A hipertensão pode afetar o olho! Por esse motivo, todos os pacientes diagnosticados com pressão alta devem buscar maneiras de controlar a sua doença e fazer acompanhamento oftalmológico de forma constante.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos têm essa enfermidade. Já entre as pessoas com 60 e 65 anos, essa porcentagem sobe para 47%, e 70 anos, 60%.
Além de causar problemas oculares, a hipertensão também está ligada com problemas cardiovasculares, sendo considerada uma das principais causas de morte no Brasil. Continue lendo para saber mais sobre o tema e entenda a relação dessa doença com os olhos.
Como a hipertensão afeta o olho?
A hipertensão arterial pode trazer sérias consequências para os olhos, mais especificamente para os vasos sanguíneos. As principais modificações são:
- estreitamento;
- aumento da tortuosidade e
- interrupção do fluxo sanguíneo.
Assim, pode ocorrer a trombose retiniana, levando a hemorragias, inchaço da região central da retina ou ainda descolamento de retina. Para saber mais, confira abaixo a nossa live sobre retinopatia hipertensiva.
Como evitar complicações da hipertensão?
Para prevenir as complicações oculares, todos os pacientes com hipertensão devem fazer acompanhamento com um médico para controlar a sua pressão. Além disso, recomenda-se consultas regulares com um oftalmologista para avaliar a parte posterior do olho por meio de um exame completo, incluindo o mapeamento de retina.
No vídeo abaixo, apresentamos um pequeno resumo sobre o impacto da hipertensão arterial na saúde do olho.
Deseja conversar com um especialista para tirar suas dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco e agende o seu horário. Para ver mais conteúdos sobre saúde ocular, não deixe de nos seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!