Como uma doença ocular degenerativa pode ter os efeitos minimizados?

como-uma-doenca-ocular-degenerativa-pode-ter-os-efeitos-minimizados-capa

Existem alguns problemas de saúde que fazem com que um órgão, ou ao menos uma estrutura dele, sofra deterioração ao longo do tempo. Quando isso acontece no olho, chamamos de doença ocular degenerativa. Diversas enfermidades podem afetar a visão dessa forma, como a retinose pigmentar e a degeneração macular relacionada com a idade, mais conhecida como DMRI.

Se você deseja saber mais sobre as principais doenças oculares degenerativas, entender quais são as suas causas e os seus sintomas, e ver nossas dicas para reduzir os efeitos dessas enfermidades, continue lendo este artigo.

Quais são as principais doenças oculares degenerativas?

As principais doenças oculares degenerativas são:

Degeneração macular relacionada com a idade (DMRI)

A DMRI é a doença ocular degenerativa mais conhecida entre os pacientes. Ela ocorre como uma consequência do processo natural de envelhecimento e tem como principal sintoma o aparecimento de uma mancha central na visão, dificultando algumas atividades, como a leitura, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre esse problema, dê play no vídeo abaixo e confira.

Aproveite também para baixar gratuitamente agora mesmo o nosso e-book sobre a DMRI

Degeneração macular

Além da degeneração no centro da retina, que ocorre devido à idade, esse problema também pode acontecer por outros motivos, como questões genéticas. Dois exemplos disso são as doenças de Stargardt e de Best.

Elas são mais comuns em crianças, adolescentes e jovens adultos, e também são caracterizadas pelo aparecimento de manchas escuras no centro da visão. Em alguns casos, ocorre também a redução na percepção das cores.

Saiba mais sobre a Doença de Stargardt

 

Retinose pigmentar

Outra doença ocular degenerativa causada por alterações genéticas é a retinose pigmentar. Essa enfermidade faz com que as estruturas que captam luz, chamadas de cones de bastonetes, não funcionem como deveriam.

Os sintomas podem ser percebidos ainda na infância e podem evoluir até a terceira idade. Normalmente, envolvem:

  • perda da visão noturna;

  • comprometimento da visão periférica e

  • perda da visão central.

Saiba mais sobre a retinose pigmentar na nossa live sobre o tema:

Coroideremia

A coroideremia é uma doença ocular degenerativa mais rara. Essa condição afeta com mais frequência em homens e causa a degeneração progressiva da coroide, do epitélio pigmentar e dos fotorreceptores, estruturas dos olhos.

Os principais sintomas da doença são:

  • dificuldade de ver em ambientes escuros;

  • catarata e

  • perda da visão periférica.

Quais cuidados devem ser tomados com uma doença ocular degenerativa?

Infelizmente, nenhuma doença ocular degenerativa pode ser curada. Isso quer dizer que os pacientes precisam aprender a conviver com os seus sintomas e realizar o devido tratamento recomendado, para reduzir a degeneração da estrutura ocular em questão.

De forma geral, isso pode envolver o uso de medicamentos que retardam o processo e, consequentemente, controlam os sintomas. Vale ressaltar que atualmente há diversas opções em teste, mas poucas mostraram realmente resultados positivos para o paciente.

Além do tratamento medicamentoso, é importante ter bons hábitos de forma geral para deixar o organismo mais saudável, evitando infecções ou outros problemas. Recomenda-se para todos os pacientes, sejam eles portadores de doença ocular degenerativa ou não:

  • prática de exercícios físicos, considerando suas limitações atuais;

  • dieta equilibrada, de preferência rica em antioxidantes que evitam inflamações;

  • não fumar e

  • controlar doenças que podem causar danos no olho, como diabetes e pressão alta.

Nos casos de degeneração na retina, também pode ser indicado utilizar óculos de sol ou lentes com filtro azul.

Para saber exatamente quais cuidados devem ser tomados para a sua doença ocular degenerativa, é necessário consultar um oftalmologista e fazer um acompanhamento frequente com esse especialista. Somente ele poderá avaliar o avanço da enfermidade e buscar outros tratamentos para aumentar, ao máximo, a sua qualidade de vida.

Se você mora em Belém ou região e está procurando um especialista para acompanhar a sua DMRI, degeneração macular, retinose pigmentar ou coroideremia, conte com a RetinaPro. Entre em contato e agende uma consulta.

Caso queira ver mais conteúdos, siga-nos no Facebook e no Instagram. Aproveite para acompanhar também o nosso canal do YouTube e o nosso podcast no Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content