjuntiva, uma membrana ocular que faz o revestimento do olho, protegendo a parte branca dele.
Apesar de poder afetar qualquer pessoa, ela é mais comum entre as que trabalham ou frequentam ambientes com aglomeração. Normalmente, a infecção ocorre a partir do toque da mão com um microorganismo no olho sem a devida higienização.
Os pacientes com problemas de imunidade, doenças autoimunes ou doenças como dermatite ou asma, também são mais propensos a terem conjuntivite ao longo da sua vida.
Quer saber mais sobre essa doença? Continue lendo e confira!
Quais são as causas da conjuntivite?
Poucas pessoas sabem disso, mas a conjuntivite pode ser causada por diferentes motivos. Entre eles, estão:
- vírus;
- bactérias;
- contato com alguma substância tóxica e
- alérgica.
Dessas, a alérgica é a mais comum de todos. Normalmente, ela afeta os dois olhos e é causada por alguma substância irritante, como pólen, pelos de animais, pó, maquiagem e outros produtos.
Dê play no vídeo abaixo para saber mais sobre a conjuntivite.
Quais são os sintomas da conjuntivite?
Os sintomas da conjuntivite podem variar dependendo da causa da inflamação. Mas, de forma geral, os pacientes relatam:
- coceira nos olhos;
- dor nos olhos;
- hipersensibilidade à luz;
- secreção espessa;
- sensação de areia nos olhos;
- vermelhidão e
- produção excessiva de lágrimas.
Ao ter esses sintomas, deve-se consultar um oftalmologista para avaliar o seu olho e ver se é necessário, ou não, iniciar um tratamento, que varia de acordo com a causa. No caso da alérgica, por exemplo, pode-se recomendar colírios que reduzem a irritação dos olhos. Já nas causadas por bactérias, é necessário usar antibióticos.
Saiba mais no nosso infográfico
Se você deseja saber mais sobre conjuntivite, baixe agora mesmo o nosso infográfico completo sobre essa doença. Nele, você entenderá mais sobre as causas, a forma de contágio, prevenção, tratamento e muito mais.
Clique no banner abaixo para fazer download de forma gratuita e tire todas suas dúvidas sobre essa doença.
Vale ressaltar que ao ter qualquer sintoma, é indispensável consultar um oftalmologista para avaliar o seu caso e, se necessário, iniciar o tratamento para aliviar os sintomas.
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!