Edema macular diabético tem cura?

Edema macular diabético tem cura?

Os olhos são órgãos muito sensíveis e podem ser afetados por vários fatores externos e orgânicos. Por isso, não faltam dúvidas a respeito das enfermidades e outras condições que impactam a visão. Uma das perguntas mais feitas, por exemplo, é: edema macular diabético tem cura?

Afinal, estamos falando de uma condição séria e que, quando não acompanhada adequadamente, pode levar à cegueira. Trata-se de uma sequela da diabetes não controlada e uma das principais causas de baixa visão em pessoas diabéticas.

Como todo cuidado é pouco, preparamos este material para te explicar tudo sobre o edema macular diabético, os sintomas, formas de prevenção e a possível existência de uma cura ou controle. Acompanhe a leitura!

Compreendendo o edema macular diabético

Para que possamos enxergar bem, é preciso que a retina capte a luz recebida do ambiente externo e a converta em sinais nervosos, que são interpretados pelo cérebro como imagens. Quando há alguma doença que acomete a retina, a visão é prejudicada.

Caso o problema impacte a mácula, a região do fundo dos olhos responsável pela visão central e percepção das cores, a pessoa terá dificuldade na área mais ao centro dos olhos. Assim, depois de conhecer como essa parte do nosso globo ocular funciona, entenda que o edema macular diabético é uma condição que afeta pacientes diabéticos com uma complicação chamada de “retinopatia diabética”.

O que acontece é que o excesso de açúcar no sangue faz com que os vasos sanguíneos dos olhos se tornem mais permeáveis, causando o acúmulo de líquido e proteínas na mácula. Isso provoca inchaço na região, devido ao vazamento desses fluidos, prejudicando a visão central.

Confira aqui o nosso infográfico com explicações sobre as partes dos olhos

As causas

Quanto pior for o controle da diabetes, maior a chance da pessoa desenvolver edema macular diabético. Por isso, essa é a causa mais forte para o aparecimento da doença.

Vale ressaltar que o edema não está diretamente relacionado à idade avançada, já que pessoas jovens também podem ser portadores de diabetes. A hipertensão arterial mal controlada e o aumento dos níveis de colesterol são outras condições que podem agravar o edema macular.

Portanto, antes de saber se o edema macular diabético tem cura, deixe essa enfermidade no seu “radar” durante os check-ups médicos, desde a verificação periódica dos níveis de glicose no sangue até nos exames de rotina com o oftalmologista. Você também pode aprender mais sobre a relação entre a diabetes e a saúde ocular em nosso podcast: Como a diabetes pode afetar a visão?

Os sintomas

Quando ainda está no início, o edema macular diabético não costuma apresentar sintomas. Entretanto, conforme o problema evolui, eles começam a surgir na forma de:

  • distorções das imagens;
  • borrões;
  • dificuldade para ver ou distinguir cores;
  • alteração da visão central.

Voltamos a alertar que, quando não tratada, a doença pode levar à cegueira. Portanto, caso você perceba os sinais que listamos ou qualquer outra alteração na visão, procure o médico oftalmologista rapidamente.

Aqui, na RetinaPro, você encontra uma equipe capacitada para cuidar da sua saúde ocular. Venha conhecer mais sobre os nossos especialistas.

A importância do diagnóstico precoce

Assim como várias outras doenças que afetam o nosso organismo, o diagnóstico precoce também é essencial no caso do edema macular diabético. A identificação do problema é feita pelo oftalmologista retinólogo, que solicitará exames para análise do fundo do olho e, dessa forma, poderá verificar alterações logo que elas aparecerem.

Os procedimentos que o especialista pode pedir são:

  • Tomografia de Coerência Óptica (OCT): permite avaliar a retina, a coroide (estrutura que envia oxigênio e nutrientes à retina), a mácula e o nervo óptico;
  • Angiofluoresceinografia: exame com contraste que permite avaliar a circulação da retina e do nervo óptico, bem como identificar vasos anômalos.

Nunca é demais lembrar: quem é portador da diabetes deve fazer exames oftalmológicos com frequência para diagnosticar possíveis alterações antes que elas se agravem.

Edema macular diabético tem cura?

Infelizmente, não podemos falar em uma cura definitiva para o edema macular diabético. No entanto, é possível controlar a doença e evitar os danos graves, como a perda parcial ou total da visão.

Quando diagnosticado no começo, o edema pode ser tratado com medicamentos intraoculares, chamados de anti-angiogênicos e/ou corticoides. Eles atuam sobre os vasos sanguíneos e reduzem os vazamentos de líquidos, permitindo que a retina volte a desempenhar a sua função o mais corretamente possível.

Uma boa notícia é que, nesse caso, os danos à visão poderão ser revertidos, dependendo do nível de gravidade inicial. Há também uma forma de tratar com laser, chamada de fotocoagulação. Essa técnica já foi considerada a padrão e ainda é utilizada como opção antes ou depois das aplicações dos medicamentos nos globos oculares.

Você quer saber mais sobre essas injeções oculares? Confira o e-book que preparamos com as principais explicações.

E qual é o melhor tratamento? Aquele indicado pelo retinólogo para o seu caso! Afinal, o edema macular diabético se apresenta de formas diferentes em cada pessoa.

A prevenção acima de tudo

Todavia, melhor do que encarar as maneiras de tratar o edema macular diabético é preveni-lo. Para isso, não tem muito segredo: evitar o aparecimento da diabetes tipo 2, principalmente com bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos.

Contudo, caso você já seja diabético, realize o controle das taxas de glicose no sangue, de acordo com as orientações do seu médico. Assim, existem mais chances de evitar o problema ocular.

Cuide da saúde da sua visão

Você gostou de descobrir se o edema macular diabético tem cura definitiva ou controle? Nós queremos sempre solucionar as dúvidas dos nossos pacientes e de quem nos acompanha. Afinal, sabemos que informações de qualidade são fundamentais para a prevenção de doenças e melhora da visão em geral.

Por isso, publicamos conteúdos sobre saúde ocular em nossas redes sociais. Venha nos seguir e ficar por dentro de tudo! Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter e Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content