Vitrectomia: saiba mais sobre o pós-operatório

Vitrectomia: saiba mais sobre o pós-operatório

A vitrectomia é uma cirurgia indicada para o tratamento de algumas doenças oculares, como o descolamento de retina. Durante esse procedimento, todo o fluido gelatinoso e transparente, que fica no centro do globo ocular, é retirado, podendo ser substituído por um gás ou ainda por óleo de silicone.

Para aumentar a eficácia do tratamento realizado, alguns cuidados são necessários após a sua realização, como ficar com o rosto virado para baixo, o que aumenta a pressão na parte posterior do olho e auxilia na colagem da retina.

Quer saber mais e conferir nossas dicas para se preparar para o pós-operatório da vitrectomia? Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é a vitrectomia?

Como já falado, a vitrectomia é o procedimento que remove o gel vítreo, que ocupa a maior parte do globo ocular, fazendo com que as estruturas fiquem onde elas deveriam. Mas, às vezes, algumas partes do olho acabam se descolando desse fluido, como ocorre no descolamento de retina.

Em outros casos, a retina pode apresentar um problema, como a formação de um buraco ou de qualquer tipo de lesão, ou ainda pode ocorrer uma hemorragia nessa estrutura. E como essa parte está localizada na porção posterior do olho, ela é de difícil acesso, obrigando os oftalmologistas a retirarem o gel que preenche o globo ocular para acessá-la e realizar o procedimento desejado.

Entenda mais a cirurgia de vitrectomia

Após essa etapa, o fluido é substituído por óleo de silicone ou por um gás para pressionar as partes do olho, o deixando no seu estado natural. A escolha dependerá diretamente do procedimento realizado.

O gás tende a sair de forma gradual e o óleo de silicone precisa ser retirado após um período, que também dependerá do tratamento que foi realizado.

A partir desse procedimento, é possível:

  • evitar a perda da visão;
  • aumentar a qualidade de vida, e
  • tratar retinopatias.

Se você deseja saber mais sobre a vitrectomia, dê play no vídeo abaixo e confira a explicação da Dra. Thais Mendes:

Quais são as recomendações pós-operatórias?

Após a realização da vitrectomia, o paciente precisa ter alguns cuidados para aumentar as chances da cirurgia ser bem sucedida. É de extrema importância perguntar para o seu oftalmologista quais práticas devem ser incluídas na sua rotina. Uma vez que as orientações desse artigo são gerais e podem não ser recomendadas para todos os pacientes.

As indicações também podem mudar de acordo com o problema que levou a realização do procedimento, assim como da substância utilizada para o preenchimento do globo ocular. Mas, normalmente, elas envolvem:

  • usar colírios anti-inflamatórios e antibióticos;
  • evitar qualquer tipo de esforço físico;
  • não viajar de avião ou visitar locais com diferença de altitude;
  • manter a cabeça em uma posição para baixo, chamada de face down, entre 7 e 15 dias, podendo variar.

Além disso, é essencial realizar os retornos no prazo correto para que o oftalmologista responsável pelo caso faça uma avaliação e dê orientações personalizadas para o seu caso.

Veja mais orientações pós-operatórias no vídeo abaixo:

Quais são as etapas de recuperação da vitrectomia?

Após a realização da cirurgia, o paciente terá sua visão bem comprometida. É totalmente normal, afinal, foi retirada uma estrutura ocular e algum procedimento foi feito na parte posterior do olho.

Durante as duas primeiras semanas, isso tende a se normalizar. Nesse período, deve-se fazer repouso total, seguindo a orientação do posicionamento da cabeça do seu médico.

Já na terceira e quarta semana, o paciente apresenta um quadro melhor, mas a sua visão ainda pode estar um pouco comprometida. Nesse período, o operado já pode viajar de avião ou ir para um local com diferença de latitude, desde que se consulte anteriormente com o seu médico.

As atividades regulares podem ser retornadas, geralmente, em até 2 meses, mas há casos em que esse período é maior por alguma predisposição a complicações.

Se você deseja saber mais sobre a vitrectomia, dê play no vídeo abaixo e confira a nossa live completa sobre o tema:

E caso você more em Belém e queira avaliar o seu caso para entender se precisa realizar esse procedimento, conte conosco. Entre em contato para agendar uma consulta com um de nossos especialistas.

Para mais conteúdos desse tipo, nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content