Quer saber o que é astigmatismo para entender se você tem essa doença ou não? Essa enfermidade causa visão embaçada e impede que os objetos sejam vistos com nitidez.
A condição pode afetar crianças, jovens e idosos, comprometendo diretamente a sua capacidade de enxergar e realizar atividades diárias. Por esse motivo, ao notar a visão turva, deve-se consultar quanto antes um oftalmologista para ter um diagnóstico e iniciar o tratamento.
Mas, afinal, o que é astigmatismo?
Para saber o que é astigmatismo, é necessário entender um pouco mais sobre a visão. De forma resumida, a luz entra pela parte frontal do olho e vai até o fundo, onde há a formação de imagem e o envio dos impulsos elétricos para o cérebro.
Porém, nem sempre esse processo ocorre da forma correta. No caso da miopia, por exemplo, a formação da imagem acaba acontecendo um pouco antes do que deveria, uma vez que o olho é maior. Como consequência, há dificuldade para ver de longe.
Já no caso do astigmatismo, a córnea (a parte frontal do olho) tem um pequeno defeito e apresenta uma curvatura mais acentuada. Isso faz com que os raios de luz não se concentrem em apenas um ponto para formar a imagem, o que a faz ficar turva.
Como tratar o astigmatismo?
Agora que você já sabe o que é astigmatismo, deve estar se perguntando como tratar esse problema ocular. Atualmente, dois métodos podem ser utilizados para isso:
-
lentes corretivas: como óculos ou lentes de contato que corrigem o caminho da luz e tornam as imagens menos turvas;
-
cirurgia: a partir da aplicação de laser, é possível corrigir o defeito na córnea e melhorar a visão.
Vale ressaltar que apenas um oftalmologista poderá definir qual é o método mais indicado para cada pessoa. A cirurgia, por exemplo, só é recomendada para os pacientes que estão com a doença já estável, ou seja, ela não avança mais.
Leia também: 7 coisas para saber antes de marcar sua consulta oftalmológica
Saiba mais sobre o que é astigmatismo e entenda como essa doença funciona no nosso vídeo abaixo. Basta clicar para dar play!
Para mais conteúdos sobre saúde ocular, acompanhe-nos no Facebook, no Instagram, no nosso canal do YouTube e no Spotify.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).