Como a anemia falciforme pode afetar a retina?

Como a anemia falciforme pode afetar a retina?

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração nas células do sangue. Dessa forma, ela pode trazer sérias consequências para diversas partes do corpo, inclusive para a retina.

A retina é a estrutura ocular que fica localizada na parte posterior do globo ocular. Ela tem como função transformar os raios luminosos em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro por meio do nervo óptico.

Ao ter algum problema nessa parte do olho, o paciente pode ter dificuldade para ver com clareza ou ainda perder a sua visão. Continue lendo para saber mais e entenda como a anemia falciforme pode afetar os olhos.

O que é anemia falciforme?

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos do sangue. Isso faz com que ele tenha o formato similar a uma foice e a sua membrana seja mais sensível, aumentando consideravelmente as chances deles se romperem.

O problema é que, nesses glóbulos, há uma proteína que é responsável por transportar o oxigênio para todas as células do corpo, impactando todos os órgãos do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, essa doença é mais comum em negros, afetando até 8% dessa população.

Quais são as consequências da anemia falciforme na saúde ocular?

A anemia falciforme possibilita que a hemoglobina alterada se polimerize e fique aderida aos vasos sanguíneos, causando a sua oclusão. De acordo com o Ministério da Saúde, esse processo pode ocorrer em qualquer local do organismo, mas é mais observado no olho, especialmente na retina.

Confira também: Infográfico – Conheça as partes do olho

Em outras palavras, os vasos sanguíneos da retina são bloqueados por aglomerados de hemoglobina, que impedem a passagem do sangue. Como consequência, há a formação de vasos anômalos, podendo gerar hemorragias ou o descolamento de retina.

Para saber mais, veja o vídeo abaixo e confira a explicação do Dr. Alexandre Rosa.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a relação da anemia falciforme e a saúde da retina, entre em contato conosco e converse com um especialista. E para mais conteúdos desse tipo, siga a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content