Diabetes e os olhos: um relato sobre a importância dos exames

Diabetes e os olhos: um relato sobre a importância dos exames

A relação entre a diabetes e os olhos é muito forte e deve ser uma preocupação de todos os pacientes diagnosticados com essa doença. Quando o sangue fica com altos níveis de glicose por longos períodos, diversas complicações podem ocorrer, como a retinopatia diabética, a catarata e o glaucoma, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil há mais de 16,8 milhões de pessoas, com idade entre 20 e 79 anos, diabéticas. A previsão é que esse número cresça ainda mais com o passar dos anos.

Além de estar relacionada com problemas cardiovasculares e renais, os olhos também são impactados. Segundo um artigo publicado no periódico Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, uma complicação da diabetes é a principal causa de cegueira dos adultos.

Essa complicação é chamada de retinopatia diabética e afeta 99% dos pacientes diagnosticados há mais de 20 anos com diabetes tipo 1 e em 60% com tipo 2. Saiba mais sobre essa doença e a sua relação com a visão na nossa live sobre o tema:

Para trazer mais informações sobre esse problema e reforçar a importância de realizar exames de forma periódica, trouxemos o relato de Pablo Silva, analista de sistemas e autor do blog Eu e a Bete. Confira!

Relato de Pablo Silva sobre diabetes e os olhos

“Um simples exame pode deixar você com uma sensação de estar no caminho certo.

Aliás, todo o esforço e os desafios ao lado da diabetes geram como recompensa resultados como os que previamente obtive. Desde a descoberta da doença, há mais de 2 anos, uma das coisas que sempre ouvi e que tenho extrema preocupação é com os olhos.

Pode soar contraditório, mas depois que descobri ser diabético, eu ainda não havia realizado uma consulta no oftalmologista. Isso ocorre mesmo relatando esse temor com problemas na visão.

Voltando no tempo

Desde os meus 5 anos, eu uso óculos e há uns 3 anos parei por imenso descuido. É aquela fase de: “Ah não preciso mais!”. Fato este que reprovo, mas estou corrigindo o tempo perdido.

Trabalho por muitas horas na frente de um computador, de madrugada e durante o dia. Tarefas simples como assistir TV, ler um livro e ficar no celular, depois de algumas horas, me provoca dor de cabeça ou irritabilidade nos olhos.

Exames para avaliar os olhos

Bem, apresentei a vocês um pouco do meu histórico ocular, que justifica o meu temor sempre que inicio os exames.

Em uma visita a um oftalmologista, o médico explicou sobre a relação entre diabetes e os olhos e mencionou que eu deveria realizar alguns exames aprofundados, referente ao glaucoma, pois havia uma alteração e que deveria dar atenção a isso.

Você foi lá realizar os exames? Nem eu. Mas depois de um tempo, realizei o exame mais importante de todos: o de fundo de olho, que permite a detecção de qualquer lesão ou alteração devido a “Bete”.

Felizmente, tive um resultado excelente, sem nenhum comprometimento referente a diabetes em meus olhos. Segundo o que entendi, além de avaliar a situação de um provável glaucoma, o procedimento também permite identificar a condição do meu conjunto ocular de maneira completa.

Importância de examinar os olhos

Na consulta com o oftalmologista, fui informado a importância dos exames que avaliam a relação entre diabetes e os olhos, como o mapeamento da retina e a angiofluoresceinografia.

Por meio deles, é avaliada a saúde dos olhos e mais! Qualquer alteração indica que é necessário ter ainda mais atenção com as complicações em outros órgãos, como o coração e os rins.

Sei que realizar esses exames gera medo, mas vamos em frente! Busco realizá-los sempre que o meu oftalmologista pede e sei que caso tenha alguma anormalidade, irei realizar o devido tratamento, pois, sinceramente, não pretendo ter nenhum problema com a minha ferramenta de trabalho: os meus olhos.

Em relação aos óculos, eles já estão sendo providenciados novamente. Um pequeno grau, mas que necessito logo retornar ao seu uso.

Pessoal, não se descuidem

Um simples exame pode fazer a grande diferença em sua vida. Levei no máximo uma hora em toda consulta, realizei todos os exames necessários e sai com a obrigação de zelar por minha visão.

Faça o mesmo, pois infelizmente em prática só valorizamos determinadas coisas quando não temos mais o controle delas ou já é tarde demais. Portanto, o que os olhos podem ver, a nossa Bete nunca irá sentir!

Sobre Pablo Silva e o “Eu e a Bete”

Após o diagnóstico da diabetes no ano de 2013, resolvi criar um blog com a proposta de encontrar pessoas que, assim como eu, buscavam ajuda e respostas para a doença. Surgia assim o “Eu e a Bete” que em seus anos de vida rendeu bons frutos, amigos, experiências e aprendizado.

Hoje somos mais de 56 mil amigos da “Bete” que buscam a cada dia entender que a diabetes não limita, apenas motiva ir muito além do que somos capazes.”

Esse post foi produzido por Paulo Silva e editado por nós. Paulo é membro do Blue Circle Voices – IDF – International Diabetes Federation e autor e Editor da Revista “Em diabetes”. Se desejar saber mais sobre a sua jornada, siga no Instagram e no Facebook.

E caso você queira se aprofundar ainda mais sobre a relação entre diabetes e os olhos, confira uma live com os nossos especialistas.

Tem diabetes e mora em Belém? Entre em contato conosco para agendar uma consulta e realizar os seus exames. Não esqueça também de nos seguir no Facebook e no Instagram para ver mais conteúdos desse tipo.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content