• Blog
  • Conheça 5 doenças dos olhos comuns na terceira idade!

Conheça 5 doenças dos olhos comuns na terceira idade!

saibaquais-sao-as-doencas-dos-olhos-mais-comuns-na-terceira-idade

À medida que o corpo avança em idade, alguns órgãos podem ficar mais suscetíveis ao surgimento de transtornos. Isso ocorre com os olhos, podendo afetar a capacidade visual.

Algumas doenças são comuns após os 50 anos de idade, enquanto outras podem aparecer antes. Dentre essas últimas, a chamada “vista cansada”, por exemplo, pode aparecer em torno dos 40.

Cada vez mais, o aumento da expectativa de vida faz com que a população de idosos cresça. Consequentemente, um maior número de pessoas apresentam esses agravos visuais.

Portanto, no post de hoje, apresentamos as doenças dos olhos mais comuns na terceira idade. Continue a leitura e fique atento!

Presbiopia

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é uma das doenças dos olhos que aparecem mais cedo. Além disso, ela é também uma das mais frequentes.

A presbiopia resulta em perda da qualidade visual para perto, especialmente em ambientes com pouca luz. As letras de uma revista, por exemplo, vão ficando borradas, sendo necessário afastar o texto para se ter um melhor foco.

Quando ignorada, a condição pode provocar dores de cabeça e fadiga da visão. A correção da presbiopia pode ser obtida com a utilização de óculos ou lentes de contato.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença resultante da elevação da pressão nos olhos. Inicia-se com perda da visão periférica, podendo levar à morte do nervo óptico e à perda total da visão no olho atingido se não houver acompanhamento e tratamento adequado.

Na parte posterior dos olhos, ocorre a produção de um fluido lubrificante, o humor aquoso. Quando alguma irregularidade bloqueia o fluxo desse lubrificante, a pressão nesse olho aumenta, provocando danos no nervo óptico.

Por essa razão, é preciso tratar o glaucoma logo no início. Dessa maneira, é possível evitar a perda do nervo, que resulta em cegueira irreversível.

Catarata

Dentre as doenças dos olhos, a catarata é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Embora seja mais comum após os 50 anos, ela ocorre de modo natural e pode aparecer em pessoas de qualquer idade.

A catarata consiste na perda progressiva da transparência do cristalino, uma lente localizada atrás da íris. Ele, então, fica opaco. Com isso, a nitidez das imagens é reduzida progressivamente conforme a doença avança.

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade, conhecida pela sigla DMRI, é a principal causa de perda da visão após os 50 anos de idade, quando é mais comum. Trata-se da destruição dos fotorreceptores da mácula, uma estrutura localizada na região central da retina, por excreções das próprias células.

Como resultado, inicia-se uma perda da visão central, com a presença de manchas ou borrões. Além disso, também podem ocorrer distorções de linhas retas.

No entanto, não há perda da visão periférica. A DMRI costuma ocorrer nos dois olhos, às vezes em um e logo em seguida no outro.

Retinopatias

São transtornos progressivos que acometem a retina como resultado de duas doenças: a hipertensão arterial e o diabetes. O efeito dessas doenças na estrutura dos olhos se observa nos vasos oculares, provocando sua deformação, extravasamento de líquidos e até hemorragias.

A retinopatia se instala lentamente. Seus sintomas são variados, podendo incluir visão borrada, impressão de flashes de luz e até mesmo perda repentina da visão.

Pelo que mostramos aqui, deu para perceber o quanto as consultas são importantes, não é? Não deixe de visitar regularmente um oftalmologista para obter um adequado diagnóstico e começar a tratar qualquer doença dos olhos ainda no começo.

Agora que você já está por dentro das principais doenças dos olhos em pessoas da terceira idade, aproveite para conferir também nosso post sobre algumas doenças que afetam a retina!

Conheça 5 doenças dos olhos comuns na terceira idade!
5 (100%) 1 vote

Posts relacionados

Deixe um comentário