O que é o astigmatismo?

o-que-e-astigmatismo-capa

Quer saber o que é astigmatismo para entender se você tem essa doença ou não? Essa enfermidade causa visão embaçada e impede que os objetos sejam vistos com nitidez.

A condição pode afetar crianças, jovens e idosos, comprometendo diretamente a sua capacidade de enxergar e realizar atividades diárias. Por esse motivo, ao notar a visão turva, deve-se consultar quanto antes um oftalmologista para ter um diagnóstico e iniciar o tratamento.

Mas, afinal, o que é astigmatismo?

Para saber o que é astigmatismo, é necessário entender um pouco mais sobre a visão. De forma resumida, a luz entra pela parte frontal do olho e vai até o fundo, onde há a formação de imagem e o envio dos impulsos elétricos para o cérebro.

Porém, nem sempre esse processo ocorre da forma correta. No caso da miopia, por exemplo, a formação da imagem acaba acontecendo um pouco antes do que deveria, uma vez que o olho é maior. Como consequência, há dificuldade para ver de longe.

Já no caso do astigmatismo, a córnea (a parte frontal do olho) tem um pequeno defeito e apresenta uma curvatura mais acentuada. Isso faz com que os raios de luz não se concentrem em apenas um ponto para formar a imagem, o que a faz ficar turva.

Como tratar o astigmatismo?

Agora que você já sabe o que é astigmatismo, deve estar se perguntando como tratar esse problema ocular. Atualmente, dois métodos podem ser utilizados para isso:

  • lentes corretivas: como óculos ou lentes de contato que corrigem o caminho da luz e tornam as imagens menos turvas;

  • cirurgia: a partir da aplicação de laser, é possível corrigir o defeito na córnea e melhorar a visão.

Vale ressaltar que apenas um oftalmologista poderá definir qual é o método mais indicado para cada pessoa. A cirurgia, por exemplo, só é recomendada para os pacientes que estão com a doença já estável, ou seja, ela não avança mais.

Leia também: 7 coisas para saber antes de marcar sua consulta oftalmológica

Saiba mais sobre o que é astigmatismo e entenda como essa doença funciona no nosso vídeo abaixo. Basta clicar para dar play!

Para mais conteúdos sobre saúde ocular, acompanhe-nos no Facebook, no Instagram, no nosso canal do YouTube e no Spotify.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content