Você sabe a importância do teste do olhinho?

post_thumbnail-86023fa52820b6ab7ad22fe19b8c433e-600x600

Alguns cuidados, como o teste do olhinho, devem constar da atenção dada ao recém-nascido ainda na maternidade. Assim como o teste do pezinho, trata-se de um importante exame preventivo, capaz de antecipar uma série de distúrbios da visão que pode acometer o bebê. Inúmeras doenças poderiam ter sido evitadas com a simples realização do teste.

Afinal, o que é o teste do olhinho e qual a sua real importância?  Continue a leitura e descubra por que todo bebê deve realizar esse exame.

O que é o teste do olhinho?

Talvez, está entre os exames mais simples de serem feitos, porém, com uma grande importância para todos os bebês: o teste do olhinho. Também conhecido pelo nome de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), é um exame capaz de detectar a presença de algumas doenças visuais de grande importância no recém-nascido.

Além de detectar, por exemplo, a catarata congênita, o teste pode triar antecipadamente diversos males da visão para diagnóstico posterior. Assim, retinopatia da prematuridade, retinoblastoma e hemorragia vítrea, entre muitas outras importantes doenças visuais, podem ser encaminhadas a tempo para avaliação.

Quando deve ser feito?

A recomendação é que o médico pediatra realize o teste no bebê logo ao nascer. Se não tiver sido realizado por qualquer razão, deverá ser feito logo que o recém-nascido passar por sua primeira consulta de acompanhamento. Além disso, o exame deverá ser repetido mais 4 vezes: aos 4, 6 e 12 meses, assim como uma consulta realizada aos 2 anos. Esse é o calendário preconizado como forma preventiva e capaz de evitar grandes dissabores para a criança e para a família.

Como é realizado?

O teste do olhinho é um exame não invasivo (“não corta e não fura”), realizado por meio de um oftalmoscópio portátil (uma espécie de “lanterninha”). Uma luz é emitida diretamente nos olhos do bebê, enquanto o médico observa por uma lente, e o reflexo dessa luz é interpretado pelo profissional.

Quando as estruturas do olho estão normais, a luz que incide sobre o eixo ocular se reflete em tons avermelhados (essa é a razão dos olhos vermelhos nas fotografias). Na presença de alguma anomalia, a luz pode não chegar até a retina de forma regular e, nesse caso, o reflexo se apresenta diferenciado.

Nessas situações, levanta-se a suspeita da possível causa. Dessa forma, a criança é encaminhada para um médico oftalmologista especializado, para realizar um exame mais aprofundado.

Qual é a sua importância?

O teste do olhinho é de grande importância para o recém-nascido em razão da quantidade de possíveis males da visão que ele pode tratar antecipadamente. Sabe-se que grande parte das crianças que perderam a capacidade visual poderia ter evitado essa condição com a realização do TRV e encaminhamento em tempo hábil para correção.

Assim, o teste do olhinho realizado pelo pediatra e os exames posteriores conduzidos pelo médico especialista são indispensáveis para todo recém-nascido. Nesse cuidado especializado você pode contar com toda a experiência da RetinaPro.

Agora, entre em contato conosco e descubra tudo o que pode ser feito para a saúde visual da sua família.

Dr. Renato Palácios

Dr. Renato Palácios possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Instituto da Visão (SP) e Centre Monticelli Paradis d’Ophtalmologie (Marselha, França). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é pós-graduando de Doutorado em Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content