Olhos vermelhos, muita coceira e excesso de lágrimas. Esses sintomas exigem cuidados, uma vez que indicam que a conjuntiva, a membrana transparente do olho, está inflamada. Para lidar com essa situação, você precisa entender mais sobre essa condição e entender quais são os problemas causados pela conjuntivite.
Esse problema é mais comum durante as estações quentes, mas pode ocorrer em qualquer época do ano, afetando desde bebês até idosos. Além dos sintomas serem incômodos, quando não tratada, a conjuntivite pode ser acompanhada de algumas complicações, como infecções ou lesões na córnea.
Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre essa inflamação.
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação da membrana transparente que recobre o olho, chamada de conjuntiva. Esse problema pode ocorrer por diversos motivos, como:
- infecções: tanto por vírus quanto por bactérias;
- alergias: tipo mais comum, causada por substâncias como pólen ou pelos de animais e
- tóxica: ocorre quando há contato direto dos olhos com alguma substância química.
Saiba mais: Conheça 4 tipos de inflamação na conjuntiva
Para saber mais, dê play no vídeo abaixo e confira a explicação da Dra. Thais Mendes.
Principais problemas causados pela conjuntivite
Os principais problemas causados pela conjuntivite estão ligados com os seus sintomas que causam muito incômodo nos pacientes, podendo envolver:
- vermelhidão;
- sensibilidade a luz;
- muita coceira;
- excesso de produção de lágrimas;
- inchaço ao redor dos olhos;
- secreção aquosa ou amarelada e
- sensação de areia nos olhos.
Apesar disso, em alguns casos, como nos infecciosos, a conjuntivite pode levar a complicações, como úlceras, lesões ou infecções na córnea. Em pacientes com outros traumas oculares prévios, também pode ocorrer a perda da visão.
Por isso, ao ter qualquer um desses sintomas, é importante consultar com um oftalmologista para avaliar os olhos e, se necessário, iniciar um tratamento para evitar maiores problemas. Se você ainda tem dúvida sobre os problemas causados pela conjuntivite, entre em contato conosco ou dê play na nossa live completa sobre o tema.
Para mais conteúdos sobre saúde ocular, nos siga no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).