O que causa terçol no olho?

Paciente em consulta para diagnóstico de terçol e causa

Você sabe sobre o terçol, causas, diagnóstico e tratamento?

O terçol no olho é um problema caracterizado pelo aumento da sensibilidade na borda da pálpebra, no aparecimento de um pequeno caroço, similar a uma espinha inchada, e dor ao piscar ou tocar na área.

Além disso, também pode haver a redução da tolerância a luzes intensas, aumento da lacrimação e sensação de desconforto, como se tivesse algo dentro do olho.

Sabemos que todos esses sintomas são incômodos e acabam impactando a rotina. Eles também podem causar preocupação, principalmente quando esse problema não se resolve dentro de alguns dias, o que significa que houve uma complicação no caso.

Para falar mais sobre o terçol, causas, seus diagnóstico e tratamento, criamos este artigo. Continue lendo para saber mais sobre essa doença e confira as nossas dicas.

O que é terçol?

O terçol é uma condição oftalmológica que se caracteriza pelo surgimento de uma inflamação nas glândulas sebáceas ou sudoríparas localizadas na borda das pálpebras. O hordéolo, nome técnico para terçol, ocorre quando há obstrução e subsequente infecção nesses locais.

Vale lembrar que pacientes com episódios recorrentes de terçol ou que apresentam complicações devem ser avaliados por um oftalmologista para excluir outras condições e receber tratamento apropriado, que pode incluir terapia medicamentosa ou procedimentos cirúrgicos, dependendo da severidade e persistência do quadro.

Aproveite e saiba mais sobre mitos e verdades sobre o cuidado com os olhos!

Tipos de terçol

O terçol, ou hordéolo, pode ser classificado em dois tipos primários: externo e interno.

  • Externo: desenvolve-se no folículo de um cílio ou nas glândulas sebáceas associadas aos cílios, sendo uma lesão inflamada na borda da pálpebra
  • Interno: causado pela inflamação das glândulas meibomianas, localizadas internamente na pálpebra, tende a ser mais doloroso e pode não ser tão visível como o externo

O que causa terçol no olho?

O terçol no olho ocorre quando uma das glândulas que ficam na pálpebra fica bloqueada. Isso causa o acúmulo do conteúdo mucoso do olho, predispondo uma infecção bacteriana na área.

Assim como qualquer infecção, há a formação de pus, o que faz com que o pequeno caroço tenha um aspecto similar a uma espinha, com um pontinho branco ou amarelado.

Em alguns casos mais sérios, o terçol pode se tornar crônico, ou seja, continuar acontecendo de forma contínua por longos períodos. Em outros, ele evolui para uma condição chamada calázio, caracterizada pela inflamação, como consequência do entupimento do canal de secreção de uma glândula.

Isso forma um nódulo com bastante líquido e os sintomas são similares ao terçol no olho, como:

  • vermelhidão;
  • inchaço;
  • lacrimejamento;
  • sensibilidade à luz e
  • dor.

Saiba mais: Qual a diferença entre Hordéolo e Calázio?

Vale ressaltar que não são apenas essas duas doenças que causam coceira no olho. Dê play abaixo e saiba mais sobre esse sintoma.

O que predispõe o terçol no olho?

Esse problema ocular pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer momento da vida, mas alguns fatores podem predispor essa infecção e causar terçol. Entre eles, está o contato ocular com bactérias, o que ocorre quando não se higieniza a mão da forma apropriada antes de coçar ou tocar o olho.

O uso de lentes de contato ou, até mesmo, óculos que não estão bem limpos também aumentam consideravelmente as chances de ocorrer o terçol no olho. Além disso, pessoas com pele muito oleosa têm mais risco das suas glândulas serem bloqueadas, aumentando as chances de desenvolver esse problema.

O mesmo ocorre em casos de blefarite crônica, uma inflamação que afeta as bordas das pálpebras. Saiba mais sobre inflamações oculares no vídeo abaixo e tire suas dúvidas.

Crianças e bebês também podem ter esse problema?

Sim, crianças e bebês podem ter terçol no olho!

Inclusive, é comum que nessa faixa etária os pais percebam o aparecimento de caroços nos olhos dos seus filhos. Isso se dá pelos próprios hábitos que levam mais bactérias para a região ocular.

É comum que crianças peguem brinquedos do chão, comecem a engatinhar ou toquem em algo e logo depois cocem os olhos. Esse costume favorece infecções e, consequentemente, representam uma causa do terçol.

Se você é mãe, pai ou responsável de uma criança e se preocupa com a sua saúde ocular, assista a nossa live sobre esse tema.

Principais sintomas do terçol

Os sintomas clássicos do terçol envolvem dor, edema palpebral, hiperemia (avermelhamento) e a formação de um nódulo pequeno, tipicamente com um ponto central com pus, o que pode causar desconforto visual e sensibilidade à luz em alguns pacientes.

  • Surgimento de um pequeno caroço avermelhado na borda da pálpebra
  • Dor e sensibilidade local
  • Inchaço na pálpebra
  • Vermelhidão
  • Presença de pus, de coloração amarela ou branca
  • Desconforto e sensação de corpo estranho dentro do olho
  • Lágrimas e sensibilidade à luz

Como é o tratamento do terçol no olho?

Quando falamos sobre infecções oculares, a principal indicação é deixar que o próprio organismo lide com as bactérias e as elimine de forma natural. Essa recomendação também é verdadeira para o terçol no olho.

Dessa forma, em primeiro momento não se deve usar nenhum medicamento e, mais importante, tentar espremer ou retirar o caroço. Isso apenas irá machucar ainda mais a área e poderá causar muita dor no paciente.

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, entre os cuidados que podem ser tomados para estimular a drenagem natural da glândula estão:

  •     aplicar compressas mornas de três a quatro vezes por dia por até 10 minutos e
  •     higienizar bem a área, especialmente se o paciente estiver com blefarite.

Caso o terçol no olho não desapareça dentro de alguns dias ou os sintomas estejam muito intensos, é importante consultar um oftalmologista para verificar se não é necessário seguir outro método de tratamento. Em alguns casos, pode-se recomendar o uso de alguma pomada antibiótica.

Quando essa doença se torna crônica, o especialista pode optar pela retirada da glândula causadora do problema ou ainda a injeção de corticoide na área.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

A RetinaPro conta com um corpo clínico altamente qualificado, investindo diariamente em infraestrutura, equipamentos e equipes especializadas, de modo a atender de maneira personalizada e humana cada um de seus pacientes.

Consulta com oftalmologista para diganóstico de terçol e causa

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu com a RetinaPro sobre o terçol, causas, diagnóstico, tratamento e a importância de consultar com um oftalmologista em casos crônicos e que demandam a intervenção médica.

Como vimos ao longo do artigo, o terçol é uma doença ocular decorrente de uma infecção na borda das pálpebras, podendo ser tanto externo quanto externo. As causas do terçol são, comumente, associadas à presença de inflamação por bactérias.

O diagnóstico e tratamento correto, portanto, deve ser realizado somente por oftalmologistas especializados, a partir de exames e análises, determinando as causas do terçol e a melhor terapêutica para cada caso.

A RetinaPro é especialista em diagnóstico e tratamento de doenças oculares, contando com um corpo clínico altamente qualificado e pronto para atender de maneira humana, com escuta ativa e próxima a cada caso.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content