Você já ouviu falar em toxoplasmose no olho? Ao contrário das doenças oftalmológicas mais conhecidas, essa não é causada pelo processo de envelhecimento, algum hábito ruim ou uma mudança na estrutura dos globos oculares. Na verdade, a origem dela está na infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii.
Esse microrganismo é encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, podendo infectar os seres humanos. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados pelo protozoário, de forma congênita (por meio da gravidez, de mãe para filho) e, raramente, pela inalação de aerossóis contaminados.
Os sintomas da toxoplasmose no olho
Um fato interessante sobre essa doença é que, nos primeiros momentos da infecção, o paciente não apresenta sintomas. Porém, com o avanço da condição, os incômodos se assemelham aos de uma gripe: cansaço, febre e dores musculares.
O perigo maior está na toxoplasmose ocular que, em casos graves, pode levar à baixa visão ou até à cegueira total. Os sintomas da presença do parasita nos olhos são:
- dores e vermelhidão nos olhos;
- sensibilidade à luz;
- moscas volantes (pontos pretos da visão);
- maior dificuldade para enxergar.
Percebeu esses incômodos? Procure o médico oftalmologista rapidamente. Você também pode se aprofundar ainda mais no assunto com o programa de podcast que gravamos sobre toxoplasmose no olho.
Os tratamentos
Quanto antes a toxoplasmose no olho for tratada, menores os riscos de complicações que o paciente sofrerá. A intervenção inicial para esse problema é o uso de medicamentos que visam eliminar o protozoário.
Todavia, em casos graves, pode ocorrer o descolamento de retina. Assim, é necessária uma intervenção cirúrgica.
Aprenda mais sobre o descolamento de retina neste e-book que produzimos.
Entenda mais sobre a toxoplasmose no olho
Compreender as condições perigosas que afetam a nossa saúde ocular é essencial para saber como nos proteger delas. É o caso da toxoplasmose no olho.
Portanto, confira o vídeo a seguir que o Prof. Dr. Alexandre Rosa, médico oftalmologista e especialista em doenças da retina da RetinaPro, preparou sobre o assunto.
Amplie ainda mais os seus conhecimentos sobre a saúde dos olhos com os materiais que publicamos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter e Spotify. Caso surja qualquer dúvida sobre toxoplasmose no olho ou outro assunto, entre em contato com os nossos especialistas.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).