Ter o olho seco é algo que além de causar desconforto, ainda levanta preocupações. Normalmente, essa condição é acompanhada por vermelhidão, queimação nos olhos e ardor, o que faz com que os pacientes se perguntem o que há de errado.
Responder essa pergunta é um tanto quanto complexo, uma vez que todos os sintomas acima estão presentes em uma grande quantidade de doenças, desde alergias até infecções mais graves.
Mas, independente da sua suspeita, é importante buscar mais informações para identificar quando é necessário ir a um oftalmologista por causa do olho seco. Para responder isso e trazer mais informações sobre esse problema, criamos um infográfico. Continue lendo para saber mais sobre a condição e veja como baixar o nosso material de forma gratuita.
Qual a causa do olho seco?
O olho seco ocorre quando, por algum motivo, há a redução da qualidade ou da quantidade das lágrimas. O filme lacrimal é composto de três camadas:
- lipídica: impede a evaporação das outras camadas;
- aquosa: é mais espessa e, como o nome sugere, é constituída por água e
- mucina: camada mais interna, responsável por aderir o filme lacrimal à córnea.
Quando há algum problema em uma dessas camadas ou há a sua redução, o olho fica menos lubrificado do que deveria, o que pode ocorrer em apenas um lado, mas é mais comum que afete os dois.
Apesar de existirem muitas doenças que causam essa condição, como alergias, inflamações e infecções, também há outros fatores que influenciam na lubrificação dos olhos, como:
- excesso de poluição;
- exposição solar excessiva;
- vento;
- ar-condicionado;
- uso de eletrônicos;
- envelhecimento;
- alguns tipos de medicamentos e
- baixa umidade do ar.
Saiba mais sobre o olho seco na nossa live completa sobre o assunto! Basta dar play no vídeo abaixo.
Quer saber mais? Baixe nosso infográfico!
O nosso infográfico sobre olho seco tem todas as informações que você precisa saber sobre essa condição. Por meio dele, você entenderá todas as possíveis causas, os outros sintomas que podem acompanhar e ainda verá quando é necessário procurar um médico.
Tudo isso de forma totalmente gratuita. Clique no banner abaixo e faça download agora mesmo.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).