Quais as causas da hemorragia no olho (hemorragia vítrea)?

quais_as_causas_da_hemorragia_vítrea_capa

A hemorragia no olho ocorre quando, por algum motivo, há o rompimento em um vaso sanguíneo na área, gerando acúmulo de sangue dentro do globo ocular. Esse problema é sério e, normalmente, está acompanhado de sintomas incômodos.

Apesar dessa perda de sangue poder ocorrer em diversas partes do olho, nós vamos focar na que ocorre no vítreo, o material gelatinoso que faz o preenchimento do globo ocular e está em contato com diversas estruturas. Continue lendo e saiba mais sobre a hemorragia no olho.

Quais são os sintomas da hemorragia no olho?

Quando falamos sobre hemorragia no olho, mais especificamente no vítreo, não é possível ver o sangue no globo ocular, uma vez que esse gel fica na parte interna. Ou seja, se você notar o acúmulo de sangue na parte visível do olho, o problema está ocorrendo em outra estrutura.

Mas como é possível diagnosticar esse problema, se não é possível visualizar o sangramento? A investigação começa quando o paciente relata um ou mais sintomas relacionados com a condição, como:

Outro tipo de hemorragia ocular que pode ocorrer é a subconjuntival. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre ela.

Quais são as causas da hemorragia vítrea?

A hemorragia no olho pode ocorrer por diversos motivos. Os principais são:

  • retinopatia diabética: complicação do diabetes, que causa lesões nos vasos sanguíneos da retina;

  • tromboses venosas: há a oclusão do vaso, o que causa o seu rompimento;

  • traumas ou lesões na retina: quando ocorre em áreas vascularizadas e

  • descolamento do vítreo posterior: caracterizado pelo descolamento entre o vítreo e a retina.

Saiba mais sobre cada uma dessas causas e entenda porque elas ocorrem no nosso vídeo com o Dr. Alexandre Rosa, um de nossos especialistas.

Entre em contato conosco se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto e não deixe nos seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content