Antes de explicar o que é maculopatia, primeiro vamos explicar sobre a retina. Trata-se de uma estrutura do nosso olho, situada na parte de trás do globo, que é cheia de células fotorreceptoras. Elas captam a luz e a levam para o cérebro, a fim de formar a visão.
Já a área central da retina é chamada de “mácula” e uma maculopatia é qualquer doença que afeta essa área. Infelizmente, temos vários tipos desse problema e vamos mostrá-los aqui. Confira!
As 6 formas de maculopatia
Essa doença ocular pode se manifestar de maneiras diversas. Confira abaixo seis delas:
Maculopatia diabética
Também chamada de “edema macular diabético”, essa condição é gerada por lesões nos vasos sanguíneos da retina, promovidas pelo alto nível de glicose no sangue. É uma etapa anterior da retinopatia diabética, que é considerada uma das complicações mais comuns em pacientes diabéticos e que pode levar à cegueira.
Degenerativa
Outro nome pelo qual você pode encontrar esse tipo de maculopatia é “degeneração macular”. A causa está, simplesmente, no processo natural de envelhecimento dos olhos, principalmente a partir dos 65 anos.
Explicamos mais sobre essa doença em um e-book. Confira aqui.
Miótica
Tipo de maculopatia associada à catarata, descolamento da retina, glaucoma e algumas síndromes, como de Marfan e Sticklers.
O que é maculopatia pós-facectomia?
Esse é mais um tipo de maculopatia e costuma aparecer como uma complicação da cirurgia de catarata. Todavia, vale ressaltar que esse procedimento é seguro e você pode aprender mais sobre ele neste e-book.
Traumática
Como o próprio nome diz, ocorre após um trauma na mácula, como a partir de pancadas no olho, descolamento de retina e hemorragias. Veja também um programa que publicamos em nosso canal no Spotify sobre o que fazer e não fazer em caso de trauma ocular.
Solar
É o tipo gerada pelos danos dos raios solares. Essa doença mostra a importância de usar óculos de sol!
Quer saber mais sobre o que é maculopatia?
O Dr. Lucciano Norat, médico oftalmologista, especialista em retina e membro do corpo clínico da RetinaPro, preparou um vídeo para você entender mais o que é maculopatia. Confira:
Também fique por dentro de mais informações para cuidar da sua saúde ocular em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e Spotify.
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!