A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração nas células do sangue. Dessa forma, ela pode trazer sérias consequências para diversas partes do corpo, inclusive para a retina.
A retina é a estrutura ocular que fica localizada na parte posterior do globo ocular. Ela tem como função transformar os raios luminosos em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro por meio do nervo óptico.
Ao ter algum problema nessa parte do olho, o paciente pode ter dificuldade para ver com clareza ou ainda perder a sua visão. Continue lendo para saber mais e entenda como a anemia falciforme pode afetar os olhos.
O que é anemia falciforme?
A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos do sangue. Isso faz com que ele tenha o formato similar a uma foice e a sua membrana seja mais sensível, aumentando consideravelmente as chances deles se romperem.
O problema é que, nesses glóbulos, há uma proteína que é responsável por transportar o oxigênio para todas as células do corpo, impactando todos os órgãos do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, essa doença é mais comum em negros, afetando até 8% dessa população.
Quais são as consequências da anemia falciforme na saúde ocular?
A anemia falciforme possibilita que a hemoglobina alterada se polimerize e fique aderida aos vasos sanguíneos, causando a sua oclusão. De acordo com o Ministério da Saúde, esse processo pode ocorrer em qualquer local do organismo, mas é mais observado no olho, especialmente na retina.
Confira também: Infográfico – Conheça as partes do olho
Em outras palavras, os vasos sanguíneos da retina são bloqueados por aglomerados de hemoglobina, que impedem a passagem do sangue. Como consequência, há a formação de vasos anômalos, podendo gerar hemorragias ou o descolamento de retina.
Para saber mais, veja o vídeo abaixo e confira a explicação do Dr. Alexandre Rosa.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a relação da anemia falciforme e a saúde da retina, entre em contato conosco e converse com um especialista. E para mais conteúdos desse tipo, siga a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).