6 causas para a visão embaçada

download

A visão embaçada pode ocorrer por diferentes motivos, como após esfregar o olho excessivamente ou ainda como um sintoma de uma doença ocular. Apesar de ser relativamente comum, é preciso ter atenção com esse problema que indica que é hora de procurar por um oftalmologista.

Ter a vista borrada e com pouco foco afeta as pessoas de todas as idades, inclusive crianças. A boa notícia é que geralmente há uma solução, seja a partir do uso de óculos de grau ou de um medicamento. Continue lendo para conferir as principais causas da visão embaçada e ver como é feito o tratamento de cada uma delas.

Causas da visão embaçada

Existem muitas doenças oculares que têm como sintoma a visão embaçada. Veja quais são as principais, quais são as suas causas e como é feito o tratamento.

Problemas de vista

Impossível falar sobre visão embaçada e não pensar logo nos problemas de vista: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Conforme o Portal da Oftalmologia, no Brasil há mais de 2 milhões de diagnósticos dessas três doenças todos os anos.

Saiba mais sobre cada uma delas:

  • miopia: não é possível ver claramente de longe, sem haver dificuldades para ver perto;

  • hipermetropia: o contrário da miopia, havendo dificuldade para enxergar de perto e

  • astigmatismo: há uma pequena curvatura na retina, o que faz com que a imagem fique desfocada.

O diagnóstico desses problemas é feito por meio do exame da acuidade visual por um oftalmologista. O seu tratamento consiste no uso de lentes, seja óculos ou lentes de contato, ou a realização de cirurgia, caso o grau esteja estável.

Conjuntivite

Os sintomas mais conhecidos da conjuntivite são a vermelhidão dos olhos, a coceira e o lacrimejamento excessivo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a visão embaçada também pode ser um sinal dessa doença.

Esse problema é caracterizado pela inflamação ou infecção, o que pode ocorrer por quatro motivos:

  • vírus;

  • bactérias;

  • alergia e

  • exposição a substâncias tóxicas.

Independente do tipo, apenas o oftalmologista poderá identificar a causa e indicar o tratamento ideal para cada caso, podendo envolver a limpeza diária da área, o uso de colírios e compressas.

Pressão alta

A pressão alta também é uma das causas da visão embaçada. Isso normalmente ocorre quando há uma elevação repentina ou a pressão está muito mais alta do que deveria. Nesses casos, ocorrem diversas mudanças no corpo que justificam esse sintoma.

A hipertensão altera os vasos sanguíneos que irrigam a retina e o nervo óptico, fazendo com que eles fiquem menores e sofram espasmos. Além disso, também pode ocorrer o inchaço dessa segunda estrutura, o que modifica a formação da imagem e deixa tudo borrado.

Outra possibilidade é essa doença causar o entupimento de um vaso sanguíneo de forma parcial ou total. Nesse segundo caso, pode haver um derrame e, consequentemente, a perda de visão permanentemente.

Por isso, recomendamos aos hipertensos o controle da pressão e o acompanhamento oftalmológico e médico, assim como bons hábitos e o uso correto dos medicamentos prescritos.

Catarata

A catarata também pode ter como sintoma a visão embaçada. Essa doença é caracterizada pelo embaçamento de uma lente transparente do olho, chamada cristalino. Isso faz com que a luz não possa entrar da forma que deveria, impactando a vista. Esse problema é mais comum em idosos, afetando 68,3% das pessoas com mais de 80 anos. Quando não tratada, o que é feito através de uma cirurgia, pode causar cegueira.

Normalmente, não é acompanhado de outros sinais e só é diagnosticada quando o paciente começa a perder a acuidade visual, o que o faz procurar por um oftalmologista e receber o diagnóstico.

Infecções

As infecções oculares também podem modificar a visão e causar sintomas incômodos. As bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos podem chegar aos olhos de diversas formas, como a falta de lavagem das mãos para tocar na região dos olhos, a higienização incorreta das lentes ou ainda pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Além da visão embaçada, esse problema é normalmente acompanhado de outros sintomas, como febre, vermelhidão, dor, excesso de secreção e sensibilidade à luz.

Ao desconfiar de uma infecção, deve-se agendar uma consulta com um oftalmologista para ter o diagnóstico e iniciar o tratamento que pode envolver antibióticos e colírios.

Presbiopia

A presbiopia é o nome médico para a famosa vista cansada. Ela é comum durante o envelhecimento, mais precisamente a partir dos 40 anos. Nessa faixa etária, o sintoma inicial é a visão embaçada para perto, o que avança progressivamente, atingindo o nível máximo por volta dos 60 anos.

Isso ocorre pela redução da elasticidade do cristalino, uma estrutura que direciona a luz para a retina e muda de formato para permitir o foco em objetos próximos ou longe. O diagnóstico é feito a partir do cansaço nos olhos e de um exame completo para verificar se o paciente consegue modificar o foco e a sua acuidade visual. O tratamento consiste no uso de óculos ou na realização de uma cirurgia.

Quando procurar um profissional?

Como você viu, existem muitas doenças que podem ter como sintoma a visão embaçada, por isso o recomendado é procurar por um oftalmologista para identificar a causa e iniciar o tratamento antes que a enfermidade traga mais danos para os olhos.

Ao notar esse problema, agende uma consulta com um profissional de confiança. Isso tornará sua rotina mais tranquila e ainda evitará complicações que podem ser evitadas.

Se gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre a saúde ocular, siga-nos no Youtube, no Instagram e no Facebook.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content