Degeneração lattice: causas, sintomas e tratamentos

Degeneração lattice: causas, sintomas e tratamentos

A degeneração lattice é uma alteração que exige atenção de todos os pacientes, principalmente daqueles que têm altos graus de miopia. Esse problema, assim como o nome sugere, é caracterizado pela degeneração da parte periférica da retina, que é mais frágil.

De acordo com a American Society of Retina Specialists, a enfermidade ocorre em 8% a 10% da população geral e a sua causa não é completamente compreendida. Apesar disso, ela é mais comum em pacientes míopes, como já dito, e também é vista em algumas síndromes raras, como:

  • Stickler;
  • Ehlers-Danlos e
  • Marfan.

Para falar mais sobre a degeneração lattice e outros tipos que ocorrem na periferia da retina, criamos esse artigo. Continue lendo para saber quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e a forma de tratamento.

O que é a degeneração da retina?

Degeneração lattice: causas, sintomas e tratamentos

A retina é a parte do olho responsável pela formação das imagens. Ela fica na parte posterior e é um tecido fino com diversas terminações nervosas, que transmitem as informações do que foi visto para o cérebro.

Essa estrutura pode ser dividida em partes, sendo elas:

  • central: é composta pela mácula. Essa parte é rica em células responsáveis pela visão das cores e dos detalhes, chamadas de cones, e
  • periferia: é a parte mais afastada da mácula. Ela é composta por bastonetes,  células que são sensíveis em baixa iluminação.

Tanto a parte central quanto a periférica podem sofrer alterações, seja pela existência de doenças que afetam os vasos sanguíneos, como diabetes e hipertensão, ou ainda por questões genéticas e por hábitos. Neste conteúdo, vamos focar apenas na degeneração periférica da retina, aquela que ocorre na região mais frágil.

Nesses casos, o problema acontece quando há a formação de fendas na área. Esse problema conta com diferentes nomes dependendo da área que foi danificada. As mais comuns são:

  • degeneração microcistoide: é a mais comum de todas e afeta mais pacientes na terceira idade;
  • retinosquise: se apresenta como uma elevação bolhosa, ocorrendo nos dois olhos de forma simétrica;
  • degeneração em rastro de lesma: há a formação de placas ou bandas que favorecem o aparecimento de buracos na retina;
  • disseminação pigmentar difusa: é uma degeneração natural da idade, é caracterizada pelo aparecimento de faixas uniformes e pigmentadas.

Saiba mais sobre a degeneração lattice

Além de todos os tipos citados acima, também há a degeneração lattice, uma das mais conhecidas. Ela é caracterizada pelo afinamento da retina ou pela formação de rupturas. De acordo com artigo publicado na revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, esse problema afeta:

  • 22% dos pacientes sem problema de visão;
  • 37% dos míopes com até 3 graus;
  • 2% dos míopes com grau entre 3 e 8, e
  • 15% dos míopes com mais de 8 graus.

Esse problema ocorre, de forma geral, até os 19 anos. Depois dessa idade, apenas 0,25% dos casos apresenta novas lesões. 

Vale ressaltar que não se sabe exatamente a causa, apenas que ocorre a partir da tração do vítreo, a substância que preenche o globo ocular ou pela mudança no olho causada pela miopia.

Sintomas da degeneração lattice

A degeneração lattice nem sempre apresenta sintomas, mas, em alguns casos, pode haver:

  • aparecimento de moscas-volantes;
  • flashes luminosos;
  • perda da intensidade das cores;
  • distorções ou turvação da visão;
  • dificuldade para ver em ambientes escuros.

Saiba mais sobre sintomas relacionados aos problemas de retina no nosso vídeo:

Ao ter esses sintomas, o oftalmologista realizará um exame chamado mapeamento da retina que consegue identificar se há tecidos mais finos ou fendas na periferia dessa estrutura ocular.

Esse problema é sério?

Segundo o artigo publicado na revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, esse tipo de degeneração retiniana é o mais frequentemente ligado a casos de deslocamento de retina. Quer saber mais sobre esse problema? Então dê play no nosso vídeo e veja uma explicação completa:

Como é feito o tratamento da degeneração lattice?

O tratamento da degeneração lattice dependerá diretamente de cada caso, assim como os sintomas sentidos. Mas, de forma geral, é feita a fotocoagulação, um método que utiliza laser para reforçar a área lesionada, evitando o deslocamento de retina. Após o procedimento, o paciente deve fazer check-ups regulares para avaliar o caso e, se necessário, realizar novamente a fotocoagulação para evitar problemas no futuro. 

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a degeneração lattice? Entre em contato conosco para falar com um especialista e saber mais sobre esse problema da retina. E se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre a saúde ocular, siga-nos no Facebook, no YouTube e no Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content