O processo de envelhecimento afeta várias partes do nosso corpo, inclusive os olhos. Um exemplo disso é a degeneração macular relacionada à idade, uma condição que sempre gera muitas dúvidas e perguntas sobre o que é DMRI.
Trata-se de um problema mais frequente em pessoas acima de 55 anos. O que ocorre é a degeneração das células sensíveis à luz que ficam no centro da nossa retina, uma área chamada de mácula.
Vale ressaltar que a retina é a estrutura ocular responsável por captar os impulsos luminosos e enviá-los ao cérebro por meio do nervo óptico. Dessa maneira, é formada a visão. Portanto, os pacientes com degeneração macular percebem uma piora ao tentar enxergar algo, principalmente nos estágios mais avançados dessa condição.
O que é DMRI e quais os sintomas?
Após entender o que é DMRI, saiba que, nas fases iniciais do problema, nem sempre é possível perceber grandes alterações na visão. Todavia, com o tempo, os incômodos começam a aparecer das seguintes formas:
- manchas escuras;
- não conseguir enxergar tão bem em locais com pouca iluminação;
- ver as cores de maneira mais opaca;
- enxergar linhas que são retas de um jeito retorcido ou ondulado.
É preciso estar sempre atento a esses sintomas para procurar a ajuda de um oftalmologista retinólogo (especialista em retina) quanto antes. Saiba que a degeneração macular relacionada à idade é um assunto sério, que atinge cerca de 3 milhões de idosos no Brasil e é a primeira causa de cegueira na terceira idade, de acordo com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Leia mais no e-book que preparamos para explicar tudo sobre a degeneração macular relacionada à idade.
A DMRI tem tratamento ou cura?
Infelizmente, a DMRI não possui uma cura definitiva, mas é possível retardar a progressão da doença. Isso é feito com determinados medicamentos, complexos vitamínicos e uso de óculos.
O controle dessa degeneração da mácula foi o assunto abordado em um dos nossos programas de podcast. Escute aqui.
Aprenda mais sobre o que é DMRI
Por ser um problema preocupante que a afeta a saúde ocular, o médico oftalmologista e especialista em doenças da retina da RetinaPro, Prof. Dr. Alexandre Rosa, preparou o vídeo a seguir para que você possa aprofundar os seus conhecimentos sobre o que é DMRI.
Em caso de qualquer dúvida que tenha restado, venha conversar com os nossos especialistas. Também nos siga nas nossas redes sociais para ficar por dentro de outros temas da oftalmologia: Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter e Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).